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Take away – o segredo da experiência no food service

Tempo de Leitura: 5 minutos
Que a pandemia do Coronavírus mudou o modo de consumo das pessoas, isso a gente já sabe. Porém, você sabe qual mecanismo os bares e os restaurantes utilizaram para atender às novas necessidades de seus clientes? Então, fique conosco. Neste artigo, falaremos sobre o sistema take away e o compararemos com o delivery e o drive-thru.
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Em meio à pandemia do Coronavírus, muitos negócios do ramo alimentício tiveram que se reinventar, para que conseguissem se manter em funcionamento. Foi nesse contexto que o take away, o delivery e o drive-thru ganharam força.

E, embora as pessoas tenham voltado a frequentar bares e restaurantes, as 3 formas de se comercializar bebidas e alimentos citadas anteriormente permanecem em alta e continuam gerando bons resultados para os empreendedores.

Contudo, para aqueles que desejam iniciar o seu próprio restaurante, o take away tem se mostrado uma ótima escolha, visto que não é necessário investir dinheiro em uma estrutura, como a do drive-thru, e nem em entregadores, como no delivery.

Se você quer saber mais sobre esse sistema amplamente utilizado pelos foods services e entender como ele pode beneficiar os empreendedores do ramo alimentício, este artigo é para você. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

Vamos lá?

O que é sistema take away?

O sistema take away é um meio de se comercializar produtos de uma forma bem semelhante ao delivery. Uma pessoa realiza o pedido via telefone, WhatsApp ou aplicativo, porém, ao invés de receber a sua compra em casa, ela vai até o ponto comercial, para retirá-la.

Para facilitar a compreensão, imagine que, da sua casa, você pediu um hambúrguer na hamburgueria X. O pedido foi realizado via app e o restaurante deu a previsão de 35 minutos para que ele fique pronto. Quando o seu lanche estiver feito, basta que você vá até ao estabelecimento, retire a sua compra e a leve para casa.

Esse sistema mostrou-se bastante eficiente tanto para os empreendedores, que economizaram com o pagamento dos entregadores, quanto para os clientes, que não necessitam pagar taxas de entregas. Contudo, é importante levar em consideração que o take away tem maior utilidade quando o cliente se encontra próximo ao estabelecimento.

Qual a diferença entre delivery e take away?

Na atualidade, o delivery é uma das principais formas de se comercializar bebidas e alimentos. Basta que você faça o seu pedido, via app ou WhatsApp, e espere que ele chegue até você.

O que difere o delivery do take away é justamente o que abordamos no tópico anterior: a forma como o cliente tem contato com o pedido. No delivery, o cliente não precisa se deslocar, porém, ele precisará pagar uma taxa de entrega. Já no take away, é preciso que o cliente busque a sua bebida/comida no estabelecimento.

Não podemos dizer que um formato é melhor que o outro, pois cada um deles se adequa a uma determinada situação. Para exemplificar isso, observe os dois cenários abaixo:

  • 1º cenário: a 5 minutos da sua casa, tem uma pizzaria muito boa. Você pediu uma clássica pizza de calabresa tamanho família e ela ficará pronta em 40 minutos.
  • 2º cenário: você está com muita vontade de comer comida japonesa e se lembrou de um restaurante que fica a 20  minutos do seu apartamento, porém, a noite está chuvosa e você não quer sair de casa.

Observe que temos dois cenários distintos. No primeiro, seria muito mais interessante que você fosse buscar a sua pizza, pois o restaurante se encontra próximo a sua casa e você economizaria com a taxa de entrega. Nesse caso, o sistema take away foi mais vantajoso.

Já no segundo cenário, seria muito mais cômodo que você fizesse o pedido e esperasse que ele chegasse até o seu apartamento. Dessa forma, o sistema de delivery lhe seria muito mais útil.

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Qual a diferença entre take away e drive-thru?

O drive-thru é um sistema muito utilizado por redes de fast food. Consiste em um ambiente onde os clientes não precisam descer dos seus veículos para realizar e retirar os seus pedidos.

Esse modelo costuma exigir um bom investimento em logística, para que os clientes não formem uma enorme fila de carros ao redor do restaurante. Além disso, é necessário que o estabelecimento funcione de modo a se adequar ao trânsito do local.

Dessa forma, é preciso que o fast food, ou bar, possua funcionários treinados e capazes de realizar um rápido atendimento. Um outro ponto que também deve ser levado em consideração é que o estabelecimento não pode permitir que os clientes consumam os produtos no local.

Podemos perceber que a proposta do drive-thru é completamente diferente da do take away. Elas se assemelham, quando levamos em consideração que o cliente retira o pedido no local, mas todas as outras ações do processo de compra são distintas.

Observe que, no take away, o cliente costuma fazer uma compra por meio do seu próprio celular e, muitas vezes, da sua própria casa. Ele só precisa se preocupar em ir ao restaurante quando o seu lanche estiver pronto. Já no drive-thru, o cliente precisa estar em seu veículo e se dirigir até ao estabelecimento, para poder realizar e retirar o seu pedido.

Porque incluir o take away no meu empreendimento?

Até o momento, entendemos como funciona o take away, o delivery e o drive-thru, bem como quais são as principais diferenças entre esses 3 sistemas. Porém, você deve estar se perguntando: por que eu devo incluir o take away no meu bar/restaurante? Os principais motivos são:

  • Menores limitações e maior qualidade: sabemos que muitas comidas são prejudicadas pelo delivery. A pizza pode chegar fria, as batatinhas murchas e assim por diante. Quando o próprio cliente vai retirar o seu pedido no estabelecimento, ele fará o transporte do alimento e, dessa forma, é possível realizá-lo com maior facilidade e cuidado.
  • Flexibilidade: você estará apto para atender tanto os clientes que não querem gastar com a taxa de entrega, ou que se encontram muito próximo ao seu restaurante, quanto os demais consumidores.
  • Alcançar novos públicos: se você trabalhar somente com entregas, os possíveis clientes que não estão dentro da área em que os seus entregadores atuam não terão acesso ao seu produto. Com o take away, qualquer pessoa tem a liberdade de realizar um pedido e ir retirá-lo no local. 
  • Menores custos: ao utilizar esse sistema como o seu principal, você pode economizar com equipe de funcionários e com os entregadores, mantendo a qualidade do serviço prestado.

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Se você leu este artigo até aqui, provavelmente, você é uma pessoa que gosta de entender as novidades do mundo do empreendedorismo. Sendo assim, quero te convidar a acompanhar o nosso blog. Nele, sempre postamos conteúdos que irão te auxiliar a gerenciar melhor o seu negócio e a aumentar a sua receita.

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Take away – o segredo da experiência no food service
Leandro Cerqueira

Microempreendedor, Graduado em engenharia de produção pela UESC, atuou como coordenador de desenvolvimento no núcleo Baiano de estudantes de engenharia de produção, possui certificação em White Belt, Lean Seis Sigma, técnicas de negociação e gestão de conflitos, atua como especialista em otimização na área de pesquisa e  desenvolvimento e tem como objetivo entregar conteúdos de valor para o máximo de pessoas possível ,porque acredita que dessa forma contribuirá para o crescimento profissional daqueles que buscam por conhecimento.

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