Conecte-se ao empreendedorismo

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

Tempo de Leitura: 4 minutos
alimentos e bebidas
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Depois de um ano longo e imprevisível, a esperança de muitos é de que 2021 traga mais estabilidade. Mas não podemos negar que a pandemia ainda deve influenciar algumas das tendências na sociedade, principalmente em relação à alimentação.

A quarentena fez com que muitas pessoas mudassem seus hábitos alimentares, aproveitando o tempo maior em casa para ter uma vida mais saudável.

Mas o comportamento do consumidor não foi a única mudança que aconteceu. Várias fábricas e indústrias do setor de Alimentos e Bebidas já começaram a se adaptar às novas tendências.

Quer saber quais são elas? Acompanhe neste post:

1 – Saúde e imunidade

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

Com um vírus circulando ao redor do mundo, os consumidores passaram boa parte do ano passado focados em manter uma vida mais saudável. E é claro que isso teve influência direta no cardápio. ​​

De acordo com o Innova Consumer Survey 2020, 6 em cada 10 consumidores globais procuram cada vez mais por produtos que ajudem a sua imunidade, sendo também, 1 em cada 3 que consideram que a preocupação aumentou em 2020.

A expectativa é que essa preocupação em fortalecer o sistema imunológico continue neste ano, aumentando a busca por alimentos e bebidas que ajudem nesse objetivo.

2 – Estética corporal

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

Além da preocupação com a saúde, a estética corporal também teve seu auge durante o período rigoroso de isolamento. O principal objetivo é perder os quilos extras ganhos durante a quarentena.

Com isso, a busca por parte dos consumidores nesse quesito está nos macronutrientes, ou seja, alimentos que ajudem a manter um peso considerado saudável.

Entre os destaques estão os alimentos e bebidas que promovem melhor hidratação, que tenham propriedades anti inflamatórias, bebidas proteicas, além de produtos de nutrição esportiva.

3 – Veganismo

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

Embora o setor industrial já esteja ciente da tendência crescente da produção alimentícia à base de vegetais, este ano as expectativas é que isso passe para um nível mais elevado, considerando o aumento na demanda.

Essa tendência já é um fenômeno global e os produtos veganos estão aí não só para quem busca reduzir o consumo de carne, mas também para aqueles que estão preocupados com a saúde, ou simplesmente desejam viver de forma sustentável.

4 – Produtos orgânicos

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

O consumo de produtos orgânicos é outra tendência que estará muito mais acentuada em 2021. À medida em que os consumidores se tornam mais conscientes sobre os ingredientes e a origem dos produtos que compram, o interesse pelas opções de alimentos e bebidas orgânicas e sustentáveis ​​só aumentam. 

Além da preocupação com produtos químicos, pesticidas e fertilizantes, os consumidores estão também preocupados com considerações éticas em relação ao bem-estar animal.

Graças ao aumento na procura, os produtos orgânicos ficaram ainda mais acessíveis, não só em relação a preço, mas também às opções de local de compra, estando disponíveis tanto nos pequenos supermercados quanto em grandes redes.

5 – Comida “afetiva”

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

Em tempos de dificuldade, é comum buscarmos alimentos que confortem e consolem, como carboidratos, pratos quentes em geral etc. Em 2021 o esperado é que tenha um aumento nos reconfortantes pratos caseiros, trazendo os hábitos do último ano.

E diferente do que pensam, conforto não está diretamente ligado à sofisticação. Muito pelo contrário. Pratos simples como sopas, pães caseiros, e até mesmo guloseimas, como bolos e doces serão mais requisitados este ano. Uma ótima forma de abrir as opções no cardápio, ou ainda investir ainda mais.

6 – Especiarias e condimentos

6 Principais tendências de Alimentos e Bebidas para 2021

Um passatempo encontrado por muitos durante a quarentena foi aprender a cozinhar. Quem estava acostumado a perder horas no trânsito e a comer regularmente em restaurantes começaram a aprender a mexer na cozinha e a fazer sua própria comida.

Conforme as pessoas começaram a descobrir novas receitas, tiveram a necessidade de compras especiarias e condimentos que não haviam em casa. E a tendência é que isso permaneça.

Esses novos cozinheiros de plantão demandarão ainda mais por esses condimentos a fim de montar sua própria coleção em casa para colocar a mão na massa a hora que quiser.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!