Conecte-se ao conhecimento

Gestão de estoque no setor de Alimentos e Bebidas: desafios e solução

Ter um controle eficiente do estoque é uma das ações essenciais de qualquer negócio, mas ainda mais essencial quando falamos sobre o ramo de alimentos e bebidas. Isso porque esse ramo tem desafios únicos.

Fatores como deterioração, sazonalidade e mudanças na demanda do consumidor precisam ser considerados antes de se colocar em prática uma estratégia de gerenciamento de estoque.

Além de manter os baixos custos de manutenção do setor, essa gestão também deve garantir um estoque suficiente para atender às demandas. Fora isso, evitar problemas como, escassez de alimentos, desperdício desnecessário de alimentos e previsões imprecisas.

Muita coisa, não é?

Mas para te ajudar com essas e outras questões, trouxemos algumas dicas e informações para ter um bom gerenciamento de estoque. Acompanhe:

Principais desafios do gerenciamento de estoque no setor de alimentos e bebidas

Como você já leu na introdução deste post, o setor de Alimentos e Bebidas possui desafios únicos no gerenciamento de estoque, e o principal motivo é óbvio: os produtos possuem data de validade.

Mas isso não quer dizer que seja a única dificuldade enfrentada pelo comércio. Saiba mais sobre esses desafios abaixo:

Vigilância de validade

A vida útil limitada da grande maioria dos produtos é, com certeza, o principal desafio para as empresas do ramo de alimentos e bebidas. 

Para muitos negócios, ainda é quase impossível controlar com sucesso o prazo de validade de todos os produtos para que o desperdício seja eliminado e os custos gerais sejam otimizados. 

Uma das razões para isso é a empresa insistir no controle não automatizado. O que no fim acaba virando ciclo vicioso que irá prejudicar as vendas, as margens de lucro e até a fidelidade do cliente.

Demanda sazonal e do consumidor

Independente do setor, ter precisão ao prever demandas do consumidor para ajustar o fornecimento de manufatura e evitar desperdícios é extremamente importante. E como você viu no tópico acima, essa importância é ainda mais acentuada no setor de alimentos e bebidas por haver vida útil de produtos.

Um erro mínimo no gerenciamento do estoque pode levar a uma série de problemas, como escassez de alimentos, desperdício desnecessário, além de previsões imprecisas. 

Acompanhar em tempo real os níveis de estoque é a principal forma de conseguir tomar as decisões rapidamente, solicitar os produtos em tempo hábil e evitar para que esses problemas não causem danos maiores à empresa.

Comércio eletrônico e tecnologia

Historicamente, o setor de alimentos e bebidas é um dos mais lentos no que diz respeito à adoção de e-commerce. 

Principalmente no último ano, ficou clara a importância das empresas desse setor marcarem presença no ambiente virtual para enfrentar o que parece ser mais um dos desafios do setor de alimentos e bebidas.

Em resumo, com seu ritmo de crescimento e expansão, na maioria das vezes acelerado, as empresas desse setor devem sempre manter a atenção nas novidades tecnológicas a fim de acompanhar não só as tendências de consumo, mas também as últimas inovações para a área.

5 razões para gerenciar seu comércio de Alimentos e Bebidas com um ERP

Quem trabalha com alimentos e bebidas já está acostumado(a) com o grande volume de vendas diariamente.

A rotina movimentada na frente de caixa exige muita agilidade, principalmente por estar diretamente ligada à satisfação dos clientes.

E agilidade na frente de caixa só é possível utilizando um sistema que automatiza e interliga as áreas. Por exemplo, realizar uma venda e com alguns cliques imprimir nota fiscal, lançar no financeiro e dar saída do produto no estoque. 

Essas são só algumas das muitas vantagens do ERP para as empresas de alimentos e bebidas. Veja mais abaixo:

Risco reduzido de falta de estoque e desperdícios

Um dos processos mais desafiadores para as empresas de alimentos e bebidas é fazer um planejamento eficaz de demandas. Manter o equilíbrio no estoque para suprir as demandas necessárias, sem excesso para evitar desperdícios.

Quando esse processo é feito manualmente, fica muito mais difícil manter o estoque atualizado, comprometendo a durabilidade dos produtos por não fazer a rotatividade de acordo com a validade. 

Ao usar um ERP para fazer o controle de estoque, é possível receber alertas antes que um produto acabe, ter previsões de mudanças na demanda com os relatórios gerenciais e muito mais.

Identificação de áreas problemáticas no negócio

Usar um sistema com módulos integrados, principalmente, te dá uma visão ampla e completa sobre os processos de sua empresa. E é com essas informações que você consegue perceber falhas e realizar melhoras.

Por exemplo, a identificação de uma estratégia de preços que não funciona, ou até mesmo a redução do tempo necessário para inserir dados manualmente. Um ERP fornecerá ao seu negócio o aumento de produtividade necessário.

Em resumo, um sistema automatizado é o aliado ideal para otimizações de processos, redução de custos, economia de tempo e diminuição de erros humanos.

Possibilidade de alcançar margens de lucro aceitáveis

Não há uma fórmula ideal para estabelecer qual será sua margem de lucro para um determinado período. Isso porque depende da quantidade de clientes que você atende, o valor que eles gastam e com quais produtos. 

Porém, com um sistema PDV você consegue ter acesso a dados de custo e vendas, por exemplo, que vão te ajudar a entender suas margens, podendo tomar determinadas medidas para melhorá-las. Algo que seria mais complexo tendo um controle manual.

Ganho de vantagem competitiva

O ramo de alimentos e bebidas é extremamente competitivo; as empresas têm produtos muito semelhantes e as margens são estreitas. Por essa razão é importante estar sempre em uma posição melhor que a da concorrência.

Ter processos automatizados significa ter fluxos de trabalho mais aprimorados, estoques de produtos otimizados, além de garantir segurança e qualidade.

Tudo isso faz com que a empresa tenha uma vantagem competitiva, ajudando a manter sua lucratividade.

Controle de custo

Com o custo cada vez maior para manter um negócio, as empresas precisam buscar soluções inovadoras para ajudar a reduzir seus resultados financeiros.

E com um ERP é possível controlar e ajustar diversos processos que ajudam diretamente na redução de custos, como eficiência organizacional, geração de indicadores, otimização de produtividade etc.

Além disso, o sistema te dá acesso a diferentes relatórios gerenciais para ter uma análise completa do que acontece na empresa,conseguindo tomar decisões seguras e evitar imprevistos no meio do caminho.

Sistema de gestão para comércio de Alimentos e Bebidas

Agora que você já conhece as vantagens de usar um ERP para melhorar as operações do seu negócio, está na hora de conhecer o vhsys!

Um sistema de gestão empresarial que garante um controle mais eficaz e preciso para o seu comércio.

O vhsys conta com módulos integrados, permitindo uma gestão completa e sem falhas de processos. Em um só sistema você tem controle de vendas, estoque, financeiro, e ainda consegue emitir suas notas fiscais.

Veja mais detalhes de como o vhsys vai te ajudar na prática:

Vendas PDV

Sabemos que as vendas no balcão fazem parte da rotina do comércio de alimentos e bebidas; e nada melhor do que um sistema que te ajude a agilizar esse processo.

Com o vhsys, em poucos cliques você lança a venda e registra os dados financeiros, faz a baixa do produto no estoque, e ainda emite a nota fiscal.

E não para por aí! O vhsys ainda é compatível com diferentes leitores de código de barras, agilizando ainda mais a sua rotina na frente de caixa. Tudo para você não perder nenhuma oportunidade.

Lista de preços

Dentro do módulo de cadastro de produtos do sistema vhsys, você consegue criar, atualizar e gerenciar diversas listas de preço, tudo em um só lugar, garantindo mais praticidade e organização dos dados do seu comércio.

Você ainda pode fazer o upload de novas listas ou atualizar as listas que você já registrou no sistema com apenas alguns cliques.

Relatórios

Nada melhor do que o histórico da empresa para ajudar nas tomadas de decisões. Com o vhsys você consegue criar diferentes tipos de relatórios para acompanhar as métricas e resultados do negócio.

Aplicativos e Integrações

Já pensou em poder atribuir funcionalidades extras ao seu sistema? No vhsys isso é possível!

O vhsys possui uma Loja de Aplicativos para você personalizar o seu sistema de acordo com as suas necessidades. Conheça abaixo alguns dos aplicativos que você encontra em nossa loja:

E-mail marketing

Com este aplicativo você mantém a comunicação com seus clientes, mantendo-os informados sobre suas promoções, ofertas, horário de funcionamento e outras informações. 

O aplicativo E-mail Marketing permite que você acompanhe os envios, programe dia e hora dos disparos, personalize os e-mails e muito mais.

Cotações

O aplicativo Cotações permite manter um histórico de orçamentos enviados pelos fornecedores, tendo mais liberdade e poder na hora de fazer a negociação de suas mercadorias e produtos.

Isso vai aumentar a sua produtividade e te ajudar a poupar tempo com o pedido de cotações para diferentes fornecedores.

Loja Virtual vhsys

Você já pensou em vender online, mas desistiu pensando na burocracia da criação de uma Loja Online? Agora isso não é mais motivo.

Com o aplicativo Loja Virtual vhsys você consegue gerenciar sua própria loja online, sem precisar contratar um profissional especializado.

Além disso, você consegue personalizar seu site com a cara do seu negócio, incluindo imagens, mudando cores, inserindo a logo e muito mais.


Faça um teste grátis do vhsys e comprove na prática tudo o que o sistema pode proporcionar ao seu negócio! Basta clicar no botão abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.