Razão Social e Nome Fantasia: quais as diferenças?

VHSYS

Razão Social e Nome Fantasia: quais as diferenças?

Razão social e nome fantasia são duas formas pelas quais uma empresa será conhecida. são diferentes e complementares. Vamos falar sobre a importância de cada um deles?

O que é Razão Social?

De modo bem simples podemos dizer que a razão social é o nome completo e oficial de uma empresa. Trata-se de um item obrigatório, toda empresa devidamente registrada tem um, ele é o que será usado em documentos oficiais como contratos e notas fiscais, por exemplo.

Importante prestar atenção, pois cada pessoa jurídica precisa ser exclusiva, isso é, não podem haver duas empresas com o mesmo nome. Por isso, a escolha da razão social deve ser feita de modo muito cuidadoso, certificando-se de que não haja outra pessoa jurídica com nome idêntico, havendo, existe a impossibilidade de registro no cartório ou junta comercial.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Em geral, ele é composto por três partes, a primeira uma nomeação, seguida do ramo de atividades e o enquadramento da empresa, ficando assim:

Nome + ramo de atividade + Ltda

Alguns tipos de enquadramentos:

Ltda. – Utilizada quando há um número definido de sócios.

S.A. – Forma abreviada de “sociedade anônima”, utilizado para empresas de capital aberto.

EPP – Forma abreviada de “Empresa de Pequeno Porte

ME – Abreviação de “Microempresa”

MEI – Abreviação de microempreendedor individual, para quem registra o CNPJ nesse enquadramento, com faturamento de até R$ 60 mil por ano.

Nome Fantasia, o que é?

Até aqui falamos sobre Razão Social, agora vamos falar de Nome Fantasia e para que ele serve.

Se a razão social é o nome oficial, o nome fantasia pode ser entendido como o “apelido”, o nome pelo qual seus clientes o reconhecerão seus produtos e empresa.

O nome fantasia pode ser mencionado no contrato social da empresa, porém, só estará protegido como propiedade intelectual se registrado junto ao INPI, ou outro orgão de registro e marcas e patentes.

Como escolher o nome fantasia de minha empresa?

Como escolher o nome fantasia de minha empresa?Antes de tudo faça uma pesquisa junto aos orgãos de sua cidade, verifique se o nome pretendido já é usado. O ideal é fazer uma lista dos nomes possíveis e depois averiguar esses pormenores.

Evite nomes parecidos à marcas famosas, já consolidadas, bem como de díficil pronuncia ou escrita. O nome fantasia, sobretudo, precisa ser de fácil memorização. Afinal, você quer que sua empresa seja a primeira a ser lembrada, não é mesmo?

Dúvidas ou sugestões? Fale com a gente, comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações