Conecte-se ao conhecimento

Como saber se o nome da minha empresa já existe?

Ao abrir um novo negócio a pessoa empreendedora se depara com tanta burocracia que, muitas vezes, a escolha do nome da empresa parece ser a parte mais fácil. O que não é verdade.

Escolher o nome é um processo que envolve a construção da identidade da empresa, bem como sua imagem no mercado, valores e conceitos. 

Geralmente, nesse processo, é que surge a pergunta: como saber se o nome da minha empresa já existe?

Veja o que você vai encontrar aqui neste post:

Qual a diferença entre marca e nome fantasia?

O nome fantasia é pelo qual a empresa será reconhecida, ou seja, é o nome que ficará estampado para o público na fachada da loja, materiais publicitários, site da empresa, uniformes etc.

Mas é importante lembrar que marca e nome fantasia não precisam ser os mesmos. Um exemplo disso é a Apple, nome fantasia, que possui produtos registrados como marca: Mac, Ipod etc.

Unilever é outro exemplo, nome fantasia com produtos registrados como marca, Axe, Lux, Omo etc.

Como saber se o nome da minha empresa está disponível?

Primeiramente, uma simples busca no Google pode sanar essa dúvida. Se o nome já estiver representando outra empresa que tenha alta relevância, já aparecerá logo nos primeiros resultados.

Outra forma é realizar uma busca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Lembrando que só vão constar no resultado da pesquisa, marcas que já foram depositadas ou registradas, ou ainda que estão em fase de registro.

Por último, é preciso entrar no site da Junta Comercial do seu estado e realizar a pesquisa para confirmar a existência do nome fantasia desejado.

É preciso muita atenção para realizar esses procedimentos, pois o uso indevido de marcas ou nomes fantasias pode acarretar sérias consequências jurídicas.

Passo a passo de como realizar a pesquisa de marca no site do INPI

A pesquisa do nome da empresa no site do INPI é só o começo para garantir uma escolha assertiva para o seu negócio. Acompanhe abaixo como realizar a pesquisa da marca no site do INPI.

Passo 1: Acesse o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no lado direito da página clique em “Faça uma busca”

passo-a-passo-1-INPI

Passo 2: Procure a opção que você deseja. Nesse caso, como estamos falando sobre o nome fantasia da empresa, clique em “Marca”.

passo-a-passo-2-INPI

Passo 3: Já na página, onde contém campos de pesquisa, na parte superior clique em “Marca”

passo-a-passo-3-INPI

Passo 4: No campo de pesquisa da marca, pesquise o nome que está pretendendo.

passo-a-passo-4-INPI

Dicas para fazer a pesquisa do nome fantasia

Como você já leu aqui, a pesquisa básica do nome da empresa é só o início dos procedimentos que devem ser feitos para garantir que o nome já não esteja sendo utilizado por outra empresa.

Para isso, existem algumas dicas de ouro que devem ser consideradas no momento inicial dessa criação. Acompanhe!

Pense em uma logo antecipadamente

A logomarca, por vezes, é pensada depois da criação do nome, mas é preciso lembrar que ela é parte integrante da marca e a pesquisa deve considerar ambos.

Há casos também em que a logo não é levada em consideração porque a marca é normativa, ou seja, que utiliza somente texto. Sendo assim, isso depende muito da configuração da marca.  

No site do INPI existe um campo onde pode realizar a pesquisa de imagem. Basta pesquisar por “Cód. Figura” e pronto, é possível pesquisar descrições da imagem e relacionar com a imagem da marca pretendida.

Esse procedimento impede que marcas distintas usem logomarcas similares e, com isso, provoque confusão ao consumidor.

Faça uma busca além da palavra-chave

Geralmente, quando já há um nome favorito para o negócio, é comum fazer a pesquisa somente dele. Porém, existe uma certa relevância da pesquisa de nomes comuns também.

Digamos que uma cafeteria tenha o interesse de registrar o nome “Starbuk”. O empreendedor realiza a pesquisa na base do INPI e verifica que esse nome está disponível.

Porém, ele não conseguirá fazer esse registro por já existir uma marca muito semelhante à essa e com muita relevância no mercado (Starbucks).

Por mais que o nome não seja exatamente igual, para o regime de marcas, não é possível que terceiros registrem e utilizem marcas que podem causar confusão ao consumidor, assim como uma concorrência desleal.

Obviamente, em alguns casos, pode não passar de uma mera coincidência, como também pode ser considerado uma tentativa de se aproveitar indevidamente de uma identidade já consolidada.

O que fazer se a marca já foi registrada?

Infelizmente, neste caso não há o que fazer além de pesquisar outro nome/marca. É possível procurar a ajuda de profissionais de marketing publicidade e áreas afins para ajudar nessa escolha.

Como encontrar informações de uma determinada empresa?

Está precisando de alguma informação sobre uma empresa, como saber a situação do CNPJ, informações sobre o quadro de sócios administradores, capital social etc?

Com o Encontra CNPJ você consegue consultar todas essas informações e muito mais.

Basta acessar o site e realizar a busca por um CNPJ e pronto! Além de ter acesso às informações que você precisa de forma simples e prática, você consegue imprimir o cartão CNPJ para consultar quando quiser.


Como você viu, o primeiro passo para a criação de uma marca é fazer uma boa pesquisa para garantir que o nome já não está sendo utilizado. E além do nome, lembre-se de considerar a logo também. Só assim você garante que a sua marca é 100% original, além de evitar problemas com outras empresas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do esclarecimento. Mas realmente melhor um profissional para averiguar as demais situações.

    • Olá, Geraldo. Como vai?
      Agradecemos o seu comentário e concordamos com você. Sempre ressaltamos a importância de buscar um profissional para situações específicas, pois as orientações sempre mudam de acordo com cada caso, não é mesmo?!

      Até mais 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.