Razão social e nome fantasia são duas formas pelas quais uma empresa será conhecida. são diferentes e complementares. Vamos falar sobre a importância de cada um deles?
O que você vai encontrar?
ToggleO que é Razão Social?
De modo bem simples podemos dizer que a razão social é o nome completo e oficial de uma empresa. Trata-se de um item obrigatório, toda empresa devidamente registrada tem um, ele é o que será usado em documentos oficiais como contratos e notas fiscais, por exemplo.
Importante prestar atenção, pois cada pessoa jurídica precisa ser exclusiva, isso é, não podem haver duas empresas com o mesmo nome. Por isso, a escolha da razão social deve ser feita de modo muito cuidadoso, certificando-se de que não haja outra pessoa jurídica com nome idêntico, havendo, existe a impossibilidade de registro no cartório ou junta comercial.
Em geral, ele é composto por três partes, a primeira uma nomeação, seguida do ramo de atividades e o enquadramento da empresa, ficando assim:
Nome + ramo de atividade + Ltda
Alguns tipos de enquadramentos:
Ltda. – Utilizada quando há um número definido de sócios.
S.A. – Forma abreviada de “sociedade anônima”, utilizado para empresas de capital aberto.
EPP – Forma abreviada de “Empresa de Pequeno Porte
ME – Abreviação de “Microempresa”
MEI – Abreviação de microempreendedor individual, para quem registra o CNPJ nesse enquadramento, com faturamento de até R$ 60 mil por ano.
>> Saiba como patentear uma marca
Nome Fantasia, o que é?
Até aqui falamos sobre Razão Social, agora vamos falar de Nome Fantasia e para que ele serve.
Se a razão social é o nome oficial, o nome fantasia pode ser entendido como o “apelido”, o nome pelo qual seus clientes o reconhecerão seus produtos e empresa.
O nome fantasia pode ser mencionado no contrato social da empresa, porém, só estará protegido como propiedade intelectual se registrado junto ao INPI, ou outro orgão de registro e marcas e patentes.
Como escolher o nome fantasia de minha empresa?
Antes de tudo faça uma pesquisa junto aos orgãos de sua cidade, verifique se o nome pretendido já é usado. O ideal é fazer uma lista dos nomes possíveis e depois averiguar esses pormenores.
Evite nomes parecidos à marcas famosas, já consolidadas, bem como de díficil pronuncia ou escrita. O nome fantasia, sobretudo, precisa ser de fácil memorização. Afinal, você quer que sua empresa seja a primeira a ser lembrada, não é mesmo?
Dúvidas ou sugestões? Fale com a gente, comente!