Conheça as principais dificuldades das micro e pequenas empresas

Principais dificuldades das micro e pequenas empresas

Jorge

As micro e pequenas empresas têm um papel fundamental na economia brasileira. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, os pequenos negócios correspondem a mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB). São aproximadamente 9 milhões de micro e pequenas empresas no País que representam cerca de 27% do PIB.

Entretanto, muitas dessas empresas enfrentam diariamente dificuldades que contribuem para o encerramento precoce das atividades. A média de sobrevida de uma micro e pequena empresa no Brasil é de aproximadamente 5 anos, conforme dados do IBGE. A falta de planejamento, o excesso de burocracia para a obtenção de crédito e a alta carga tributária estão dentre as principais causas comentadas pelos empreendedores.

Foi justamente pensando nessas questões que preparamos esse artigo! Conheça as principais dificuldades que os micros e pequenos empresários têm que superar para alcançar o sucesso de suas empresa!

Falta de planejamento

É muito comum que novos empresários fiquem ansiosos em colocar o seu negócio para funcionar. Entretanto, manter o foco é um dos grandes desafios para que não esqueçam de um passo essencial para sobrevivência da empresa: realizar um plano de negócios bem estruturado. Quando não se tem um direcionamento é praticamente impossível estabelecer metas e manter o negócio no caminho desejado.

Ao realizar um plano de negócios o empreendedor obtém informações preciosas que podem ser úteis para: a descrição de sua empresa, o investimento necessário, qual o caminho que deseja seguir com seu empreendimento, o cenário atual do mercado que a empresa está inserida e a análise dos concorrentes.

Principais dificuldades das micro e pequenas empresas

Alta carga tributária

A alta carga tributária brasileira também gera dores de cabeça para os micro e pequenos empreendedores. Se o empresário não realizar um planejamento tributário, corre o risco de deixar de recolher algum imposto, o que levaria a ter problemas futuros com a Receita Federal ou até mesmo pagar mais do que o necessário, acarretando desperdício de dinheiro.

Por isso, é muito importante que nesse momento o empreendedor procure ajuda de contadores, pois são mais indicados para realizar esse tipo de planejamento. Ressalta-se que cada setor de atividade tem um tipo de imposto, por exemplo, uma empresa do ramo industrial tem uma carga tributária bem menor que uma empresa do ramo de prestação de serviço. Então não hesite em procurar ajuda de um profissional da área para realizar procedimentos tributários.

Acesso a crédito

O modo mais comum no Brasil para a obtenção de crédito para micro e pequenos empresários é através de financiamentos junto às instituições financeiras. E é aí que começa a dor de cabeça, pois muitas dessas instituições nem sempre possuem linhas de créditto adequadas ou sem muita burocracia.

Por isso, procurar diferentes bancos – para buscar variadas soluções –, a fim de encontrar a que melhor se adéqua à sua necessidade é a melhor alternativa. Bancos de fomento como o BNDES são boas opções, visto que é uma instituição pública que oferece uma linha de crédito especial para micros e pequenos empresários, com taxas e prazos para pagamento convidativos não sobrecarregando o capital da empresa.

Falta de preparo na gestão

Realizar uma gestão eficaz é a diferença entre se manter, crescer ou sair do mercado. Gerir o negócio de forma intuitiva é uma prática muito comum entre os micros e pequenos empresários, e também um grande perigo que pode levar a empresa à falência. Manter o fluxo de caixa sob controle e registrar entradas e saídas de mercadoria são algumas das funções básicas de uma empresa.

Existem softwares de gestão empresarial que podem facilitar muito a vida do empresário, porque eles podem automatizar vários processos da empresa, trazendo uma maior segurança nas informações, agilidade na execução e, ainda, entregar relatórios completos que podem facilitar na tomada de decisão. O VHSYS tem todas essas funcionalidades com um preço acessível. Experimente grátis!

Com um bom planejamento, organização, utilização de tecnologia de gestão empresarial e profissionais qualificados, as chances de obter sucesso nessa empreitada é muito maior. Esperamos que esse artigo possa lhe ajudar a se preparar melhor e a saber como lidar quando um desses problemas surgir na frente.

Como você enfrenta os desafios da sua empresa? Comente conosco!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais