Termo recorrente nas áreas de recursos humanos, “turnover” significa rotatividade e é um indicador de saúde organizacional, mostrando o percentual de substituição dos funcionários de uma empresa.
O que você vai encontrar?
ToggleA busca por melhores condições de trabalho e alinhamento de objetivos faz com que profissionais mudem de emprego a todo momento. Em contrapartida, muitas empresas pecam em não proporcionar um ambiente saudável para seus colaboradores, não oferecer oportunidades de crescimento e não treiná-los para, assim, criar uma equipe capacitada.
Quer saber como mudar esse cenário na sua empresa? Acompanhe nosso artigo!
Qual a desvantagem do turnover?
A saída de um funcionário representa um desequilíbrio muito grande para uma empresa. Além de gerar um clima de instabilidade e insegurança, o desligamento de um funcionário traz outras consequências negativas, como a redução da produtividade com sua saída, a dificuldade de encontrar e treinar um novo empregado e os gastos com verbas rescisórias, que afetam diretamente o financeiro do negócio.
Custos com a rotatividade de pessoal
A saída e contratação de funcionários são processos que acarretam em diversos tipos de gastos. Entre as despesas que a empresa tem com o desligamento de único funcionário, estão:
- Rescisão do contrato de trabalho;
- Divulgação da vaga;
- Recrutamento e seleção;
- Treinamento para o profissional escolhido;
- Adaptação do novo colaborador;
- Despesas variáveis: advogados, justiça do trabalho, etc.
Como calcular o turnover
Existem muitas formas de calcular o índice de rotatividade de uma empresa, no entanto, o cálculo mais “clássico” é composto pelo número de colaboradores admitidos, demitidos e o total de funcionários da empresa em determinado período.
Para obter a taxa de turnover da sua empresa faça a seguinte operação: some a quantidade total de contratações e demissões em um período e divida o resultado por 2. Em seguida, pegue esse número e o divida pela quantidade total de colaboradores da empresa, depois multiplique-o por 100.
- Ou seja, o cálculo é:
Total de Contratações + Total de Demissões / 2 x 100 = Taxa de Turnover
Número de Colaboradores Ativos
Ao verificar esse cálculo, caso o valor seja alto, é importante refletir sobre os motivos que estariam levando a este elevado número de desligamentos. Fatores como problemas na seleção, treinamento, clima organizacional ou mesmo fatos externos podem influenciar a continuidade ou não de um profissional na empresa.
E como captar bons funcionários e diminuir a rotatividade?
Confira abaixo algumas dicas para diminuir o turnover da sua equipe e manter os profissionais capacitados na sua empresa:
Seja criterioso na seleção
Ao anunciar uma vaga, certifique-se de inserir informações completas sobre a função, salários e benefícios. Com uma seleção bem estruturada, anúncio direto e completo, além da divulgação nos meios de comunicação mais alinhados com a cultura da sua empresa, você capta as melhores pessoas do mercado para contribuir com o desenvolvimento do seu negócio.
Invista no treinamento da equipe
É importante selecionar candidatos para a sua empresa de acordo com seus conhecimentos e habilidades. No entanto, também é preciso preparar seus funcionários de acordo as necessidades da sua organização.
Ao capacitar sua equipe para aprimorar os processos e obter resultados cada vez mais satisfatórios, a empresa demonstra valorizar seu time, o que por sua vez os motiva a crescer dentro dela. Essa estratégia também pode ser alinhada a um plano de cargos e salários.
Dê feedbacks
Para que os colaboradores saibam os resultados do seu trabalho, os gestores devem realizar os feedbacks necessários para o aprimoramento das funções da sua equipe.
Conversar sobre os pontos positivos e negativos do trabalho do profissional demonstra que os líderes acompanham o desempenho dos seus colaboradores e incentivam a sua evolução. No entanto, não esqueça de realizar os feedbacks de forma individual e respeitosa com cada funcionário.
Fortaleça o relacionamento com seus colaboradores
Como visto, fazer um “rodízio” de funcionários é prejudicial para a saúde organizacional do seu negócio. O turnover precisa ser controlado para manter não apenas o financeiro equilibrado, como uma equipe bem alinhada e capacitada para as necessidades e desenvolvimento da empresa.
Criar mecanismos para facilitar a comunicação e fortalecer o relacionamento com seus funcionários é um método para melhorar o clima organizacional e incentivar a fidelidade de seus colaboradores. Essa tarefa pode ser feita com ferramentas digitais, que deixam esse contato mais prático e ágil.
O aplicativo Avisos Internos pode contribuir para uma comunicação imediata e eficiente com seus liderados. Nesta ferramenta, você pode direcionar a mensagem para um funcionário específico ou para a equipe inteira, informando-os sobre notícias da empresa, oportunidades internas e acontecimentos importantes, como promoções ou recebimento de benefícios, por exemplo.
Outro aplicativo que irá ajudar a gestão dos colaboradores é o Controle de Funcionários, no qual o gestor pode centralizar as informações de seus empregados em uma única ferramenta, incluindo anexos e fotos nos arquivos digitais. Assim, o acesso a esses dados se torna mais prático e organizado.
Os dois aplicativos são integrados ao sistema de gestão empresarial VHSYS. O software permite realizar diversas tarefas administrativas – como controle da área financeira, estoque, compras, serviços prestados, vendas e faturamento – no mesmo lugar e em um ambiente online. Por ser automatizado, ele facilita diversas operações, ajudando a evitar a sobrecarga de trabalho, e economiza o seu tempo e de seus funcionários para que o invistam em atividades mais importantes para o crescimento do negócio.
Invista na qualidade da sua empresa e faça um teste gratuito com o sistema VHSYS!