Como implantar um plano de cargos e salários na sua empresa

Como implantar um plano de cargos e salários na sua empresa

Rosana Moraes

Cargos e Salários

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é a retenção dos funcionários. A alta rotatividade dos colaboradores prejudica o desempenho da empresa, pois a demanda pode se acumular com a saída do trabalhador, perde-se mão de obra qualificada, despende-se de recursos financeiros com o desligamento e, às vezes, há dificuldade de se encontrar alguém especializado para preencher a vaga.

Há algumas estratégias para reter os funcionários na empresa, como investir em treinamentos e qualificação, promover uma cultura empresarial positiva e criar campanhas de endomarketing, entre outras ideias. Neste artigo, iremos abordar como implantar um plano de cargos e salários no seu negócio, para manter seus colaboradores motivados mesmo na correria do dia a dia.

O que é o Plano de Cargos e Salários?

Ele é um modelo de estrutura da empresa que define as atribuições, deveres e remuneração de cada cargo dentro da instituição e estabelece os processos de promoção e progressão internos. Ou seja, esse plano é um instrumento que normatiza as funções dentro do negócio e esclarece quais são as possibilidades e requisitos que o funcionário deve cumprir para crescer dentro da organização.

Desta forma, o plano de cargos e salários ajuda a incentivar o colaborador a se manter na empresa, pois ele enxergará com clareza as oportunidades que terá dentro dela, além de ser uma ferramenta que auxilia na eliminação de incoerências nos processos de promoção dos funcionários.

Qual a importância do Plano de Cargos e Salários?

Tendo regras claras para crescer dentro da empresa, o funcionário saberá o que se deve fazer para ter melhores oportunidades, seja de carreira como financeiramente, em seu trabalho. Isso o incentiva a ser mais produtivo e fiel à instituição, pois não irá procurar em outras companhias as possibilidades de ascensão profissional que deseja.

Além de ser usado para a retenção de bons colaboradores, o plano de cargos e salários também tem outros impactos positivos na empresa, como ajudar na contratação de novos funcionários, estabelecer igualmente os direitos e deveres dos trabalhadores, auxiliar nas atividades do profissional ou setor de Recursos Humanos e facilitar o planejamento financeiro.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Como implantar um Plano de Cargos e Salários na minha pequena empresa?

Para montar uma estratégia eficiente, é preciso considerar alguns fatores como a realidade e necessidades do seu negócio, a metodologia usada pela concorrência e pelo mercado e o objetivo de crescimento da sua empresa – não pensando apenas como ela é atualmente, mas como ela deve ser futuramente. É fundamental que as regras estejam bem definidas e que o plano seja interessante aos colaboradores, oferecendo incentivos financeiros e reais chances de crescimento dentro da organização.

No entanto, é importante lembrar que, assim como o mercado empresarial não é imutável, o plano de cargos e salários também não pode ser estático. Fique de olho na situação externa da sua empresa, para não arriscar de deixar passar as inovações e perder colaboradores para outras organizações.

Para estabelecer o plano de cargos e salários da sua empresa, deve-se seguir alguns passos:

1) Reúna os gestores e sócios para definir os cargos da instituição, tanto os já existentes quanto os que devem ser implantados em cada setor. Neste momento, deve-se também descrever o perfil buscado para cada vaga e estabelecer as hierarquias.

2) Estabeleça para cada cargo as suas características: faixa salarial (mínimo e máximo), responsabilidades e atividades do profissional, conhecimentos técnicos que o funcionário deve ter para cumprir as tarefas e o seu perfil comportamental. Defina também as regras para ascensão profissional.

3) Após definir claramente cada cargo, progressão e promoção, deve-se comunicar aos colaboradores esse plano, suas regras e possibilidades de crescimento dentro da empresa. É recomendável que os trabalhadores tenham fácil acesso ao documento, para consultá-lo com frequência e não haverem dúvidas. Explicando corretamente as oportunidades para seus funcionários, eles entenderão como irá funcionar essa estratégia e irão segui-la.

Para fazer o controle dessas informações, pode-se usar um documento para expor as condições e regras vigentes para cada cargo. Você pode conferir um modelo de planilha de cargos e salários que criamos para basear a montagem da sua, adaptada às necessidades da sua empresa.

Melhore a gestão dos funcionários e a comunicação interna da sua empresa

Como visto, a implantação de um plano de cargos e salários traz diversos benefícios para uma empresa, impactando não só na só na retenção dos colaboradores, mas também em outros pontos da gestão empresarial.

No entanto, para que essa estratégia funcione, é preciso ter um bom canal de comunicação com os seus colaboradores, além de administrar seus dados organizadamente. Com o aplicativo de Avisos Internos, você agiliza a troca de informações com seus empregados, mandando mensagens a uma pessoa específica ou ao quadro completo, notificando-os de mudanças na empresa ou em suas políticas. Já o Controle de Funcionários permite gerenciar os dados dos trabalhadores com maior praticidade, cadastrando e consultando em um ambiente digital os registros, como nomes, fotos e arquivos anexados, como a cópia da carteira de trabalho.

As duas ferramentas são integradas ao sistema de gestão online VHSYS, junto com as outras da exclusiva loja de aplicativos, potencializando ainda mais suas funcionalidades. Com o software, os processos empresariais se tornam mais rápidos, práticos e eficientes, dando maior controle à administração das áreas de vendas e faturamento, financeiro, compras, estoque e serviços.

Quer otimizar seu tempo e as operações da sua empresa? Experimente gratuitamente o sistema VHSYS por 7 dias e descubra como nosso software pode te ajudar.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais