Conecte-se ao empreendedorismo

Planilha de cargos e salários

Tempo de Leitura: 2 minutos
Planilha de cargos e salários
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Está entre as qualidades de um bom gestor saber como atrair e manter bons funcionários é uma das principais. Neste artigo vamos falar sobre como organizar uma planilha de cargos e salários definindo critérios de avaliação de desempenho para orientar seus colaboradores.

É relativamente comum pensar que oferecer aumento de salário é suficiente. No entanto, sem um bom plano de cargos e salários bem definidos, bem como avaliação periódica dos funcionários, essa ação torna-se vazia. Isso porque o plano de carreira não é uma tabela de normas e procedimentos, mas sim uma ferramenta de gestão.

Para montar sua planilha de cargos e salários é preciso entender que objetivo principal dela será nortear as ações e responsabilidades de cada integrante da equipe, culminando em crescimento profissional. O aumento de salário é apenas consequência.

Como estruturar a planilha de cargos e salários?

Existem diferentes maneiras de montar sua planilha, sempre observando a política da empresa. Abaixo, apresentamos um modelo simplificado de plano de cargos e salários da empresa fictícia “Guajira”.

 POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Introdução

Este Manual  objetiva orientar todos os níveis de gestão, quanto àsdefinições, normas e procedimentos relativos à GUAJIRA.  Os princípios e diretrizes aqui estabelecidas nortearão todas as decisões dos membros da equipe.  Entendendo que o processo de gestão de pessoas é dinâmico, este manual está sujeito a revisões e complementações sempre que se julgar necessário, para manter-se adequado às estratégias, padrões e valores da Guajira.

Objetivos

 Nesta parte apresentam-se os objetivos do manual, por exemplo:

Fixar critérios que possibilitem a Gestão de Cargos e Salários da Guajirade forma profissional e impessoal.

Atrair, reter e desenvolver os profissionais mais adequados as necessidades e prioridades da GUAJIRA frente ao mercado.

Diretrizes gerais

 Este item traz quais são os pontos  centrais que orientam o manual. Exemplos:

A responsabilidade pela definição de procedimentos para a gestão de cargos e salários dos colaboradores cabe aos Recursos Humanos.

Espera-se que os colaboradores participem das avaliações e traçem seu proprios planos de desenvolvimento pessoal.

Administração dos cargos

  3.1 Conceituação: aqui, ficarão expostos quais são os conceitos que orientam a leitura e interpretação do manual.  Exemplo:

Responsabilidade: relaciona-se às principais responsabilidade de um cargo.

Qualificação: é a escolaridade mínima necessário ao cargo, exemplo, formação em Letras ou Literatura.

 Outros conceitos que podem aparecer nessa seção são: cargo, experiência, conhecimentos técnicos, habilidades e competências.

 3.2 Estrutura dos cargos:

 Aqui devem figuram como estão divididos e estruturas os cargos. Exemplo:

 Auxiliar: Realiza trabalhos rotineiros preestabelecidos.  Requer Ensino Médio e não exige conhecimento ou  experiência específica. Deve receber orientação e supervisão constante.

Cargos e salários

 Neste item devem aparecer listadas quais as normas que regem a política salarial da empresa, bem como quais os  casos em que há possibilidade de alteração de salário, promoção e mesmo alteração de cargo dos colaboradores.  Exemplo:

 Alterações salariais podem ser motivadas por:

Aumento de caráter geral, concedido em função de Convenções Coletivas da categoria.

Mérito: concedido ao colaborador, como forma de reconhecimento pelo desempenho apresentado na execução das atividades relacionadas ao seu cergo. A solicitação de aumento por mérito deve ser acompanhada por ficha de avaliação de desempenho.

O modelo acima é um exemplo básico e pode ser facilmente adaptável de acordo com os requisitos da sua empresa! Montar uma planilha de cargos e salário com certeza colaborará para uma gestão mais eficiente do seu negócio, faça o teste!

Esse artigo foi útil? Comente.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!