O Fluxo de Caixa Livre (FCL) é o que sobra, após a empresa ter pago suas obrigações financeiras. É o saldo “livre” no caixa após o pagamento das contas e partindo deste ponto, é importante observá-lo também, porque a falta de um saldo livre pode ser um sinal de alerta no planejamento financeiro do negócio.
O que você vai encontrar?
ToggleComo calcular o fluxo de caixa livre?
Para calcular o fluxo de caixa livre é utilizada a fórmula Fluxo de Caixa Livre (FCL) = FCO + FCI, ou seja, a soma do Fluxo de Caixa de Investimentos e Fluxo de Caixa Operacional.
O Fluxo de Caixa de Investimentos
O Fluxo de Caixa de Investimentos, FCI, é o valor que gastou ou recebeu com a compra ou venda de equipamentos, imóveis, participações societárias que chamamos de ativos de longo prazo.
Fluxo de Caixa Operacional
O Fluxo de Caixa Operacional mostra quanto e o que entrou e saiu do caixa referente às atividades operacionais, por exemplo, pagamento de colaboradores, saídas com produtos e fornecedores.
Qual a importância de calcular o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é importante para o controle e acompanhamento da saúde financeira da empresa e beneficia a gestão do negócio, seja a curto, médio ou longo prazo.
Por que considerar o fluxo de caixa livre na sua gestão?
Por meio do Fluxo de Caixa Livre é possível planejar desde estratégias de crescimento e aplicações de recursos para o negócio a atividades operacionais que precisam de investimento ou cortes, além do controle e visão clara do gerenciamento da empresa.
Como fazer o controle de fluxo diariamente?
O controle do Fluxo de Caixa pode ser realizado por meio de anotações, planilhas ou por um sistema de gestão automatizado
O sistema de fluxo de caixa da vhsys ajuda a colocar em prática essa rotina você controla a movimentação de entradas e saídas de forma simples e prática, com um detalhamento da situação financeira da sua empresa, podendo monitorar e interpretar os dados de maneira eficaz e automatizada, otimizando seu o tempo e a gestão do seu negócio.