A emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e), é obrigatória para todas as empresas prestadoras de serviço e contribuintes do ISS (Imposto Sobre Serviço) de Vitória-ES.
O que você vai encontrar?
ToggleA NFS-e é um documento eletrônico, gerado e armazenado digitalmente no programa da prefeitura ou mesmo em emissores homologados.
O documento serve para comprovar a prestação de serviço para pessoas físicas ou jurídicas. Também, garante a arrecadação de tributos e também diminui a sonegação de impostos.
Cada prefeitura tem um sistema e regras diferentes para a emissão de notas fiscais de serviço. A cidade de Vitória, tem um processo mais simplificado, já que toda empresa cadastrada na prefeitura tem automaticamente permissão para emitir nota.
Neste post, vamos te ajudar a entender o que é NFS-e, como emitir o documento em Vitória e demais informações pertinentes sobre a nota fiscal. Acompanhe!
O que é NFS-e?
A NFS-e é a sigla para nota fiscal de serviço eletrônica. Ela serve para comprovar a prestação de serviços, como: manutenção de computadores, desenvolvimento de sites, lavanderias, consertos em geral, entre muitos outros.
Dessa forma, todos os contribuintes de ISS (Imposto Sobre Serviços), devem emitir o documento a cada serviço prestado.
Todas as empresas em Vitória tem liberação para emitir NFS-e?
Sim. Na abertura da empresa, a contabilidade tem como obrigatoriedade fazer o registro da mesma na prefeitura.
Em Vitória, é registrado na prefeitura também os dados dos sócios. Dessa forma, todos têm acesso ao portal do ISS para fazer a emissão de nota fiscal.
Sendo assim, é necessário ficar atento às mudanças no quadro societário. Quando feitas, é necessário comunicar o órgão, para que as devidas alterações sejam feitas.
Mas, como o acesso é feito pelo sócio?
A prefeitura informa que o login é o CPF do sócio e a senha são os seis primeiros dígitos do CPF. No primeiro acesso da empresa, é importante que seja solicitada a liberação de emissão de notas fiscais. Para isso basta seguir o passo a passo:
1) Acessar o sistema da prefeitura;
2) Acessar a função documentos fiscais;
3) Fazer a solicitação da AIDF para NFS-e.
Normalmente, a liberação é automática. Mas, caso não seja é preciso aguardar que um funcionário da prefeitura faça a liberação e o comunique.
Após isso, a emissão da nota fiscal de serviço pode ser feita tanto no site da prefeitura, quanto via um emissor. Mas, é importante ficar atento se o emissor escolhido tem homologação na prefeitura de Vitória.
Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?
Para a emissão de nota fiscal de serviço, é necessário que o contribuinte possua o certificado digital. Ele pode ser nos modelo A1 e A3 e precisa ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Entenda abaixo qual a diferença de cada certificado digital:
Certificado digital A1
É um arquivo instalado no computador, não possui token ou smart card. Além disso, ele pode ser instalado em diversos computadores, o que facilita a operação da empresa.
Certificado digital A3
Neste formato, o certificado tem o formato de cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) ou token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizar em outro computador, é preciso informar uma senha específica.
É obrigatório emitir notas pelo programa da prefeitura?
Não. Você pode optar por usar um emissor da sua preferência para a emissão de NFS-e em Vitória. Mas, é necessário que fique atento a um fator: o emissor escolhido precisa ser homologado na prefeitura.
Existem diversos modelos de emissor no mercado. Cada um tem características diferentes, mas no geral suas funcionalidades são:
- O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
- Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
- Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
- É possível emitir o documento em lotes.
Além do emissor de nota fiscal, o empreendedor tem optado também por programas mais completos de gestão e emissão do documento.
Esses programas, são sistemas de gestão. Com ele, além de poder emitir vários tipos de notas fiscais, ainda é possível fazer o controle financeiro, de vendas e estoque. Todas as funcionalidade são integradas, trazendo a maior segurança das informações da empresa.
O VHSYS é um sistema de gestão online, que possui todas essas funcionalidades. Com ele, o gestor otimiza tempo, automatiza rotinas e ainda consegue gerir a empresa de onde estiver. Você pode testar gratuitamente todas as funcionalidades do VHSYS. Aproveite!