Conecte-se ao conhecimento

Como emitir NFS-e em Vitória-ES?

A emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e), é obrigatória para todas as empresas prestadoras de serviço e contribuintes do ISS (Imposto Sobre Serviço) de Vitória-ES. 

A NFS-e é um documento eletrônico, gerado e armazenado digitalmente no programa da prefeitura ou mesmo em emissores homologados. 

O documento serve para comprovar a prestação de serviço para pessoas físicas ou jurídicas. Também, garante a arrecadação de tributos e também diminui a sonegação de impostos. 

Cada prefeitura tem um sistema e regras diferentes para a emissão de notas fiscais de serviço. A cidade de Vitória, tem um processo mais simplificado, já que toda empresa cadastrada na prefeitura tem automaticamente permissão para emitir nota. 

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é NFS-e, como emitir o documento em Vitória e demais informações pertinentes sobre a nota fiscal. Acompanhe!

O que é NFS-e?

A NFS-e é a sigla para nota fiscal de serviço eletrônica. Ela serve para comprovar a prestação de serviços, como: manutenção de computadores, desenvolvimento de sites, lavanderias, consertos em geral, entre muitos outros. 

NFS-e_VHSYS

Dessa forma, todos os contribuintes de ISS (Imposto Sobre Serviços), devem emitir o documento a cada serviço prestado. 

Todas as empresas em Vitória tem liberação para emitir NFS-e?

Sim. Na abertura da empresa, a contabilidade tem como obrigatoriedade fazer o registro da mesma na prefeitura. 

Em Vitória, é registrado na prefeitura também os dados dos sócios. Dessa forma, todos têm acesso ao portal do ISS para fazer a emissão de nota fiscal. 

Sendo assim, é necessário ficar atento às mudanças no quadro societário. Quando feitas, é necessário comunicar o órgão, para que as devidas alterações sejam feitas. 

Mas, como o acesso é feito pelo sócio?

A prefeitura informa que o login é o CPF do sócio e a senha são os seis primeiros dígitos do CPF. No primeiro acesso da empresa, é importante que seja solicitada a liberação de emissão de notas fiscais. Para isso basta seguir o passo a passo

1) Acessar o sistema da prefeitura;

2) Acessar a função documentos fiscais;

3) Fazer a solicitação da AIDF para NFS-e.

Normalmente, a liberação é automática. Mas, caso não seja é preciso aguardar que um funcionário da prefeitura faça a liberação e o comunique. 

Após isso, a emissão da nota fiscal de serviço pode ser feita tanto no site da prefeitura, quanto via um emissor. Mas, é importante ficar atento se o emissor escolhido tem homologação na prefeitura de Vitória. 

Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?

Para a emissão de nota fiscal de serviço, é necessário que o contribuinte possua o certificado digital. Ele pode ser nos modelo A1 e A3 e precisa ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Entenda abaixo qual a diferença de cada certificado digital:

Certificado digital A1 

É um arquivo instalado no computador, não possui token ou smart card. Além disso, ele pode ser instalado em diversos computadores, o que facilita a operação da empresa. 

Certificado digital A3

Neste formato, o certificado tem o formato de cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) ou token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizar em outro computador, é preciso informar uma senha específica. 

É obrigatório emitir notas pelo programa da prefeitura? 

Não. Você pode optar por usar um emissor da sua preferência para a emissão de NFS-e em Vitória. Mas, é necessário que fique atento a um fator: o emissor escolhido precisa ser homologado na prefeitura. 

Existem diversos modelos de emissor no mercado. Cada um tem características diferentes, mas no geral suas funcionalidades são:

  • O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
  • Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
  • Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
  • É possível emitir o documento em lotes. 

Além do emissor de nota fiscal, o empreendedor tem optado também por programas mais completos de gestão e emissão do documento. 

Esses programas, são sistemas de gestão. Com ele, além de poder emitir vários tipos de notas fiscais, ainda é possível fazer o controle financeiro, de vendas e estoque. Todas as funcionalidade são integradas, trazendo a maior segurança das informações da empresa. 

O VHSYS é um sistema de gestão online, que possui todas essas funcionalidades. Com ele, o gestor otimiza tempo, automatiza rotinas e ainda consegue gerir a empresa de onde estiver. Você pode testar gratuitamente todas as funcionalidades do VHSYS. Aproveite!

Funcionalidades de VHSYS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.