Conecte-se ao empreendedorismo

Saiba como emitir Nota Fiscal de Serviço em Salvador

Tempo de Leitura: 4 minutos

A nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal que serve para comprovar a prestação de serviços.

A NFS-e em Salvador passou a ser obrigatória em 2013, podendo ser emitida tanto pelo programa disponibilizado pela prefeitura quanto por um programa emissor de notas fiscais, como o vhsys.

Com isso, todos os prestadores de serviço registrados no Cadastro Geral de Contribuinte (CGA) são obrigados a emitir o documento para seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. 

Aqui neste post você vai saber mais sobre o documento, como ter acesso ao sistema de emissão NFS-e em Salvador-BA, como tirar certificado digital e muito mais. Confira!

O que é NFS-e?

NFS-e é a sigla para Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. É com esse documento que se comprova a prestação de serviços à pessoas físicas e jurídicas. 

A emissão do documento fiscal garante recolhimento de impostos devidos pela empresa, mantendo as obrigações em dia e estando sempre regular com o Fisco. 

O que é o programa Nota Salvador?

O programa Nota Salvador é um estímulo para que os cidadãos solicitem a NFS-e, com o número do CPF, toda vez que contratarem um serviço na capital. 

Com isso, é devolvido à população até 30% do ISS (Imposto Sobre Serviço), podendo ser usado para abatimento de 100% do valor do IPTU, convertido em dobro em bônus para celular e também pode ser depositado em conta corrente ou poupança. 

A prefeitura também realiza sorteio de prêmios em dinheiro regularmente. A participação no programa é válida também para moradores de outras cidades que tiveram serviços prestados por empresas de Salvador. 

O que eu preciso para emitir NFS-e em Salvador-BA?

Para fazer conseguir emitir nota fiscal de serviço em Salvador, você precisará fazer o seguinte procedimento: 

1) Acesse o site da Nota Salvador para cadastrar a senha web;

2) Em seguida, preencha todo os campos de cadastro da empresa solicitados pelo site;

3) Depois de preencher as informações, você terá acesso ao formulário de Solicitação de desbloqueio da senhaweb. Esse formulário deve ser impresso, assinado com firma reconhecida e apresentado no local indicado;

4) Junto com o formulário é preciso entregar também os seguintes documentos:

  • cópia simples do CNPJ;
  • cópia autenticada do documento de constituição da empresa e suas alterações.

5) Após a análise dos dados da empresa, a senha web é desbloqueada e você receberá um aviso por e-mail sobre a liberação do acesso; 

6) Com a senha web de acesso liberada, ainda é preciso finalizar o cadastro da empresa no portal da Nota Salvador. É importante que todos os dados sejam preenchidos, incluindo as áreas de atuação da empresa e regime tributário.

Depois de fazer todo o procedimento, você já pode começar a emitir nota fiscal de serviço em Salvador. 

Importante! Ao ter o acesso liberado você poderá usar a senha web ou o certificado digital para logar no programa. Caso você escolha fazer o acesso via certificado, ele passará a ser feito apenas dessa forma, invalidando a senha web. 

Se deseja acessar via senha é necessário entrar em contato com a prefeitura para a liberação. 

Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?

O uso de certificado digital para a emissão de NFS-e via site da prefeitura de Salvador ainda é opcional. 

Como você já viu aqui, a pessoa empreendedora pode acessar o portal tanto com a senha quanto com o certificado digital. Nesse último caso, o certificado pode ser nos modelos A1, A3 e A4. 

É importante ressaltar que  se escolher emitir a NFS-e via emissor, o certificado digital é obrigatório. Geralmente, os modelos de certificado aceitos então são os A1 e A3. 

Veja abaixo a diferença entre os dois modelos:

Certificado digital A1 

O modelo de Certificado A1 é um arquivo instalado no computador, ou seja, não possui token ou smart card, podendo ser instalado em diferentes computadores, o que facilita a operação da empresa. 

A validade desse modelo de certificado é de um ano.

Certificado digital A3

Já o modelo de Certificado A3 pode ser tanto um cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) quanto um token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizá-lo em outro computador é preciso informar uma senha específica. 

A validade desse tipo de certificado pode ser de até 5 anos. 

Posso usar um emissor de nota fiscal ao invés do programa da prefeitura?

Sim. Você pode optar por usar um emissor da sua preferência para a emissão de NFS-e em Salvador, desde que ele seja homologado na prefeitura. 

Existem diversos modelos de emissor de nf-e no mercado, cada um com suas características. Mas no geral as principais funcionalidades são:

  • Armazenamento do documento por 5 anos, como exige a lei;
  • Possibilidade de emissão dos demais tipos de notas, como NF-e e NFC-e;
  • Emissão de documentos em lotes. 

Muitas empresas hoje já preferem adquirir um sistema de gestão completo com emissor de notas, ao invés de somente contratar o emissor. 

Isso porque com a integração é possível registrar uma venda, ou uma prestação de serviço, e emitir a nota fiscal logo em seguida no mesmo sistema, ganhando agilidade e diminuindo as chances de ter informações incorretas. 

Além disso, com um sistema de gestão é possível ter todo controle da empresa, como gerenciamento financeiro, vendas, estoque, emitir relatórios e muito mais. 

Conheça o emissor de notas fiscais vhsys

Com o emissor de notas fiscais do vhsys você emite seus documentos em poucos cliques, contando com o preenchimento automático dos dados da empresa, de clientes, produtos ou serviços e impostos.

Além disso, você emite as principais notas fiscais:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Nota Fiscal de Serviço (NFS-e);
  • Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônica (CT-e);
  • Manifesto Eletrônica de Documentos Fiscais (MDF-e);
  • Nota Fiscal de Importação e Exportação;
  • e mais Carta de Correção Eletrônica.

O sistema também armazena suas notas fiscais por 5 anos, assim como a lei exige. Há também a possibilidade de fazer backup das notas, além de impressão, exportação,  inutilização das notas e envio por e-mail.

Bem completo não, é?

Faça um teste grátis por 7 dias! Basta clicar no botão abaixo:

2 respostas

    1. Bom dia Getulio!
      Você pode entrar em contato por esse telefone: 0800 007 0017 ou via Whatsapp:(41) 9 9635-8261
      Espero ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso