Como emitir NFS-e em Salvador?

VHSYS

A nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), é um documento fiscal, que comprova a prestação de serviços.

Em Salvador-BA, a emissão da NFS-e passou a ser obrigatória desde 2013. Dessa forma, a nota fiscal pode ser emitida tanto pelo programa disponibilizado pela prefeitura, quanto por um emissor como o ERP da VHSYS

Sendo assim, todos os prestadores de serviço registrados no Cadastro Geral de Contribuinte (CGA) é obrigado a emitir o documento. Ele deve ser lançado para todos os clientes, sejam eles pessoa física ou jurídica. 

Neste post, vamos te ajudar a entender como obter acesso ao sistema NFS-e em Salvador-BA, certificado digital e demais informações pertinentes a emissão do documento. Confira!

O que é NFS-e?

NFS-e é a sigla para Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. É a partir da emissão do documento, que se comprova a prestação de serviços tanto para pessoa física como jurídica. 

Além disso, com a emissão da nota, ainda é garantido o correto recolhimento de impostos pela empresa. Dessa forma, o empreendedor fica regular perante o Fisco. 

Além disso, ao emitir NFS-e, a empresa tem diversas vantagens como:

PRINCIPAIS_VANTAGENS_DE_EMITIR_NFS-E_VHSYS

O que eu preciso para emitir NFS-e em Salvador-BA?

É_PRECISO_PARA_EMITIR_NFS-e_EM_SALVADOR_VHSYS

Para fazer a solicitação junto a prefeitura de Salvador, é preciso fazer o seguinte processo: 

1) Cadastrar a senha web no site da Nota Salvador;

2) Preencher todo os campos de cadastro da empresa solicitados no site;

3) Após isso, deve ser emitido o formulário de Solicitação de desbloqueio da senhaweb. Esse formulário deve ser impresso, assinado com firma reconhecida e apresentado no local indicado;

4) Junto do formulário, deve ser entregue também os seguintes documentos:

  • cópia simples do CNPJ;
  • cópia autenticada do documento de constituição da empresa e suas alterações.

5) Após a análise dos dados da empresa, a senha web é desbloqueada e é enviado um aviso por e-mail sobre a liberação do acesso; 

6) Com a senha web de acesso liberada, é preciso finalizar o cadastro da empresa, no portal da Nota Salvador. É importante que todos os dados sejam preenchidos, assim como definidas a área de atuação da empresa, como também o regime tributário;

Feito o passo a passo, a NFS-e já pode ser emitida, tanto pelo site da prefeitura quanto por um emissor homologado na cidade. 

Além disso, o acesso pode ser feito via senha web ou certificado digital. Caso seja escolhido o acesso via certificado, ele passará a ser feito apenas dessa forma, invalidando a senha web. Porém, se desejar fazer o acesso via senha, é necessário entrar em contato com a prefeitura, para a liberação da mesma. 

O que é o programa Nota Salvador?

O programa Nota Salvador é um estímulo para que os cidadãos solicitem a NFS-e, toda vez que contratarem um serviço. 

Com isso, é devolvido à população até 30% do ISS (Imposto Sobre Serviço). Esse valor pode ser usado para abatimento de 100% do valor do IPTU, convertido em dobro em bônus para celular e também pode ser depositado em conta corrente ou poupança. 

Além disso, a prefeitura ainda faz sorteio de prêmios em dinheiro regularmente. A participação no programa também é válida para moradores de outras cidades, que tiveram serviços prestados por empresas de Salvador. 

Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?

O uso de certificado digital para a emissão de NFS-e via site da prefeitura de Salvador, ainda é opcional. 

Como vimos acima, o empreendedor pode optar por fazer o acesso ao portal via certificado digital. Nesse caso, o certificado pode ser nos modelos A1, A3 e A4. 

É importante ressaltar, que caso se opte por emitir a NFS-e via um emissor, a utilização do certificado digital é obrigatória. Dessa forma, normalmente os modelos de certificado aceitos são o A1 e A3. Vamos te ajudar a entender melhor a diferença entre os modelos abaixo: 

Certificado digital A1 

É um arquivo instalado no computador, não possui token ou smart card. Além disso, ele pode ser instalado em diversos computadores, o que facilita a operação da empresa. A validade desse modelo de certificado é de um ano.

Certificado digital A3

Neste formato, o certificado tem o formato de cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) ou token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizar em outro computador, é preciso informar uma senha específica. A validade desse tipo de certificado pode ser de até 5 anos. 

Certificado digital A4

O certificado digital A4 segue o mesmo padrão do A3. Ou seja, ele tem formato de token ou mesmo cartão com leitora. A principal diferença é que a criptografia dele é muito mais robusta. A validade desse tipo de certificado pode ser de até 6 anos. 

Posso usar um emissor de nota fiscal ao invés do programa da prefeitura?

Sim. Você pode optar por usar um emissor da sua preferência para a emissão de NFS-e em Salvador. Mas, é necessário que fique atento a um fator: o emissor escolhido precisa ser homologado na prefeitura. 

Existem diversos modelos de emissor no mercado. Cada um tem características diferentes, mas no geral suas funcionalidades são:

  • O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
  • Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
  • Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
  • É possível emitir o documento em lotes. 

Além do emissor de nota fiscal, o empreendedor tem optado também por programas mais completos de gestão e emissão do documento. 

Esses programas, são sistemas de gestão. Com ele, além de poder emitir vários tipos de notas fiscais, ainda é possível fazer o controle financeiro, de vendas e estoque. Todas as funcionalidade são integradas, trazendo a maior segurança das informações da empresa. 

O VHSYS é um sistema de gestão online, que possui todas essas funcionalidades. Com ele, o gestor otimiza tempo, automatiza rotinas e ainda consegue gerir a empresa de onde estiver. Você pode testar gratuitamente todas as funcionalidades do VHSYS. Aproveite!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

2 COMENTÁRIOS

GETULIO ALVES
28/09/2018 - 04:04:19

Prezados,
Estou com um cliente interessado em adquirir um impressor de nota fiscal eletrônica.
o número disponível de vcs no site, é de outra entidade.

Gabrielly Balão
02/10/2018 - 10:31:55

Bom dia Getulio!
Você pode entrar em contato por esse telefone: 0800 007 0017 ou via Whatsapp:(41) 9 9635-8261
Espero ter ajudado 🙂

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações