Conecte-se ao empreendedorismo

Como emitir NFS-e em Campo Bom-RS?

Tempo de Leitura: 4 minutos
NFS_e EM CAMPO BOM_VHSYS
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A emissão da nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é obrigatória em Campo Bom-RS desde 2012. 

Dessa forma, todas as empresas que prestam serviço para pessoas físicas ou jurídicas são obrigadas a emitir o documento. 

A NFS-e pode ser emitida pelo site da prefeitura, via aplicativo mobile, emissores de notas, desde que possuam homologação na cidade ou então por meio de sistemas de gestão empresarial, como o ERP da VHSYS.

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é NFS-e, como emitir o documento em Campo Bom e demais informações pertinentes à emissão da nota fiscal. Acompanhe! 

O que é NFS-e?

A nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) é um documento que comprova a prestação de serviço por uma empresa para pessoas físicas ou jurídicas. É por meio dela também que a correta arrecadação de impostos é garantida.

Além disso, emitir NFS-e traz ao empreendedor muitas facilidades.

Beneficios_NFS-e_empreendedor_VHSYS

O que é preciso para emitir NFS-e em Campo Bom?

Para que o contribuinte possa emitir nota fiscal de serviço em Campo Bom, é necessário fazer um requerimento junto a prefeitura. 

Nesse caso, a orientação no portal do ISS da cidade é que seja solicitada uma permissão para emissão de NFS-e no Protocolo Geral da Secretaria de Finanças

Além dos dados da empresa, também é necessário informar a quantidade média de notas emitidas no mês. Também é solicitado pelo órgão o faturamento do último ano-calendário. 

Após o pedido de credenciamento feito, o mesmo é analisado pela prefeitura. Se aprovado, o contribuinte recebe um e-mail com as informações de login e senha, para que então finalmente possa começar a emitir suas NFS-e. 

As notas fiscais podem ser emitidas tanto pelo programa da prefeitura quanto por um emissor, desde que homologado na cidade. 

Posso emitir NFS-e via celular?

A prefeitura de Campo Bom possui um aplicativo de emissão de NFS-e para celulares e celulares e tablets (iOS e Android). É uma boa opção para o rápido atendimento ao cliente de onde estiver ou quando houver problemas com a rede de internet, já que pode ser usado via 3G ou 4G. 

Para fazer uso do aplicativo é preciso:

Passo_a_passo_aplicativo_Campo_bom_NFS-e_VHSYS

Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?

Para a emissão de NFS-e via portal da prefeitura de Campo Bom não é preciso fazer uso do certificado digital. A autenticação é feita pelo usuário via login e senha.

Mas, se o contribuinte optar por utilizar outro emissor, é necessário que possua o certificado digital. Sendo assim, o certificado é solicitado para que o arquivo seja assinado digitalmente e identifique o transmissor das informações.  

O certificado digital possui dois modelos: o A1 e A3. Entenda abaixo qual a diferença de cada um:

Certificado digital A1 

É um arquivo instalado no computador, não possui token ou smart card. Além disso, ele pode ser instalado em diversos computadores, o que facilita a operação da empresa. 

Certificado digital A3

Neste formato, o certificado tem o formato de cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) ou token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizar em outro computador, é preciso informar uma senha específica. 

Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Preciso usar o programa da prefeitura ou posso usar outro sistema? 

Caso o empreendedor deseje, é possível sim usar outro programa para a emissão de NFS-e. Mas, é importante ficar atento ao escolher o emissor, pois ele precisa ter homologação junto a prefeitura de Campo Bom. 

A emissão de NFS-e em um programa específico pode ser muito mais vantajosa que o sistema da prefeitura. Veja abaixo alguns benefícios:

  • O armazenamento do documento é feito por 5 anos, como exige a lei;
  • Reduz seus espaços de armazenamento no escritório;
  • Além de NFS-e, pode emitir também demais tipos de notas como a NF-e e NFC-e;
  • É possível emitir o documento em lotes. 

Além disso, muitos empreendedores têm optado por um sistema de gestão com emissor de notas fiscais. Isso acontece, porque além de emitir os documentos, ainda consegue fazer a gestão do financeiro, vendas e estoque da empresa, de forma integrada. 

Dessa forma, a rotina é automatizada, aumentando a produtividade e eficiência do negócio. Além disso, as informações ficam centralizadas em um só lugar, podendo ser acessadas de qualquer lugar e hora, já que o sistema  é online. 

O VHSYS é um sistema de gestão empresarial que já é homologado para emitir NFS-e em Campo Bom (RS) e demais tipos de notas fiscais. Você pode conhecer todas as funcionalidades testando gratuitamente o sistema. Aproveite! 

Emissor_de_NFS-e_VHSYS
Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!