Todas as empresas que prestam serviços para outras empresas, ou para pessoas físicas, são obrigadas a emitir a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) em Hortolândia-SP .
O que você vai encontrar?
ToggleO documento comprova a prestação dos serviços e também garante a correta arrecadação de tributos e ajuda na diminuição da sonegação de impostos.
A NFS-e é um documento eletrônico, gerado e armazenado digitalmente no sistema da prefeitura ou mesmo em emissores homologados.
Em Hortolândia a prefeitura disponibiliza um sistema via web e aplicativo para emissão das NFS-e.
Neste post, vamos te ajudar a entender o que é NFS-e, como emitir nota fiscal de serviço eletrônica em Hortolândia e demais informações pertinentes sobre a nota fiscal. Confira !
Quais os benefícios de emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?
O que é preciso para emitir NFS-e em Hortolândia ?
Os dois primeiros processos são feitos pelo contador na abertura de sua empresa. Caso não possua a inscrição municipal, consulte a contabilidade, para que o registro seja feito perante a prefeitura.
Como solicitar a liberação para NFS-e em Hortolândia-SP?
1. Primeiramente, efetue o cadastro no portal do GissOnline e clique na opção “Ativar acesso contribuinte”.
2. Preencha o formulário com os seguintes dados: Inscrição Municipal, Nº do CNPJ / CPF.
Lembrando que esse processo só será possível se sua Inscrição Municipal estiver ativa. Caso sua empresa não tenha a inscrição, entre em contato com seu contador.
Clique em “visualizar senha” e a sua senha de acesso será gerada.
3. Agora entre novamente no portal GissOnline, na área destinada aos “contribuintes que possuem acesso” e digite seu login e senha. No seu primeiro acesso será necessário alterar a senha para uma de sua preferência e após isso preencha um cadastro com os dados da empresa.
4. Depois de finalizar o cadastro, faça o login novamente no portal, clique no campo prestador e depois em AIDF/NFE > Solicitação de AIDF/NFS-e, preencha a solicitação para emissão de NFS-e. Após isso, você terá que aguardar o prazo para liberação do cadastro.
5. Após obter a senha de acesso no portal GissOnline e liberação da prefeitura para emissão de NFS-e, acesse o portal do Ginfes.
6. Clique na opção “Acesso exclusivo prestador “, opção destinada ao prestador de serviços, que poderá efetuar a emissão, consulta, substituição e cancelamento da NFS-e.
7. Indique a forma de acesso:
8. Fazendo o seu login no sistema você terá acesso a o menu, agora para emitir as NFS-e basta efetuar o cadastro com os dados da empresa clicando em “Manutenção” .
9. Concluindo os passos anteriores você já estará apto a emitir NFS-e! Para mais detalhes e passo a passo de como emitir NFS-e pelo sistema Ginfes, acesse o manual disponível no site do sistema.
As notas fiscais podem ser emitidas tanto pelo Ginfes, como por um emissor de nota fiscal.
Preciso de certificado digital para emitir NFS-e?
Para a emissão de nota fiscal de serviço de forma manual utilizando o sistema da prefeitura não é necessário ter o certificado digital, agora se você que automatizar o processo usando um programa específico, neste caso o certificado digital torna-se obrigatório.
O certificado digital pode ser nos modelo A1 e A3 e precisa ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Entenda abaixo qual a diferença de cada certificado digital:
Certificado digital A1
É um arquivo instalado no computador, não possui token ou smart card. Além disso, ele pode ser instalado em diversos computadores, o que facilita a operação da empresa.
Certificado digital A3
Neste formato, o certificado tem o formato de cartão (precisa de leitora para ser acessado em um computador) ou token. Ele não é tão prático quanto o modelo A1, pois para utilizar em outro computador, é preciso informar uma senha específica.
Como tornar mais prático o processo de emissão de NFS-e?
Apesar do Ginfes ser uma opção gratuita, será necessário emitir manualmente cada NFS-e individual. Caso a empresa tenha um volume grande de emissão de notas fiscais, é possível automatizar e agilizar o processo utilizando um emissor de nota fiscal integrado a um sistema de gestão, como o ERP da VHSYS.
Com um sistema de gestão com emissor de notas, você vai cadastrar seus produtos (ou serviços), clientes, transportadoras no sistema e, quando for emitir nota, basta selecionar o item desejado que o sistema faz o preenchimento da nota. Isso te permite reduzir o tempo de emissão em menos da metade!
Além disso, ainda é possível fazer o controle financeiro, de vendas e estoque. Todas as funcionalidade são integradas, trazendo a maior segurança das informações da empresa.
O VHSYS é um sistema de gestão online, que possui todas essas funcionalidades. Com ele, o gestor otimiza tempo, automatiza rotinas e ainda consegue gerir a empresa de onde estiver. Você pode testar gratuitamente todas as funcionalidades do VHSYS. Aproveite!