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Melhores datas comemorativas para vendas

Tempo de Leitura: 5 minutos
Algumas datas já são figurinhas carimbadas no calendário anual, quando o assunto são as datas comemorativas para vendas! E é neste cenário, em que todos os tipos de comércios criam campanhas promocionais e diversas outras maneiras de atrair clientes, e aproveitar essa super oportunidade!

Você sabia que existe um calendário que informa e define quais são as datas comemorativas que prometem se destacar no ano? Então continue a leitura para descobrir e ficar por dentro do assunto, para se aproximar do público e criar uma super estratégia!

Veja o que vai acompanhar aqui:

O que são datas comemorativas?

As datas comemorativas tem como principal objetivo destacar alguma data ou marco de algum acontecimento, que pode por exemplo homenagear alguém ou colocar em pauta algum aspecto cultural. Normalmente essas datas são instituídas por algum órgão do Governo ou Estado,  e depois de toda a definição elas são incluídas em um calendário oficial.  

Além disso as datas que possuem maior significância dentro de todo o aspecto cultural Nacional podem ser transformadas em feriados municipais, estaduais ou nacionais.

Vale ressaltar também que algumas datas são criadas devido algum caráter político, como por exemplo a comemoração do dia da Independência,  em 7 de Setembro, ou da Proclamação da República em 15 de Novembro. Esses são alguns exemplos de datas que têm uma representatividade para o nosso país, e destaca algumas conquistas para formação da nossa sociedade.

Existem também, algumas datas que foram criadas estrategicamente, e funcionam unindo toda a questão do marketing e da publicidade e propaganda como o Dia dos Namorados aqui no Brasil, esta é uma ótima data para vender mais.

Por fim, podemos citar também as datas que marcam momentos muito importantes como o da resistência e contra a opressão e exploração, como exemplo, temos o dia 8 de março de Internacional da Mulher. São tantas as datas, que ficaríamos horas e horas falando aqui.

Mas, agora que já sabemos a definição de datas comemorativas, ainda existe uma dúvida, afinal como elas impactam nas vendas? Veja a seguir.

Como as datas comemorativas impactam nas vendas?

As datas comemorativas funcionam como uma super oportunidade de você impulsionar e a alavancar o seu negócio, através de ações de marketing,  e estratégias que juntas façam sentido para o seu público. Esse é o momento em que o consumidor está mais propenso, e disposto na hora de comprar. Segundo uma pesquisa realizada pela (Webshoppers da Ebit Nielsen), 34% do faturamento do e-commerce de todo o Brasil em 2020 era representado pelos dias festivos.

Com isso, podemos concluir, que o período tem uma super influência na hora de convencer o consumidor a abrir o bolso e gastar um dinheirinho para presentear alguém ou a si mesmo. Além de tudo isso, com as datas comemorativas você pode utilizar-se de propagandas para alcançar outras pessoas, e divulgar o seu negócio através de novas ofertas, promoções ou descontos.

Sabe aquela mercadoria que anda parada por aí? Você pode aproveitar esse momento para limpar ou renovar o estoque, além de prospectar a sua marca e atrair novos clientes que futuramente possam vir a fazer novos negócios.

Então, vamos aproveitar para conhecer quais são as melhores datas comemorativas para impulsionar o marketing do seu negócio e se destacar no mercado? 

Quais são as melhores datas comemorativas para vendas?

Normalmente o calendário para as datas comemorativas, é atualizado anualmente, para que as empresas conheçam quais são as datas mais relevantes para o comércio de uma maneira mais rápida.

E isso existe para que você consiga se organizar e fazer um planejamento com antecedência, que vai te auxiliar em quais pontos você deve focar como: quais produtos separar, quais serão as condições comerciais, qual o volume de estoque, marketing, e logísticas por exemplo.

Separamos um resumo bem básico para você ficar por dentro das datas comemorativas mais importantes para as vendas neste ano!  Veja a seguir a nossa lista de datas para aproveitar e criar ótimas oportunidades de promoções e vendas:

  • Dia da gratidão 06/01;
  •  Dia da Saudade 30/01;
  •  Valentine’s Day 14/02;
  •  Carnaval 25/02;
  •  Dia do consumidor 15/03;
  •  Páscoa 17/04;
  •  Dia do trabalho 01/05;
  •  Dia das Mães 08/05;
  •  Dia dos namorados 12/06;
  •  Dia mundial do rock 13/07;
  •  Dia dos Avós 26/07;
  •  Dia dos pais 14/08;
  •  Semana do Brasil,  início de setembro;
  • Dia do cliente 15/09;
  •  Dia das Crianças 12/10;
  •  Halloween 31/10;
  •  Black Friday 25/11;
  •  Cyber Monday 28/11;
  •  Natal 25/12

Destacamos ainda, que dentro do Comércio Varejista em geral a data comemorativa que apresenta maiores resultados para venda é o período do Natal, afinal é uma data no qual os presentes são distribuídos tanto para homem, como mulher, avós, tias, primos, crianças…

Essa é uma data que de longe apresenta o maior movimento no comércio, além disso, as lojas vêm se destacando cada vez mais com as vitrines e suas decorações, promoções e toda antecedência para o período.

Em segundo plano, temos a Black Friday que vem crescendo ano a ano. As vendas nesta data, estão criando cada vez mais expectativas, pois a tendência é de que as pessoas aproveitem as promoções do final de Novembro para antecipar as suas compras para o fim do ano. Temos também em terceiro plano o Dia das Mães, Dia das Crianças , Páscoa e Dia dos Namorados que esta bem pertinho.

Agora que você já tem todo o calendário das datas comemorativas que mais vendem, é hora de botar a mão na massa e aprender como você pode aplicar algumas estratégias para vender cada vez mais! Confira abaixo algumas dicas.

3 dicas para vender mais no dia dos namorados

Agora que você está por dentro das datas comemorativas que mais impactam as vendas, chegou a hora de aprender como você pode aplicar estratégias para ter melhores resultados e impulsionar suas vendas

Separamos 3 dicas para você aplicar e arrasar agora no dia dos namorados.

Dica 1: Antecipação

Antes de tudo é preciso ter uma boa antecipação em todo o seu planejamento,  para que itens como precificação, descontos, quantidade de itens disponíveis,  entre outros, possam ser estabelecidos, para que a sua campanha  tenha uma boa efetividade.

Não se esqueça que o sucesso de uma campanha tem muito a ver com a vantagem que você está oferecendo, coloque-se no lugar do consumidor, você adoraria uma boa oferta não é mesmo?

Negocie com seus fornecedores de uma maneira antecipada, para conseguir melhores descontos sem comprometer o seu lucro.

Dica 2:  estude o perfil do seu cliente

Antes de sair aplicando qualquer estratégia por aí, é preciso conhecer o seu público, entender as suas necessidades, suas dores e compreender quais são suas expectativas, para quê dessa forma você e o seu time saibam como agir para coordenar tudo isso.

Fique de olho na sua concorrência, e lembre-se de desenvolver sugestões atrativas tanto para os clientes como para sua empresa, sempre pensando um pouco fora da caixa e oferecendo algo novo.

Dica 3:  capriche no marketing

Depois de todo o trabalho feito é hora de focar na divulgação da sua campanha!  Separe um tempo para planejar a sua comunicação e definir em quais canais estarão presentes, sejam nas redes sociais WhatsApp, blogs, TV ou rádio.

Se você trabalha também com e-commerce não se esqueça de preparar toda a sua plataforma para que ela atenda o seu público, da maneira esperada sem sobrecarregar o sistema. Essa é a hora de vender o seu peixe, então caprichem no modelo da campanha!  

Produza conteúdos relevantes e que transmitam aquilo que a sua empresa acredita de uma maneira única e diferente, para conseguir atrair a atenção do cliente e possivelmente converter em uma compra. Por fim, não se esqueça de acompanhar as suas métricas e levantar por um balanço, para averiguar os itens que deram certos e aqueles que podem ser melhorados!

Agora que você sabe tudo sobre as datas comemorativas, que tal encaixar um tempinho na sua agenda para programar a próxima data comemorativa para o seu negócio e alavancar os resultados das suas vendas? Agora é com você 🙂

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