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Principais datas comemorativas de 2021: dicas para aumentar as vendas no comércio

Quem trabalha com comércio sabe o quanto é importante estar por dentro das datas comemorativas durante o ano. Mas para que as estratégias de venda funcionem corretamente, o ideal é desenvolver um planejamento que considere as datas sazonais que mais fazem sentido para o negócio.

E para te ajudar nisso, compilamos aqui neste post as principais datas comemorativas de 2021. Assim você não perde nenhuma oportunidade! 😉

Veja o que você vai ler aqui:

Feriados nacionais em 2021

Confira a lista completa dos feriados nacionais em 2021:

  • 1º de janeiro (sexta-feira) – Confraternização Universal 
  • 2 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo 
  • 21 de abril (quarta-feira) – Tiradentes 
  • 1º de maio (sábado) – Dia Mundial do Trabalho 
  • 7 de setembro (terça-feira) – Independência do Brasil 
  • 12 de outubro (terça-feira) – Nossa Senhora Aparecida 
  • 2 de novembro (terça-feira) – Finados 
  • 15 de novembro (segunda-feira) – Proclamação da República 
  • 25 de dezembro (sábado) – Natal

Datas comemorativas

Janeiro

07 – Dia do Leitor

Data dedicada aos apaixonados pela leitura. Ideal para o comércio de livros, revistas, mangás e HQs. Incentive seus clientes a consumirem mais cultura lançando promoções em kits e coleções de livros.

26 – Dia da Gula

Data excelente para incentivar o consumo de doces e guloseimas. Convide seus clientes para experimentar seus produtos e ofereça promoção em combos deliciosos.

30 – Dia da Saudade 

Ótimo dia para mostrar aos clientes inativos que está com saudade deles. Ofereça cupons de desconto para que ele aproveite a data comemorativa para comprar lembranças em sua loja e volte a ser um cliente ativo. 

Fevereiro

14 – Dia de São Valentim

O  Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, é o dia dos namorados no exterior. Apesar de ser uma data internacional, mais e mais pessoas estão comemorando esta data aqui. Aproveite a oportunidade para criar ofertas que podem render um bom movimento na sua loja física ou online. 

16 – Carnaval

Período oportuno para sua loja entrar na folia e vender fantasias, ornamentos e deixar sua vitrine muito animada. Ideal também para montar pacotes de viagens para locais comemorativos ou mais sossegados. 

Março 

08 – Dia Internacional da Mulher

Aproveite para criar campanhas voltadas ao público feminino. Lojas de qualquer ramo podem aproveitar a data. Use a criatividade para vender produtos ou kits que agradem a todos os gostos.

15 – Dia do Consumidor

Foco nas promoções e liquidações. Crie ações que mostrem que o seu cliente é importante. Por exemplo, se o cliente desistir da compra, estenda o prazo para cancelamento ou para a troca do produto. 

20 –  Início do Outono

Divulgue o lançamento da nova coleção e  verifique se ainda tem no estoque alguma coisa do conjunto anterior. É hora muito boa de fazer uma liquidação e também oferecer a nova coleção com preços bem bacanas. 

Abril

04 – Páscoa

Data importante para oferecer chocolates, artesanatos e artigos religiosos.  Capriche na decoração da loja física e online. Monte kits, cestas e faça promoções de itens que vendem o ano todo com preço bem acessível. 

23 – Dia Mundial do Livro

 Invista em promoções especiais para livros, coleções e acessórios. Oferte cupons de desconto, itens personalizados e brindes que atraiam a atenção do público para sua loja.

26 – Dia do Frete Grátis 

Última semana de abril passou a ser comemorada a poucos anos. Usada para oferecer o frete grátis e em apenas para algumas regiões ou para compras acima de um determinado produto ou valor. Caso não tenha uma transportadora, é uma boa oportunidade para fazer parcerias.

Maio

09 – Dia das Mães

Aproveite o potencial do dia das mães para aumentar as vendas e atrair novos consumidores. Ideal para ofertar kits, promoções e produtos personalizados com lindos cartões comemorativos.

25 – Dia do Orgulho Nerd

Ótima data para movimentar seu negócio. Aproveite para ofertar livros, videogames e todos os artigos do universo geek. Uma decoração temática cai muito bem. 

Junho

12 – Dia dos Namorados

Data super movimentada e ideal para venda de  kits para casais e promoção “pague 1, leve dois”. Faça uma decoração para atrair o seu cliente a encontrar o presente ideal para a pessoa amada em sua loja.

21 – Início do inverno

Ótima data para realizar ações que colocam em evidência as  roupas de frio e artigos de inverno. Lançamento da coleção nova ou campanha temática para promover os itens são uma excelente opção.

28 – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ 

Dia de celebrar a diversidade e utilizar as cores do arco-íris. Apoie a luta do movimento promovendo campanhas e ações relevantes para a data.

Julho 

13 – Dia do Rock

Ótima oportunidade de vendas de instrumentos musicais, CDs e artigos para os amantes desse gênero musical. Crie campanhas para vender os artigos desejados de forma criativa também nas redes sociais.

30 – Dia do Amigo 

Ideal para promoções como “indique um amigo”, combos ou cupons de desconto. Incentive o seu cliente a presentear um amigo lançando promoções bem atrativas e divertidas.

Agosto 

08 – Dia dos Pais

Data especial que movimenta bastante o comércio. Ótima para presentear com kits, benefícios e cupons. Não esqueça de adaptar a comunicação e a decoração do seu negócio.

15 – Dia da Informática

Ótimo para divulgações de produtos tecnológicos, acessórios de informática e lançar kits. Cupons e a mensagem de frete grátis são muito bons para atrair o público desejado. 

Setembro

13 – Dia da cachaçaIdeal para o segmento de bebidas. Crie um festival para ofertar seus produtos! É ótimo para divulgar seus itens ou até mesmo lançar uma nova bebida artesanal.

15 – Dia do Cliente

Aproveite para fortalecer as relações com os seus clientes. Oferte descontos especiais e criar um programa de fidelidade pode ser uma ótima oportunidade.

22 – Início da Primavera

Grande oportunidade de dar visibilidade aos ornamentos e suporte para vasos, flores e objetos para jardinagem são bons itens para as promoções. Novas coleções e campanhas temáticas são uma ótima opção.

Outubro

4 – Dia Mundial dos Animais

Data boa para criar campanhas atrativas e divertidas para impulsionar as vendas do seu petshop ou de artigos para animais. Dar algum mimo também cai muito bem.

12 – Dia das Crianças

Data que movimenta muito o comércio. Faça campanhas voltadas para o público infantil e destacando os benefícios do seu produto. 
31 – Halloween ou dia das bruxasDecore sua loja para o dia das bruxas! É uma ótima data para ofertar fantasias, doces e artigos de decoração. Rende um movimento muito bom e é ideal para criar campanhas temáticas bem divertidas e misteriosas.

Novembro

26 – Black Friday 

Umas das datas mais esperadas do ano, todos os setores podem aproveitar. O impulsionamento nas vendas é enorme. Planeje suas ações para o evento e ofereça bons descontos para atrair seus clientes.

29 – Cyber Monday

Os descontos continuam em algumas marcas após a Black Friday. Usada para continuar as ofertas e atrair mais clientes. Uma estratégia boa é diversificar os produtos.

Dezembro

21 – Início do verão

Período muito oportuno para potencializar as vendas de artigos moda praia e óculos de sol. Destaque seus produtos criando  belas campanhas.

25 – Natal 

Aproveite a data para trabalhar todo segmento. Por ser uma data muito esperada e agitada, não deixe para criar a comunicação e as ofertas em cima da hora. Planeje desde cedo e vá aprimorando durante o mês de dezembro. 

31 – Véspera de Ano-novo 

Use a oportunidade que o ano-novo traz e feche o ano com chave de ouro fazendo promoções e liquidações. Aproveite para agradecer seu cliente pela confiança e divulgar seus produtos.

Como preparar seu negócio para as datas comemorativas em 5 passos

Preparar o seu negócio para as datas comemorativas com antecedência é a chave para o sucesso nas vendas. Em resumo, essa preparação inclui alguns fatores que não são somente externos, como divulgação e decoração, mas também os processos internos, como estoque e quadro de funcionários para suprir as demandas de atendimento.

Definir as datas

Escolha as datas que combinam com a sua loja. Filtre as datas que realmente podem ser importantes e que combinam com o segmento do seu negócio. Isso terá um impacto positivo no seu cliente.

Entender as preferências e necessidades de seu público-alvo pode ajudar sua loja a determinar a melhor data do ano para desenvolver uma estratégia de venda assertiva.

Estoque

Sempre verifique o estoque. Especifique as condições, organize as saídas e entradas e, em seguida, avalie se precisa ou não adquirir novos itens.

Caso precise se desfazer de alguns itens do seu estoque, crie edições especiais para a data comemorativa, descontos progressivos ou kit temáticos e limitados para atrair o público. Assim, você gera um senso de urgência e reduz os itens em excesso. 

Pessoal

Analise se a quantidade de funcionários que possui no momento suportam os preparativos para as comemorações.

Treine sua equipe para atender a demanda com agilidade e qualidade. Capriche nas orientações para que os seus vendedores consigam atender e solucionar as necessidades dos clientes.

Manutenção

Sua loja física precisa de alguma melhoria ou manutenção? Aproveite para cuidar do seu espaço enquanto ainda dá tempo.

Fazer um levantamento das melhorias que precisam ser feitas antes da data comemorativa é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. E também, evitar alguma surpresa desagradável durante o período em que sua loja está cheia. 

Decoração

Adicione um toque extra de decoração na sua loja para ajudar a se destacar da multidão na data esperada. 

Montar uma vitrine bem elaborada é importante para expor os produtos que você deseja destacar na sua loja. Isso também serve para sua loja virtual! Que pode ser decorada para atrair o público online. Mas a decoração deve ser compatível com a data comemorativa escolhida.

Você pode pedir ajuda de um profissional ou envolver toda a sua equipe para ajudar a planejar e a decorar.

6 dicas para continuar lucrando com produto sazonal fora de época

Se você possui um negócio sazonal, sabe que gerenciar os altos e baixos de suas vendas pode ser um desafio. Mas só porque os negócios estão lentos não significa que você tenha que ir devagar com eles. Aqui estão algumas ideias para fazer os meses de baixa temporada trabalharem para você:

1 – Planeje com antecedência

Em alguns casos, é difícil prever quando ocorrerão as variações. No entanto, ao se manter atualizado com as tendências do mercado e ficando de olho nas mudanças financeiras, você pode responder rapidamente quando ocorrer alguma variação.

2 – Parcerias

Experimente parcerias criativas com outras empresas locais. Ofereça cupons para os negócios uns dos outros, incentivando os clientes a ir e vir. Por exemplo, uma sorveteria pode dar cupons para os clientes de um restaurante típico e vice-versa.

3 – Faça uma análise de tendências

Estudar as tendências e fazer o planejamento dos produtos que terão uma demanda maior durante o período sazonal, pode te ajudar a ter ideias criativas para o seu negócio. 

Além disso, você consegue  definir a quantidade de mercadorias que devem ser adquiridas, o que evita comprar mais ou menos dos produtos durante todo o período.

4 – Reduza o estoque excedente

Uma boa organização antecipada e comunicação entre os setores pode ser um diferencial na hora de avaliar o excesso dos produtos no estoque. Planeje descontos e liquidações sem perder dinheiro. 

Aí entra em ação o controle do fluxo e  o giro dos produtos no estoque.

O giro de estoque é uma ferramenta muito importante para avaliar a eficiência da sua gestão de estoque.

5 – Anuncie 

Um bom plano de marketing pode ajudar a superar as baixas sazonais, por exemplo. Você também deve criar campanhas que atraiam clientes. Para isso, aproveite ao máximo o potencial das redes sociais.

6 – Treine sua equipe

Certifique-se de que os membros de sua equipe sejam bem treinados para lidar com o aumento da demanda.

Essas dicas vão assegurar que a sua temporada de vendas tenha uma boa base o ano todo. Com sua campanha de marketing e o seu site pronto, você será capaz de incorporar facilmente suas estratégias e seu negócio estará focado em fornecer uma experiência positiva para seus clientes.


Para que você tenha uma gestão simples e completa do seu negócio e possa aproveitar todas as datas, é importante ter um sistema de gestão eficiente. Além da emissão de nota fiscal, no vhsys você faz a gestão completa do seu financeiro, estoque e vendas, além de ter acesso a relatórios, ferramentas de divulgação, venda online e muito mais!

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