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Sua loja está preparada para o Dia dos Namorados?

Depois do Dia das Mães, outra data promissora e que traz muitas oportunidades no comércio é o Dia dos Namorados, celebrado dia 12 de junho no Brasil.

Apesar do atual cenário, a pandemia ajudou a estreitar alguns laços e mostrou como as demonstrações de afeto são importantes, mesmo que de forma virtual por causa do distanciamento social.

Falta pouco, mas ainda dá tempo de aproveitar a ocasião e alavancar suas vendas. Confira nossas dicas!

Decoração temática

Uma vitrine bem decorada atrai o cliente, seja na loja física ou virtual. A ambientação temática indica que sua loja se preparou para essa data.

Lembre-se de que o Dia dos Namorados está totalmente ligado ao sentimentalismo e ao romantismo. Por isso, encantar o cliente é essencial para fazê-lo entrar e conferir as ofertas e os produtos.

Mas não se preocupe: não precisa de muita coisa para decorar a sua loja e deixá-la cheia de amor, seja ela física ou virtual. 

Loja física

Poucos itens podem ser usados para decorar a sua loja. Comece definindo clima aconchegante com luzes. Use velas, pisca-pisca e outras fontes de luz para definir a atmosfera do ambiente. 

Mas lembre-se de que seu produto é o protagonista! Use as luzes para destacar os principais itens. 

Alguns balões, um quadro negro com mensagens, corações, papel picado e outros adereços nas cores vermelho ou rosa já são o suficiente para proporcionar uma ótima experiência para o cliente.

Loja virtual

Se você tem uma loja virtual e quer atrair vários cliques, comece colocando um pop-up de boas-vindas temático com uma mensagem encantadora. 

Um banner com as ofertas do dia, como “compre 1 leve 2”, ou destacar os itens mais comprados ou que têm um tempo limitado são ótimos para estimular a compra.

Outra ideia é editar as fotos dos produtos de forma temática, inserindo bordas ou molduras com corações ou fitas, por exemplo.

Analise os padrões de compra

Para sua loja realizar boas vendas, é importante acompanhar as tendências de consumo nessa data. Por isso, faça um levantamento dos produtos mais vendidos nesse período em anos anteriores. 

Além disso, conte sempre com a internet! Realize pesquisas no Google e também nas redes sociais para descobrir o que está em alta neste ano, e quais são as dicas que os principais sites, blogs e influenciadores estão dando para esse Dia dos Namorados. 

Assim, você estará 100% preparado para atender a uma grande demanda ao oferecer o produto certo.

Brindes e promoções

Aproveite a data para oferecer um diferencial aos seus clientes. Que tal uma embalagem temática para empacotar as compras? Ou um brinde para o casal?

Além disso, gerar urgência ou destacar o “somente hoje” ajudam o cliente a ter a ação de comprar aquele produto aproveitando o desconto. 

Cupom para a próxima compra ou combo de “pague 1 leve 2” também são boas opções para chamar a atenção do cliente.

Uma promoção, se bem planejada e sem afetar negativamente a saúde financeira da empresa, é sempre bem-vinda. Por isso, faça bem os cálculos para não sair no prejuízo.

Estoque

Como toda boa data comemorativa, as vendas começam pelo menos duas semanas antes e continuam por, pelo menos, até uma semana depois das festividades.

Leve em consideração as possibilidades de trocas de produtos, não deixe de dar atenção ao seu estoque, que deve estar bem abastecido para o intenso movimento da data sazonal.

Com base no volume de vendas dos anos anteriores, é possível conhecer os produtos mais populares da época. Planeje bem seus pedidos aos fornecedores para evitar o risco de não ter como vender devido à falta de estoque.

Equipe

Invista na contratação de temporários para atender à demanda de clientes e ofereça capacitação adequada para seu time. Além de entender os processos da loja, todos devem conhecer bem os produtos para tirar dúvidas.

Além de um treinamento completo para o atendimento ao cliente na loja física, deixe sua equipe preparada para o atendimento ao cliente nas redes sociais e pelo SAC da sua loja.

Após o Dia dos Namorados, é interessante realizar o pós-venda com uma pesquisa de satisfação para identificar como foi a experiência do cliente durante a compra e também com o produto em si.

Redobre os cuidados com a entrega

Não importa a época do ano, a entrega é sempre um ponto fraco para os compradores online. No entanto, durante a temporada de compras de presentes, isso se torna uma questão ainda mais delicada.

Quando alguém pretende comprar um presente para entregar em uma data específica, a primeira coisa que verifica é o prazo de entrega.

O consumidor não tolera atrasos. Portanto, apresente prazos de envio realistas e certifique-se que a equipe de entrega tenha capacidade operacional para fazer as entregas dentro do prazo.

Divulgação

Para o marketing do Dia dos Namorados, invista em uma comunicação temática para sua empresa usando as redes sociais, e-mail marketing e SMS promocional.

Isso ajudará a atrair mais clientes interessados no seu produto ou serviço. Para isso, você pode:

  • Promover um concurso de fotos do Dia dos Namorados em sua página do Facebook ou Instagram;
  • Realizar um sorteio e dar um produto favorito ou em destaque para os que compartilharem e curtirem alguma publicação específica;
  • Criar um desconto exclusivo para as redes sociais.

Outra opção interessante é patrocinar seus posts, criando anúncios para o público que você quer atingir. Isso demanda um investimento a mais, mas é uma ação assertiva.

Gestão automatizada

Em épocas de concorrência acirrada e alto movimento, é necessário manter a empresa sob controle. 

Para que você acompanhe os resultados das suas vendas, experimente utilizar um sistema online de gestão empresarial, como o vhsys, que centraliza todas as áreas da sua empresa em um só local.

No vhsys você tem o controle de:

✔️ Vendas

✔️ Estoque

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Além disso, com o vhsys você organiza e categoriza suas transportadoras, carteira de clientes e otimiza seu tempo com o sistema de controle de pedidos de forma rápida e dinâmica.

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