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Como fazer promoção de vendas eficiente

Tempo de Leitura: 6 minutos
Faço promoção de leve 3 pague 2? Faço desconto progressivo? Dou 50% de desconto? Coloco tudo a um valor só na loja? Essas são dúvidas recorrentes de todo dono de loja, antes de planejar uma promoção.
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Realizar uma promoção de vendas pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, os lucros. No entanto, se mal planejadas elas podem trazer prejuízos.

Como preparar uma boa promoção? Como se preparar para elas? E como saber a melhor hora de oferecê-las? Não existe receita pronta!O primeiro passo é analisar o seu cenário para entender qual é a melhor forma de incentivar o seu consumidor a comprar e ainda ter lucros.

Se você não sabe como começar, e quer aprender a fazer promoções, fique por dentro deste artigo e veja o conteúdo que preparamos para você:

Promoção ou liquidação?

A diferença central entre as estratégias de vendas é que a liquidação é feita, em geral, para que a empresa mantenha o controle de estoque. Ou seja, realiza-se a liquidação quando os empresários entendem que há necessidade de diminuir a quantidade de produtos armazenados, muito comum em mudanças de estação e de linhas de produtos.

Já a promoção tem a intenção de alavancar as vendas, promovendo a marca ou linha de produto. Tanto a liquidação quanto a promoção podem se valer de descontos, vantagens no prazo ou forma de pagamento, entre outras.

Como preparar sua promoção?

Para que uma promoção de vendas seja bem sucedida é preciso muito planejamento. Uma das questões centrais a ser analisada é qual o custo dos produtos, ou serviço, a ser oferecido e a melhor maneira de promovê-lo. É muito importante, se sua empresa e equipe tem condições de realizar o controle de vendas de maneira eficiente. Verifique se tem pessoas suficiente e se o espaço físico comportaria um contingente grande de clientes.

Determine objetivos da promoção

Determine que objetivos atingir com a promoção. Aumentar o público? Liberar espaço no estoque? Com isso pense sobre qual “a vantagem” a ser oferecida ao público, descontos, prazos especiais, sorteio ou vale-brinde? Pense como seu cliente pensaria e então seja claro ao apresentar a promoção.

Mantenha a transparência

Confiabilidade é a única maneira de fazer com que seu negócio siga em frente. Não são raros os casos em que empresários pensam estar “enganando” o público oferecendo um desconto pequeno como se fosse grande, veja os casos da Black Friday em que consumidores reclamam de promoções do tipo “metade do dobro”. Honestidade é a melhor saída.

Definir qual o tipo de liquidação

Fazer uma autopromoção sem planejamento é um erro comum para iniciantes no assunto e deve ser evitado. Afinal, em uma loja, tudo tem que ser feito por um motivo, por mais trivial que pareça o passo.

Por exemplo, que propósito você planeja para uma campanha publicitária? Vender produtos o ano todo em estoque? Chamar novos clientes? Apresentando uma nova coleção de algo? Seja anunciado? Aproveitar a venda de outros produtos não comerciais?

Sempre que você inicia uma nova promoção, o objetivo deve estar bem definido, pois pode determinar quais tipos de estratégias você utiliza e as melhores formas de fazê-lo.

Indique quais os descontos e vantagens reais da promoção, bem como qual o prazo para ser usufruída. Fique sempre atento à sazonalidade, às datas comemorativas, por exemplo. Promoções no início do mês tendem a ser mais exitosas se forem pensadas para pagamentos à vista. No fim do mês, por exemplo, pense em oferecer maiores prazos de pagamento;

4 tipos de promoções mais usadas.

Desconto à vista: é quando você lojista, dá uma vantagem de compra, e este valor fica de média a 5 a 10% dependendo do nicho e quando você gostaria de ofertar, baseado no seu produto, o ideal é produtos de baixo ticket. Pode ser ofertado no pix que hoje é uma das modalidades mais utilizadas e que tem giro rápido, mais dinheiro em caixa e maior controle financeiro.

Cashback: é possível que em cada venda que você realize, seu cliente receba um percentual de reembolso durante a promoção. É como um plano de pontos, mas em vez de ganhar pontos por compra, você ganha dinheiro. Ou seja, seu cliente voltará a comprar com você para utilizar este cashback ,e você poderá aproveitar a oportunidade para ofertar outros produtos.

Desconto em porcentagem: 20% 30% nos seus produtos, esta promoção é comum, um exemplo é o número de peças, leve 1 camiseta ganhe 10% de desconto leve 20%, quando maior o número de peças maior o desconto, isso vai estimular na decisão de compra, e incentivar a descoberta de novos produtos que talvez ele nem tinha se interessado no primeiro momento.

Frete Grátis: sempre é interessante, estudos apontam que 44% dos carrinhos abandonados são afetados diretamente pelos custos do frete. Desta forma, ter um frete gratuito poderá minimizar a taxa de carrinhos abandonados e aumentar a chance de conversões de sua loja, incrementando assim o faturamento e o lucro de seu negócio.


Como fazer promoção de vendas eficiente

Divulgação 

Com base em seus objetivos e resultados de seus concorrentes, selecione um ou mais canais para divulgar suas promoções. Divulgar de forma efetiva é essencial. As redes sociais são o melhor canal para aumentar sua base de clientes.

O instagram, por exemplo, é a rede social que possui mais engajamento, por isso separamos algumas dicas, não só para potencializar suas vendas na promoção mais para criar conexão com seus seguidores e potenciais clientes.

1- Utilize seus stories: stories do Instagram tem mais recursos de interação, é uma ótima forma para criar uma conexão com seu público, anunciar coisas do dia a dia, contar a sua rotina, um processo da sua empresa, ou bastidores do seu produto.

Utilizar também para chamadas sobre uma promoção ou lançamento de produto. É importante deixar sempre o seu desconto destacado de forma chamativa. Nunca esconda seu preço! Assim vai movimentar seus consumidores e de quebra conseguir vendas.

2- Faça enquetes: É importante que você conheça o interesse da sua base, até para criar uma promoção, identificar o que seu público mais deseja, pode ser mais assertivo na decisão de qual produto colocar em promoção.

3-Faça parcerias com lojas que vendem produtos complementares ao seu, uma parceria é muito legal, assim você também pode ganhar potenciais clientes que se identifiquem com seu produto ou serviço.

Parceria externa com influenciadores também é uma ótima opção, e caso não tenha investimento para influenciadores mais conhecidos, inicie com aqueles que estão iniciando mas com engajamento em seus perfis.

4- Vídeos ao vivo/ Vídeos Reels -possui grande potencial no engajamento lojas que fazem lives e vídeos com estratégias. A melhor forma de se conectar com sua audiência é conversando ,não torne o seu ao vivo em um comercial de vendas de produtos , é importante interagir, contar histórias que prendam a atenção do seu público, dar dicas e ajudar o seu cliente.

5-  Lista de transmissão no whats para avisos. é muito utilizado, não apenas para vender e divulgar promoções, mas para compartilhar conteúdos exclusivos com os clientes por exemplo, ou avisar que uma nova coleção chegou.

6- Comece a investir em anúncios de tráfego pagos , desta forma você irá multiplicar as forças e poder da sua ação, da sua promoção ou do seu conteúdo..  Post atômico é uma estratégia poderosa que leva mensagem para mais pessoas que uma publicação normal faria, por exemplo. Atinja novos públicos.

Dicas bônus para criar uma relação com seus clientes nas redes sociais:

1- Entenda que seu negócio se resume em ajudar pessoas. Então dê dicas, crie conteúdos pautados com objetivo de mostrar benefícios do seu produto, e resolver os possíveis problemas que seus clientes podem enfrentar, assim terá grandes oportunidades.

2- Compreender que a rede social é uma vitrine, invista em boas imagens, boas fotos dos seus produtos.

3- Frequência leva a excelência, quanto mais constância em aparecer, criar conteúdo, mais chances de entender onde está errando e onde está acertando ao se posicionar pro seu público. Não é do dia pra noite, mas assim que se cresce nas redes sociais.

É preciso estar atento ao seu público, e como ele compra e gosta de ser atendido. Saber como seus clientes pensam é a melhor estratégia de vendas para uma promoção de vendas eficiente e um resultado astronômico. 

Além disso, estar atento as tendências do mercado, e a datas comemorativas  Pesquisa recente realizada pela (Shopee), mostra que o investimento para presente do Dia dos Pais este ano, será em média 20% maior que o ano de 2021. Os consumidores brasileiros vão gastar em média, R$262,00 com o presente do Dia dos Pais este ano.

O comércio esta apostando nesta data, por isso é hora de se preparar para vender muito nesta data.

Para promoção, data comemorativa ou qualquer tipo de ação o sistema de gestão sempre será essencial para ter o controle de todas suas ações na palma da mão, por isso mais um bônus para você que chegou até aqui. Que tal testar grátis o nosso sistema? Basta clicar no botão abaixo 🙂


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