Como fazer promoção de vendas eficiente

Jorge

Como fazer promoção de vendas eficientes

Realizar uma promoção de vendas pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, os lucros. No entanto, se mal planejadas elas podem trazer prejuízos. Liquidação ou promoção? Como preparar uma boa promoção? Como se preparar para elas? E como saber a melhor hora de oferecê-las? Continue lendo este artigo e veja as dicas que preparamos.

Promoção ou liquidação?

A diferença central entre as estratégias de vendas é que a liquidação é feita, em geral, para que a empresa mantenha o controle de estoque. Ou seja, realiza-se a liquidação quando os empresários entendem que há necessidade de diminuir a quantidade de produtos armazenados, muito comum em mudanças de estação e de linhas de produtos.

Já a promoção tem a intenção de alavancar as vendas, promovendo a marca ou linha de produto. Tanto a liquidação quanto a promoção podem se valer de descontos, vantagens no prazo ou forma de pagamento, entre outras.

Planilha controle de vendas

Como organizá-las?

Para que uma promoção de vendas seja bem sucedida é preciso muito planejamento. Uma das questões centrais a ser analisada é qual o custo do produtos, ou serviço, a ser oferecido e como a melhor maneira de promocioná-lo. E, muito importante, se sua empresa e equipe tem condições de realizar o controle de vendas de maneira eficiente. Verifique se tem pessoal suficiente e se o espaço físico comportaria um contingente grande de clientes.

Define uma meta

Determine que objetivos que atingir com a promoção. Aumentar o público? Liberar espaço no estoque? Com isso pense sobre qual “a vantagem” a ser oferecida ao público, descontos, prazos especiais, sorteio ou vale-brinde? Pense como seu cliente pensaria e então seja claro ao apresentar a promoção.

Mantenha a transparência

Confiabilidade é a única maneira de fazer com que seu negócio siga em frente. Não são raros os casos em que empresários pensam estar “enganando” o público oferecendo um desconto pequeno como se fosse grande, veja os casos da Black Friday em que consumidores reclamaram de promoções do tipo “metade do dobro”. Honestidade é a melhor saída.

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Indique quais os descontos e vantagens reais da promoção, bem como qual o prazo para ser usufruída. Fique sempre atento à sazonalidade, às datas comemorativas, por exemplo. Promoções no início do mês tendem a ser mais exitosas se forem pensadas para pagamentos à vista. No fim do mês, por exemplo, pense em oferecer maiores prazos de pagamento;

É preciso estar atento ao seu público, como ele compra e gosta de ser atendido. Saber como seus clientes pensam é a melhor estratégia de vendas para uma promoção de vendas eficiente!

E sua empresa como lida com as promoções? Comente!

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Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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