A felicidade no trabalho é o resultado de um conjunto de situações e elementos presentes na esfera empresarial, tais como as tarefas determinadas à você, organização do ambiente, clima corporativo e, claro, a sua relação com seus colegas de trabalho.
O que você vai encontrar?
ToggleOu seja, a felicidade no trabalho está intrinsecamente ligada à sua produtividade. Para compreendermos melhor esse fenômeno, nesse artigo iremos abordar o assunto sobre o sentimento de realização e satisfação no trabalho e como isso afeta a sua produtividade.
Cultura Organizacional
A cultura organizacional desenvolve as diretrizes de uma empresa, definindo valores, traçando objetivos e estabelecendo meios de despertar a ação do funcionário dentro da empresa. No entanto, uma cultura organizacional tóxica pode causar severos prejuízos para a equipe e, consequentemente, para o seu negócio.
Os extremos de um mesmo fenômeno
A satisfação com o trabalho surge de variadas formas. A satisfação como sinônimo de motivação é a sensação de atendimento da necessidade. A satisfação como sinônimo de atitude é poder assumir uma posição diante de determinadas situações. A satisfação como sinônimo de estado emocional é o resultado da percepção de um indivíduo sobre os seus valores e sua importância no trabalho.
Portando, a insatisfação, que, obviamente é o oposto de todos os fatores citados, acarreta em mudanças prejudiciais na avaliação que o funcionário faz de si mesmo, do ambiente em que passa a maior parte do tempo, da importância do seu trabalho e a diferença que ele faz na cultura e na estrutura organizacional de uma empresa.
É possível unir “felicidade” e “trabalho”?
Sim, é possível. Porém, é um constante exercício de autoconhecimento e lidar com desafios profissionais. Procure compreender as suas prioridades, o que você espera da empresa, o que ela pode te oferecer e como ambas podem evoluir em conjunto.
Além disso, saia da sua zona de conforto e mostre sua capacidade profissional. Seja proativo e compartilhe suas ideias, opiniões, sugestões e tudo o que possa acrescentar e otimizar o trabalho na empresa.
Aliar trabalho e felicidade não é simples. Você não irá encontrar um trabalho que se alinhe perfeitamente às suas expectativas. O mercado de trabalho exige maturidade e flexibilidade para lidar com valores e expectativas diferentes, mas, que ainda possam se alinhar de forma a gerar bons resultados para ambos, empresas e funcionários.
Satisfação profissional
Independente da hierarquia, todos os funcionários de uma empresa querem se sentir valorizados financeiramente e profissionalmente, reconhecidos por sua habilidades e capacidades. Uma empresa que valoriza sua equipe, permite que todos façam parte da sua cultura, contribuindo para o seu crescimento interno.
Quando o indivíduo está profissionalmente satisfeito, naturalmente ele terá mais prazer em trabalhar e dará o máximo de si, utilizando suas habilidades para desenvolver novos projetos e contribuindo com novas ideias para a expansão dos negócios.
Portanto, acredite no seu funcionário, valorize suas ideias e habilidades, permita que ele se expresse e faça parte das decisões envolvendo a empresa. A valorização faz com que empresas e funcionários cresçam juntos e desenvolvam seus potenciais.
Assista também, em nosso canal do youtube ‘Fecha o Caixa’ sobre este assunto e vários outros 🙂