Conecte-se ao empreendedorismo

Como estimular a produtividade no ambiente empresarial

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Todo líder espera alcançar os objetivos estipulados no planejamento de sua empresa, isso é mais do que óbvio. Porém diversos fatores devem ser levados em consideração. Um deles, talvez o mais importante, é estimular sua equipe a ser proativa e produtiva ao máximo. Porém, como um líder pode estimular seus funcionários a serem mais produtivos no ambiente empresarial? Saiba abaixo:

Conheça seus funcionários

Esse é o ponto de partida, por mais operacional que uma empresa possa ser, cada funcionário é diferente do outro, é papel do gestor conhecer seus funcionários o suficiente para saber qual método e forma de gestão colaborará no aumento da produtividade do mesmo.

Regularmente recolha feedbacks do seu colaborador sobre a rotina de trabalho, projetos específicos ou atividades ocorridas no decorrer da semana, por exemplo. Dessa forma você poderá ter uma visão mais ampla do que seu funcionário pensa e que tipos de métodos você poderá aplicar para estimular sua produtividade.

Premie a produtividade

Se você já utilizou com sua equipe a frase “não fez mais que a sua obrigação”, ao vê-la cumprindo um objetivo, você está fazendo errado!

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

A produtividade da sua equipe está 100% ligada à motivação dela em cumprir os objetivos e desafios impostos. Sendo assim, é importante você, como gestor, recompensar seus colaboradores ao perceber um aumento na sua produtividade e alcance de objetivos.

Recompensar não significa que você dever premiar com algo especificamente tangível, ás vezes só o reconhecimento e um “bom trabalho” já é um passo inicial imenso e que fará seu colaborador prosseguir com suas atividades motivado.

Estimule a proatividade

Outra questão que todo líder sempre busca em um profissional: Proatividade. Mas nem todo o funcionário tem essa característica, o que não significa que ele não possa adquiri-la, basta estimulação.

Invista na liberdade e mostre para seus colaboradores que toda sugestão para melhoria ou resolução de um problema pertinente serão ouvidas e levadas em consideração, isso aumenta a confiança e a inclusão do seu colaborador nos processos da empresa.

Por fim, leve em consideração 3 pontos cruciais para estimular a proatividade:

  • Foco nos micro objetivos

Não adianta dar um passo maior do que as pernas, estimule seu colaborar a sempre pensar um passo de cada vez.

  • Estabilidade emocional

Ansiedade, insegurança e medo são péssimos sentimentos quando o assunto é estimular a proatividade, faça o possível para não desestabilizar seu colaborador, evite aplicar punições ou até mesmo advertências em público, chame-o isoladamente para tratar do assunto de forma particular.

  • Disposição para ação

Planejamento é importante, mas ele não vai sair do papel sozinho! Estimule sua equipe a botar a mão na massa e fazer acontecer.

O exemplo começa de cima

Lembre-se: Como líder, o reflexo das suas ações impacta diretamente na sua equipe, em outras palavras, se você não mostrar produtividade, sua equipe também não mostrará.

Cabe ao líder guiar o caminho até o objetivo final!
Cabe ao líder guiar o caminho até o objetivo final!

Aprenda a engajar seus colaboradores com seus atos, mostre que você está em ação e que precisa da colaboração de todos para chegar ao objetivo final. Sua proatividade e produtividade refletirão nos resultados da sua equipe!

Tem mais alguma dica sobre produtividade no local de trabalho? Deixe nos comentários!

Até a próxima 🙂

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!