Como motivar a equipe?

Jorge

Como motivar a equipe?

Uma equipe motivada, que veste a camisa, é a melhor maneira de conquistar os clientes. E, consequentemente, fazer os lucros crescerem. Sua empresa investe no treinamento? E em dinâmica para seu grupo de vendedores? É sobre isso que este artigo trata.

Dinâmica de grupo é uma ótima ferramenta para criar laços entre seus funcionários. São atividades realizadas em grupo, e orientadas por um profissional. Em geral, têm a ludicidade e a descontração como característica principal, seu objetivo é integrar os trabalhadores, melhorando a motivação.

Podem ser utilizadas na seleção de profissionais e para apresentá-los à equipe, criando um ambiente onde a experimentação ajuda a criação de relações mais harmoniosas. Pensando em organizar dinâmicas para sua equipe? Confira alguns exemplos:

Para motivação

A possibilidade de entreter com palavras é a chave para conseguir vender bem suas ideias e produtos. Por isso, nessa dinâmica o ponto central é a contação de histórias. Comece a dinâmica pedindo que cada participante conte como e qual foi a maior realização profissional, em vendas. Alguma transação que o tenha marcado positivamente. Após os relatos, entregue prêmio para os trabalhadores.

O objetivo é mostrar como cada ação é importante, e emocionante à sua maneira. Essa atividade ajuda a levantar a autoestima dos participantes.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Para apresentação

Uma boa maneira de introduzir um indivíduo em um grupo já formado, ou proporcionar a integração entre desconhecidos é por meio da descontração. Organize equipes de mímica, disponha-os em formato de roda. Sorteie entre os participantes papéis onde estarão anotados objetos ou animais a serem representações. Cada participante vai para o meio da roda e, por meio de gestos, deve indicar à sua equipe qual o objeto ou animal sorteado.

A utilização de linguagem não verbal proporciona a descontração, estimulando a criatividade e o relaxamento. Ideal para quebrar o gelo.

Dinâmica para trabalho em equipe

Nessa dinâmica peça para que todos os participantes deem as mãos formando uma roda. Cada pessoa deve lembrar quem é a pessoa à sua esquerda e à direta. Em seguida, peça que todos larguem as mãos e caminhem pela sala, aleatoriamente, em determinado momento, dê o comando para que todos se abracem no centro do círculo.

Então, todos devem se manter na posição em que estão, como estátuas. mas ao mesmo tempo, devem buscar as pessoas a quem deram as mãos anteriormente. Quando as mãos estiverem dadas peça que abram a roda, sem soltar as mãos e seguindo algumas regras: vale pular, passar por baixo e girar. Se, em determinado momento, alguém ficar de costas e a roda for aberta, parabenize a equipe. Indique as dificuldades de se trabalhar em equipe, enfatizando a importância de cada um no processo. E do respeito às dificuldades do outro.

Existem diversas dinâmicas para motivar sua equipe, citamos alguns exemplos aqui, mas você pode implantar de várias formas, de acordo com a adaptação dos seus funcionários. Vale o teste!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações