O que você vai encontrar?
ToggleBrainstorm é a discussão em grupo para reunir diferentes opiniões sobre um tema ou um problema da empresa. No entanto, como reunir de forma organizada tantas mentes com inúmeras ideias? Confira em nosso artigo!
Selecione as pessoas certas
Para a reunião gerar resultados positivos, selecione as pessoas que você tem certeza que são aptas e interessadas em contribuir para debater assuntos importantes dentro da empres, bem como resolver problemas.
O propósito do brainstorm
Antes de tudo, apresente o motivo daquela reunião. Estabelecer o motivo do encontro determina o propósito do brainstorm e o que deve ser feito, além de manter sua equipe focada na busca por soluções para seu problema.
Ambiente favorável para todos
Certifique-se que todos esteja confortáveis com o encontro, isso inclui a natureza do brainstorm. Dinâmica em grupo nem sempre flui de maneira harmoniosa, por conta das divergências de opiniões e egos inflados. Portanto, deixe claro que o objetivo da reunião é, justamente, contar com as ideias de todos e, não, impor suas opiniões ou concentrar a atenção em uma única pessoa.
Mantenha o foco da reunião
Há dois fatores que atrapalham o fluxo criativo do brainstorm: interrupções e palestras. Na primeira, são as ligações durante a reunião, conversas paralelas que nada tem a ver com o tema, pessoas entrando e saindo da sala, ou seja, toda e qualquer situação que atrapalhe o desenvolvimento de ideias.
Já na segunda, é quando a conversa torna-se uma interminável palestra que, além de tornar a reunião cansativa, acaba fazendo com que todos percam o foco do propósito original do encontro.
Controle os conflitos
Apesar de você fazer o possível para manter o ambiente favorável para todos, inevitavelmente irão surgir conflitos entre os participantes. No entanto, permitir que isso ocorra o tempo todo compromete o espírito da reunião e deixa o clima pesado.
Anote tudo
Por último mas não menos importante, a anotação. Para um brainstorm eficaz é necessário que todos os participantes façam anotações das ideias apresentadas. Apesar do grande contingente de ideias – boas e absurdas – na hora de anotar, leve em consideração as ideias que realmente valha a pena se aprofundar.
Dito isso, lembre-se que, embora muitas ideias pareçam absurdas, respeite a opinião do colega ou, se precisar discordar, o faça com cautela e respeito.
Espero que esse artigo possa ajudar no brainstorm da sua empresa. Exercite essas dicas e compartilhe a sua experiência conosco.
Até a próxima!