Conecte-se ao empreendedorismo

Dicas para tornar o brainstorm mais eficiente

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Dicas para tornar o brainstorm mais eficiente

Brainstorm é a discussão em grupo para reunir diferentes opiniões sobre um tema ou um problema da empresa. No entanto, como reunir de forma organizada tantas mentes com inúmeras ideias? Confira em nosso artigo!

Selecione as pessoas certas

Para a reunião gerar resultados positivos, selecione as pessoas que você tem certeza que são aptas e interessadas em contribuir para debater assuntos importantes dentro da empres, bem como resolver problemas.

O propósito do brainstorm

Antes de tudo, apresente o motivo daquela reunião. Estabelecer o motivo do encontro determina o  propósito do brainstorm e o que deve ser feito, além de manter sua equipe focada na busca por soluções para seu problema.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Ambiente favorável para todos

Certifique-se que todos esteja confortáveis com o encontro, isso inclui a natureza do brainstorm. Dinâmica em grupo nem sempre flui de maneira harmoniosa, por conta das divergências de opiniões e egos inflados. Portanto, deixe claro que o objetivo da reunião é, justamente, contar com as ideias de todos e, não, impor suas opiniões ou concentrar a atenção em uma única pessoa.

Mantenha o foco da reunião

Há dois fatores que atrapalham o fluxo criativo do brainstorm: interrupções e palestras.  Na primeira, são as ligações durante a reunião, conversas paralelas que nada tem a ver com o tema, pessoas entrando e saindo da sala, ou seja, toda e qualquer situação que atrapalhe o desenvolvimento de ideias.

Já na segunda, é quando a conversa torna-se uma interminável palestra que, além de tornar a reunião cansativa, acaba fazendo com que todos percam o foco do propósito original do encontro.

Controle os conflitos

Apesar de você fazer o possível para manter o ambiente favorável para todos, inevitavelmente irão surgir conflitos entre os participantes. No entanto, permitir que isso ocorra o tempo todo compromete o espírito da reunião e deixa o clima pesado.

Anote tudo

Dicas para tornar o brainstorm mais eficientePor último mas não menos importante, a anotação. Para um brainstorm eficaz é necessário que todos os participantes façam anotações das ideias apresentadas. Apesar do grande contingente de ideias – boas e absurdas – na hora de anotar, leve em consideração as ideias que realmente valha a pena se aprofundar.

Dito isso, lembre-se que, embora muitas ideias pareçam absurdas, respeite a opinião do colega ou, se precisar discordar, o faça com cautela e respeito.

Espero que esse artigo possa ajudar no brainstorm da sua empresa. Exercite essas dicas e compartilhe a sua experiência conosco.

Até a próxima!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!