Construir uma vida financeiramente saudável requer tempo e dedicação, pois o controle dessa área é uma tarefa que exige muita disciplina e autocontrole. Independentemente se são as finanças empresariais ou pessoais, é importante adquirir bons hábitos para que as contas estejam no azul, tudo funcione corretamente e dívidas não sejam acumuladas.
O que você vai encontrar?
TogglePara ajudá-lo não só a organizar o financeiro da sua empresa, mas também o particular, separamos algumas dicas:
Liste todos os seus gastos
Para manter o orçamento sob controle, é necessário saber onde seu dinheiro está sendo investido. Para isso, você pode listar todos os seus gastos em planilhas. Crie um arquivo para as contas fixas (que se repetem todos os meses como aluguel, luz, internet, cartão de crédito, prestação do carro, etc) e outro para as despesas variáveis (por exemplo, gastos imprevistos com veterinário para seu pet ou conserto do carro).
Uma vez que você tenha uma visão mais clara de quanto e onde se concentram seus débitos, procure pagar primeiro as contas que tenham juros mais altos. Tentar renegociar prazos e condições também é uma boa ideia para quem está com dívidas.
Não comprometa mais do que 30% de sua renda
Ao optar por uma compra parcelada, preste atenção para não comprometer mais do que 30% de sua renda. Essa é a margem de segurança para que você consiga manter suas finanças dentro do limite.
Outras dicas importantes são: tenha apenas um cartão de crédito e o use apenas quando estritamente necessário; opte por comer em casa; use o fim de ano para quitar dívidas pendentes; cuidado com a venda casada; evite o cheque especial e não aceite o “crédito fácil”. Tudo isso vai te ajudar a economizar e a evitar contrair novas dívidas.
Aposte em liquidações
Não tem jeito e você precisa mesmo trocar aquele item da casa que já está ficando velho? Uma das maneiras de fazer com que sua conta bancária não entre no vermelho é garantir que suas compras sejam feitas em liquidações. Ao esperar por datas específicas as chances de conseguir produtos de qualidade, sem precisar investir muito dinheiro, são grandes. Isso vale para compras de eletrodomésticos, carros e afins. Para roupas e calçados, o ideal é esperar por 30 dias para ver se é realmente necessário adquirir a mercadoria.
Poupe
Essa é uma dica básica, mas que sempre deve ser lembrada. Assim como a empresa deve ter uma reserva para capital de giro, nas finanças particulares é importante separar, ao menos, 10% dos seus ganhos para guardar em caso de situações emergenciais ou crises sazonais, como gastos com saúde e acidentes. Desta forma, evita-se ter que usar recursos que seriam destinados a pagar contas importantes em outras despesas por conta de um acontecimento inesperado.
Tenha um objetivo financeiro
Ter uma meta financeira é um método para ajudar a guardar dinheiro e resistir às tentações. Defina um objetivo – uma viagem que gostaria de fazer; comprar um carro zero; quitar o apartamento, entre tantos desejos – para ser seu alvo. Assim, com uma direção tangível, você terá mais motivação no momento de evitar gastos e economizar dinheiro para alcançar esse sonho.
Conclusão
Como falamos acima, manter uma vida financeiramente saudável requer a construção de um hábito igualmente saudável em relação às decisões e pagamento de contas. Para evitar problemas, tenha sempre em mãos um demonstrativo de quanto já foi gasto e quanto ainda pode ser utilizado.
Por fim, pense em atividades que te dão prazer e que sejam acessíveis e as pratique. Isso porque ter controle financeiro não significa abdicar das boas coisas da vida.
Cuide também do financeiro da sua empresa
Seguindo essas dicas você terá maior controle sobre suas finanças pessoais. Mas, como ainda o financeiro da sua empresa? Você realiza acompanhamentos regulares do seu fluxo de caixa, contas a pagar e receber, faturamento, vendas, estoque (afinal, mercadoria parada é dinheiro perdido) e faz conciliação bancária para saber se os dados internos condizem com sua conta no banco?
Ou esse controle é feito apenas com métodos manuais, como planilhas, cadernos e arquivos, que não são práticos de serem consultados e manuseados, não são integrados aos outros dados da sua empresa e possivelmente não serão tão eficientes com o aumento da demanda e dos clientes?
Se você se enquadra em um desses casos, faça um teste gratuito com o sistema de gestão VHSYS. O software tem um módulo específico para a área financeira, permitindo realizar diversas tarefas como fluxo de caixa (diário ou mensal), custos fixos, controle de caixa, contas a pagar e receber, emissão de boletos e recibos, conciliação bancária e possui até um centro de custos, dando maior controle à administração desse setor.
O VHSYS também traz módulos para a gestão das áreas de compras, estoque, vendas e faturamento, além de oferecer relatórios detalhados para que você avalie melhor o desempenho do seu negócio e tome as decisões que irão alavancar seu empreendimento. Experimente gratuitamente!