Contabilidade de custos: como fazer?

Consultor VHSYS

Contabilidade de custos: como fazer

A gestão de uma empresa envolve uma série de questões burocráticas e que nem sempre são assim tão claras. A contabilidade de custos, por exemplo, pode causar calafrios nos mais inexperientes. No entanto, é necessária, sobretudo para dar base racional às tomadas de decisões orçamentárias. Neste artigo vamos falar sobre essa e outras questões do universo contábil.

O que é e para que serve a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é a tarefa de analisar as despesas envolvidas na atividade desenvolvida por sua empresa, seja a produção de mercadorias ou prestação de serviços. Trata-se de todos os valores que você precisa investir para garantir que sua atividade aconteça.

A contabilidade de custos é uma ferramenta de gestão. Pois ela permite entender qual o custo real da produção. Essa informação ajudará a identificar e construir estratégias mais adequadas. Por exemplo:

Custos por período

Ao saber quanto custa produzir, os gestores podem medir quando o peso da produção no orçamento, em períodos determinados. Cruzando essa informação com a de outros setores é possível aplicar ajustes ou adequações afim de garantir que a precificação final seja competitiva e, sobretudo, garanta a saúde financeira da empresa.

Assim, por exemplo, sabendo que este mês o lucro será muito pequeno, o gestor pode tomar decisões que levem a um faturamento maior nos meses subsequentes.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Controle da produção

Saber qual o custo envolvido em suas atividades garante que seja possível adequar à produção às demandas de mercado.

Afinal, imagine que haja uma oferta muito grande de um produto que sua empresa oferece. Logo, a tendência é que os preços baixem. Será que compensa continuar produzindo a mesma quantidade ou diminuir o ritmo não é melhor? Essa é uma decisão que pode ser construída a partir da contabilidade de custos. Afinal, se você gasta R$ 50,00 na produção de uma mercadoria, vendê-la por R$30,00 indica um prejuízo.

Como fazer a contabilidade de custos?

Crie documentos onde serão registrados, monitorados e fiscalizados os custos de sua empresa. Identifique e separe os fixos dos variáveis. Desse modo, é mais fácil saber onde os ajustes e cortes podem e devem ser feitos. Adotar um sistema de gestão online, assim como contar com a assessoria de um contador são outras medidas possíveis para melhorar a administração de sua empresa.

Este artigo foi útil? Comente e deixe sua dúvida ou sugestão.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações