Contabilidade de custos: como fazer?

A gestão de uma empresa envolve uma série de questões burocráticas e que nem sempre são assim tão claras. A contabilidade de custos, por exemplo, pode causar calafrios nos mais inexperientes. No entanto, é necessária, sobretudo para dar base racional às tomadas de decisões orçamentárias. Neste artigo vamos falar sobre essa e outras questões do […]

Contabilidade de custos: como fazer

A gestão de uma empresa envolve uma série de questões burocráticas e que nem sempre são assim tão claras. A contabilidade de custos, por exemplo, pode causar calafrios nos mais inexperientes. No entanto, é necessária, sobretudo para dar base racional às tomadas de decisões orçamentárias. Neste artigo vamos falar sobre essa e outras questões do universo contábil.

O que é e para que serve a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é a tarefa de analisar as despesas envolvidas na atividade desenvolvida por sua empresa, seja a produção de mercadorias ou prestação de serviços. Trata-se de todos os valores que você precisa investir para garantir que sua atividade aconteça.

A contabilidade de custos é uma ferramenta de gestão. Pois ela permite entender qual o custo real da produção. Essa informação ajudará a identificar e construir estratégias mais adequadas. Por exemplo:

Custos por período

Ao saber quanto custa produzir, os gestores podem medir quando o peso da produção no orçamento, em períodos determinados. Cruzando essa informação com a de outros setores é possível aplicar ajustes ou adequações afim de garantir que a precificação final seja competitiva e, sobretudo, garanta a saúde financeira da empresa.

Assim, por exemplo, sabendo que este mês o lucro será muito pequeno, o gestor pode tomar decisões que levem a um faturamento maior nos meses subsequentes.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Controle da produção

Saber qual o custo envolvido em suas atividades garante que seja possível adequar à produção às demandas de mercado.

Afinal, imagine que haja uma oferta muito grande de um produto que sua empresa oferece. Logo, a tendência é que os preços baixem. Será que compensa continuar produzindo a mesma quantidade ou diminuir o ritmo não é melhor? Essa é uma decisão que pode ser construída a partir da contabilidade de custos. Afinal, se você gasta R$ 50,00 na produção de uma mercadoria, vendê-la por R$30,00 indica um prejuízo.

Como fazer a contabilidade de custos?

Crie documentos onde serão registrados, monitorados e fiscalizados os custos de sua empresa. Identifique e separe os fixos dos variáveis. Desse modo, é mais fácil saber onde os ajustes e cortes podem e devem ser feitos. Adotar um sistema de gestão online, assim como contar com a assessoria de um contador são outras medidas possíveis para melhorar a administração de sua empresa.

Este artigo foi útil? Comente e deixe sua dúvida ou sugestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.