Dicas de contabilidade para pequenas empresas

Fernando

Dicas de contabilidade para pequenas empresas

Muitas dúvidas assolam os novos negócios, realizar a contabilidade de pequenas empresas é uma delas. Afinal, a saúde financeira é quem determinará a duração e sucesso de um negócio. Pensando nesses aspectos, preparamos algumas dicas de como lidar com dinheiro e outros assuntos contábeis, confira:

A contabilidade deve ser encarada como uma importante ferramenta de gestão, entre as vantages que ela fornece é uma melhor compreensão dos custos e despesas da empresa, identificando a rentabilidade do capital investido. Assim, o empreendedor pode realizar suas escolhas com mais seguranças.

Essas informações também são importantes na hora de se optar pelo regime de tributação mais adequado.

Devo contratar um escritório de contabilidade?

A resposta é sim. Procure por sindicatos localizados na mesma cidade em que o seu negócio está sediado, isso porque a legislação pode mudar de lugar para lugar e sua empresa precisa de uma assessoria atualizada.

Outro ponto importante é conferir as reputações do escritório em questão, você pode fazer buscas pela internet, assim como diretamente nos orgãos representativos, os sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis, por exemplo. Verifique se o escritório é associado do Conselho Regional de Contabilidade e se as atividades são devidamente regularizadas, só então firme contrato.

Como faço o acompanhamento?

O acompanhamento deve ser feito de maneira bastante próxima, para isso, é preciso entender os tributos e encargos de sua empresa, assim como acompanhar recolhimento dos valores.

Estabeleça uma peridiocidade para a entrega de balancetes. Determine o prazo para verificação junto aos principais orgão oficiais, Receita Federal e Prefeitura Municipal, por exemplo, se a empresa possui ou não pendências.

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Tente manter vínculos estreitos, com no mínimo uma reunião por mês. É responsabilidade do escritório informar quais e quando devem ser recolhidos os iimpostos. Mas é de responsabilidade da empresa efetuá-los.

Quanto ao armazenamento dos documentos:

Devem ficar com a empresa

  • Notas fiscais de compras;
  •  Despesas gerais (água, luz, telefone);
  • Talonários de vendas;
  •  Guias de recolhimento de todos os tributos;
  •  Extratos bancários;
  •  Livro ou ficha de registro dos empregados;
  •  Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho.

Devem ficar com o escritório

  • Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa;
  • Livros fiscais e contábeis;
  • Cópia dos documentos de constituição da empresa;
  •  Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários.

Acompanhar de perto os processos contábeis de sua empresa é essencial para mantê-la saudável. Tem alguma sugestão ou dica de gestão contábil? Comente!

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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