Dicas de contabilidade para pequenas empresas

Muitas dúvidas assolam os novos negócios, realizar a contabilidade de pequenas empresas é uma delas. Afinal, a saúde financeira é quem determinará a duração e sucesso de um negócio. Pensando nesses aspectos, preparamos algumas dicas de como lidar com dinheiro e outros assuntos contábeis, confira: A contabilidade deve ser encarada como uma importante ferramenta de […]

Muitas dúvidas assolam os novos negócios, realizar a contabilidade de pequenas empresas é uma delas. Afinal, a saúde financeira é quem determinará a duração e sucesso de um negócio. Pensando nesses aspectos, preparamos algumas dicas de como lidar com dinheiro e outros assuntos contábeis, confira:

A contabilidade deve ser encarada como uma importante ferramenta de gestão, entre as vantages que ela fornece é uma melhor compreensão dos custos e despesas da empresa, identificando a rentabilidade do capital investido. Assim, o empreendedor pode realizar suas escolhas com mais seguranças.

Essas informações também são importantes na hora de se optar pelo regime de tributação mais adequado.

Devo contratar um escritório de contabilidade?

A resposta é sim. Procure por sindicatos localizados na mesma cidade em que o seu negócio está sediado, isso porque a legislação pode mudar de lugar para lugar e sua empresa precisa de uma assessoria atualizada.

Outro ponto importante é conferir as reputações do escritório em questão, você pode fazer buscas pela internet, assim como diretamente nos orgãos representativos, os sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis, por exemplo. Verifique se o escritório é associado do Conselho Regional de Contabilidade e se as atividades são devidamente regularizadas, só então firme contrato.

Como faço o acompanhamento?

O acompanhamento deve ser feito de maneira bastante próxima, para isso, é preciso entender os tributos e encargos de sua empresa, assim como acompanhar recolhimento dos valores.

Estabeleça uma peridiocidade para a entrega de balancetes. Determine o prazo para verificação junto aos principais orgão oficiais, Receita Federal e Prefeitura Municipal, por exemplo, se a empresa possui ou não pendências.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Tente manter vínculos estreitos, com no mínimo uma reunião por mês. É responsabilidade do escritório informar quais e quando devem ser recolhidos os iimpostos. Mas é de responsabilidade da empresa efetuá-los.

Quanto ao armazenamento dos documentos:

Devem ficar com a empresa

  • Notas fiscais de compras;
  •  Despesas gerais (água, luz, telefone);
  • Talonários de vendas;
  •  Guias de recolhimento de todos os tributos;
  •  Extratos bancários;
  •  Livro ou ficha de registro dos empregados;
  •  Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho.

Devem ficar com o escritório

  • Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa;
  • Livros fiscais e contábeis;
  • Cópia dos documentos de constituição da empresa;
  •  Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários.

Acompanhar de perto os processos contábeis de sua empresa é essencial para mantê-la saudável. Tem alguma sugestão ou dica de gestão contábil? Comente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.