Muitas dúvidas assolam os novos negócios, realizar a contabilidade de pequenas empresas é uma delas. Afinal, a saúde financeira é quem determinará a duração e sucesso de um negócio. Pensando nesses aspectos, preparamos algumas dicas de como lidar com dinheiro e outros assuntos contábeis, confira:
O que você vai encontrar?
ToggleA contabilidade deve ser encarada como uma importante ferramenta de gestão, entre as vantages que ela fornece é uma melhor compreensão dos custos e despesas da empresa, identificando a rentabilidade do capital investido. Assim, o empreendedor pode realizar suas escolhas com mais seguranças.
Essas informações também são importantes na hora de se optar pelo regime de tributação mais adequado.
Devo contratar um escritório de contabilidade?
A resposta é sim. Procure por sindicatos localizados na mesma cidade em que o seu negócio está sediado, isso porque a legislação pode mudar de lugar para lugar e sua empresa precisa de uma assessoria atualizada.
Outro ponto importante é conferir as reputações do escritório em questão, você pode fazer buscas pela internet, assim como diretamente nos orgãos representativos, os sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis, por exemplo. Verifique se o escritório é associado do Conselho Regional de Contabilidade e se as atividades são devidamente regularizadas, só então firme contrato.
Como faço o acompanhamento?
O acompanhamento deve ser feito de maneira bastante próxima, para isso, é preciso entender os tributos e encargos de sua empresa, assim como acompanhar recolhimento dos valores.
Estabeleça uma peridiocidade para a entrega de balancetes. Determine o prazo para verificação junto aos principais orgão oficiais, Receita Federal e Prefeitura Municipal, por exemplo, se a empresa possui ou não pendências.
Tente manter vínculos estreitos, com no mínimo uma reunião por mês. É responsabilidade do escritório informar quais e quando devem ser recolhidos os iimpostos. Mas é de responsabilidade da empresa efetuá-los.
Quanto ao armazenamento dos documentos:
Devem ficar com a empresa
- Notas fiscais de compras;
- Despesas gerais (água, luz, telefone);
- Talonários de vendas;
- Guias de recolhimento de todos os tributos;
- Extratos bancários;
- Livro ou ficha de registro dos empregados;
- Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho.
Devem ficar com o escritório
- Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa;
- Livros fiscais e contábeis;
- Cópia dos documentos de constituição da empresa;
- Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários.
Acompanhar de perto os processos contábeis de sua empresa é essencial para mantê-la saudável. Tem alguma sugestão ou dica de gestão contábil? Comente!