Mesmo a mais inovadora das empresas enfrenta dificuldades para se posicionar na frente da concorrência. A disputa pela preferência dos consumidores é recorrente na vida de um negócio e, para obter vantagem competitiva, é preciso adotar algumas estratégias para se diferenciar dos outros e conquistar mais clientes.
O que você vai encontrar?
ToggleConfira neste artigo algumas dicas para lidar com a concorrência:
Conheça seus concorrentes
Para alcançar seus objetivos é imprescindível entender o mercado. Por isso, pesquise qual o perfil da concorrência e analise quais são seus pontos fortes e fracos. Entender seus erros e acertos é o caminho para encontrar brechas e se posicionar bem diante dos consumidores. Verifique informações como o tempo de existência, preço, relacionamento com os clientes, presença ou não online, estratégias de comunicação e outros fatores relevantes de seus concorrentes. Com esse levantamento é mais fácil definir quais são os diferenciais da sua empresa.
Uma análise minuciosa da concorrência é um dos itens a serem avaliados no Plano de Negócios. A elaboração deste documento é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma organização. Caso sua empresa ainda não tenha um, confira este artigo e descubra como fazer esse estudo.
Aprenda com os outros
Observe os cases inspiradores em sua área de atuação e incorpore as estratégias de sucesso. O contrário também é válido: perceber quais foram as dificuldades e eventuais erros pode ajudá-lo a manter sua empresa longe de complicações.
No entanto, sempre leve em conta a realidade e contexto nos quais seu negócio e aquele que está sendo analisado estão inseridos, adaptando as ações para o perfil do seu produto ou serviço, público-alvo, região de atuação e outras variáveis.
Evite guerras de preços
Parece uma saída fácil, não é? Diminuir os preços para conquistar clientes. No entanto, essa pode ser uma estratégia falha: desvalorizar o produto pode complicar o fluxo de caixa e prejudicar o financeiro da sua empresa.
Além disso, os clientes nem sempre estão focados na questão econômica. Várias pesquisas apontam que o fator decisivo na efetivação da compra é a experiência, ou seja, os consumidores buscam satisfação e bom relacionamento com as empresas. Diminuir sua margem de lucro pode, consequentemente, afetar os investimentos em atendimento e outras áreas do seu negócio, afastando assim seu público.
Ética antes de tudo
Na concorrência de mercado não vale tudo. Não personalize a disputa, difame ou alimente intrigas. Perceba que os outros empreendedores fazem parte do mesmo grupo, com os mesmos interesses que você. Concorrentes hoje, parceiros amanhã, por que não?
Foque na qualidade antes da quantidade
Esta é a regra de ouro. Como dito anteriormente, os clientes buscam por experiência. Então, se eles forem bem atendidos e obterem um produto e serviço de qualidade, pode estar certo que retornarão à sua empresa. Além disso, um cliente satisfeito é publicidade gratuita.
Para um diagnóstico de como sua empresa está encarando a concorrência de mercado, você pode responder às seguintes perguntas:
Quem são meus concorrentes?
Estão há muito tempo no mercado?
Como eles conduzem os negócios?
Como eles alcançam os clientes? É preço ou a qualidade?
Qual plataforma eles utilizam para divulgar seus produtos e/ou serviços?
Eles investem em publicidade? Estão nas redes sociais? Como?
O que posso aprender com eles? Quais seus pontos fortes? E os fracos?
Organize os processos da sua empresa e saia na frente!
Para estar à frente da concorrência, não basta ter o melhor produto ou serviço, os menores preços ou a campanha de marketing mais impactante. É preciso que os processos internos da sua empresa funcionem corretamente para que a ponta – o consumidor – tenha a experiência mais satisfatória possível.
O financeiro da empresa precisa estar em ordem para não tornar inevitável o aumento dos preços para cobrir gastos. O estoque deve estar bem organizado para disponibilizar o produto correto para o cliente que o desejar. Certos materiais e produtos são imprescindíveis para atender seus consumidores e não podem ser esquecidos no momento de realizar suas compras: todos esses casos (e tantos outros exemplos) podem ser melhorados com o uso de um sistema de gestão online. Este tipo de plataforma facilita as tarefas recorrentes de um negócio e ajuda o empreendedor a ter mais controle sobre as operações.
Com o VHSYS você pode fazer a gestão das áreas de vendas e faturamento, financeiro, estoque, compras e serviços – tudo no mesmo software e com a praticidade de apenas alguns cliques. Faça a emissão de notas fiscais, registre a entrada de mercadorias, realize o fluxo de caixa, contas a pagar e receber, giro de estoque e outras tarefas importantes com o sistema e otimize os processos internos da sua empresa.
Saia na frente da concorrência e teste gratuitamente o sistema VHSYS!