Conecte-se ao empreendedorismo

Qual a importância da conciliação financeira em um negócio?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Qual a importância da conciliação financeira em um negócio_
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Você faz conciliação financeira no seu negócio? Essa prática é fundamental para qualquer empresa e deve estar presente na rotina dos empreendedores. 

Entretanto, nem sempre a conciliação financeira recebe a devida atenção. Muitos empresários acabam fazendo de qualquer jeito, o que pode gerar erros no processo, prejudicando as finanças do negócio

Logo, é essencial que o empreendedor compreenda o quão importante essa prática é e saiba como fazê-la adequadamente. Por isso, preparamos a seguir um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!

O que é conciliação financeira?

Também conhecida como conciliação bancária, a conciliação financeira nada mais é do que a análise de transações monetárias que ocorrem dentro de uma empresa. Isto é, a conferência de todas as entradas e saídas de dinheiro para verificar se os valores estão corretos. 

É por meio da conciliação financeira que as empresas descobrem possíveis inconsistências, identificam padrões de venda e verificam oportunidades de investimentos. Logo, essa deve ser uma prática constante dentro do negócio.

Qual a importância da conciliação financeira em um negócio?

Por ser o registro de todas as transações monetárias que acontecem dentro de um negócio, a conciliação financeira é essencial para a sua sobrevivência. Sem a prática, a empresa pode passar por grandes dificuldades e vir, até mesmo, à falência.

Portanto, fazer o processo de forma adequada é importante justamente por trazer um breve resumo da saúde financeira da empresa. Afinal, se algum valor não bater no momento da conciliação, o empreendedor consegue identificar com rapidez qual pode ser o problema. 

Além disso, com a conciliação financeira o empresário consegue verificar se os ganhos do seu negócio estão cobrindo os gastos. Para empresas que trabalham com um time de funcionários, isso é essencial para evitar custos desnecessários e baixa de vendas.

Mapeamento de padrões de consumo de clientes também podem ser identificados na conciliação financeira. Afinal, se houve mais recebimentos em um período do mês específico por um semestre, por exemplo, é sinal que os consumidores estão mais dispostos a comprar nesse intervalo de tempo.

Essas análises são valiosas para planejar ações de marketing para potencializar as vendas nesses períodos e colocar em prática estratégias de compensação para os momentos de baixa entrada de recebimentos.

Como se faz uma conciliação financeira?

Para fazer uma conciliação financeira eficaz, o empresário precisa ter um bom acompanhamento de suas contas bancárias. Isso significa que não é só tirar extratos e conferir no momento as transações. É preciso que haja um registro de tudo, sem perder nenhum dado. 

Além disso, a periodicidade é fundamental. Se a conciliação financeira é feita em espaços de tempo muito longos,o empreendedor pode não identificar a tempo algum problema que possa estar ocorrendo no seu negócio. Com isso, a chance do cenário piorar vai piorando dia após dia.

Tendo isso em mente, vamos ao passo a passo: 

  1. Registrar todas as vendas realizadas, ou seja, contas a receber;
  2. Mapear todos os custos fixos e variáveis, ou seja, contas a pagar;
  3. Definir uma periodicidade para realizar o processo. Recomendamos que seja semanal ou quinzenal, a depender das vendas do negócio;
  4. Acessar o extrato no aplicativo dos bancos ou retirar o extrato físico em um caixa eletrônico do período em questão;
  5. Conferir se os pagamentos e vendas estão coincidindo com as transações financeiras;
  6. Fazer o registro da conciliação bancária, registrando em planilhas ou por meio de arquivo OFX no seu sistema de gestão. 

Como automatizar uma conciliação financeira?

Você sabia que é possível automatizar toda a conciliação financeira do seu negócio? Por meio da Conta Integrada do ERP vhsys, é possível controlar seus recebimentos automaticamente, sem necessidade de arquivo de remessa e retorno como nos bancos tradicionais.

A Conta Integrada é uma conta digital pensada para o pequeno empreendedor que não tem tempo a perder. Conectada ao sistema de gestão, ela permite a conciliação bancária automática, emissão de boletos ilimitados e controle de recebimentos.

Além disso, a Conta Integrada é conectada as outras funcionalidades do ERP. Ou seja, as quitações de pagamentos tem sua baixa automática no controle financeiro. Tudo unificado para facilitar a vida do empreendedor. Veja abaixo quantos processos a ferramenta automatiza.

A conta integrada está disponível para clientes do ERP vhsys no próprio sistema. Basta acessar e abrir sua conta integrada em poucos minutos. É 100% gratuita! 

Para quem ainda não tem o ERP,  experimente por 7 dias gratuitamente sem compromisso algum. Não tem argumento melhor para você se tornar nosso cliente do que conhecer as vantagens que a nossa ferramenta traz na prática. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!