Problemas com conciliação bancária?
O que você vai encontrar?
ToggleNós sabemos que esse processo não é simples e demanda muito tempo e atenção dos empreendedores.
Por esse motivo, elencamos vários conhecimentos interessantes sobre a conciliação bancária automática, uma prática que ganhou o coração dos donos de negócios e vem trazendo mais eficiência na gestão financeira.
Quer saber mais sobre como automatizar esse processo? Leia o artigo completo!
O que é uma conciliação bancária?
A conciliação bancária consiste na comparação e ajuste das transações financeiras registradas nos livros contábeis da empresa com os registros bancários correspondentes, para garantir a exatidão e a integridade das informações financeiras.
O objetivo principal é identificar e resolver divergências entre os registros contábeis e os registros bancários. Neste caso, existem várias razões para erros, como as taxas, erros de lançamento, cheques não depositados, transações não autorizadas e fraudes.
Para ficar ainda mais claro, separamos todo o processo em 4 etapas, que são:
- Coleta de informações: momento de reunir extratos bancários, registros de depósitos, cheques, recibos, comprovantes de pagamento e outros documentos financeiros.
- Comparação: é hora de comparar os registros bancários com os que são feitos pela empresa, transação por transação, para garantir que tudo esteja alinhado.
- Identificação de divergências: caso existam divergências entre os registros comparados, é necessário ir atrás da origem deste problema, sendo assim, pode ser necessário o rastreamento das transações, verificação de cheques, pesquisa de taxas bancárias e investigar possíveis fraudes.
- Resolução de problemas: além de identificar, é preciso tomar medidas corretivas para resolver as divergências. Neste caso, pode ser que a empresa precise entrar em contato com o banco ou tenha que tomar medidas de segurança para futuras transações.
Qual a diferença entre conciliação bancária e fluxo de caixa?
Embora estejam relacionados à gestão das finanças de uma empresa, o fluxo de caixa e conciliação bancária não são a mesma coisa.
A conciliação bancária, como mencionado anteriormente, refere-se à comparação e ao ajuste dos registros financeiros da empresa com os registros bancários correspondentes.
O objetivo é muito claro: garantir a exatidão das informações financeiras e resolver problemas. Por esse motivo, a conciliação bancária envolve a verificação de cada transação individualmente, para garantir que todas as transações sejam devidamente registradas e contabilizadas.
Já o fluxo de caixa, é usado para monitorar e registrar as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.
Diferentemente da conciliação, o fluxo de caixa fornece uma visão geral das movimentações financeiras da empresa, permitindo uma análise do dinheiro que entra e sai do negócio.
O objetivo é muito claro também: o fluxo de caixa faz gerenciamento do dinheiro disponível, fornecendo informações sobre a liquidez e a capacidade financeira da empresa.
Sendo assim, concluímos que, enquanto a conciliação bancária se concentra na reconciliação das transações financeiras da empresa com os registros do banco, o fluxo de caixa se concentra na análise do fluxo de dinheiro da empresa toda.
7 motivos para fazer a conciliação bancária automática
Como você pôde notar, o processo de conciliação bancária é bastante complexo e, certamente, demanda muita atenção, pois não permite erros.
Neste sentido, existem oportunidades para fazer esse processo de maneira automática e aproveitar dos benefícios para a gestão financeira da sua empresa.
Para te ajudar a entender quais as vantagens dessa prática, separamos os 7 motivos para investir na automatização da conciliação bancária.
1. Economia de tempo
A economia de tempo é uma das maiores vantagens da conciliação bancária automática, afinal, ela permite que as transações financeiras sejam importadas diretamente dos extratos bancários para o sistema de gestão financeira da empresa.
Neste caso, elimina-se a necessidade de revisar cada transação manualmente, economizando tempo valioso para os funcionários responsáveis pela conciliação.
2. Diminuição de erros
Com a economia de tempo, também é possível diminuir erros humanos através da conciliação bancária automática.
Afinal, como as transações são comparadas automaticamente, minimiza-se a chance de omissão ou erros de digitação.
3. Sem necessidade de arquivo OFX
A utilização de um software de conciliação bancária automática evita a necessidade de lidar com arquivos OFX (Open Financial Exchange).
Neste sentido, um software pode se conectar diretamente aos sistemas bancários, importando os dados de forma segura e eficiente.
4. Aumento de produtividade
Ao automatizar algumas tarefas, é possível direcionar esforços para outras atividades mais estratégicas e de maior valor para a operação. Neste caso, a conciliação bancária automática é capaz de aumentar a produtividade das equipes, permitindo que elas se concentrem em outras atividades ligadas ao crescimento do negócio.
5. Segurança de dados
Outro ponto essencial quando contamos com um sistema que automatiza a conciliação bancária, é que, normalmente, essas ferramentas possuem medidas de segurança para proteger os dados financeiros da empresa.
Neste caso, com um sistema você pode contar com criptografia de dados, backups regulares e até autenticação de usuários.
6. Controle financeiro integrado
A visão sistêmica é essencial para guiar os empreendedores, afinal, quando você tem o controle de toda a empresa na palma da mão, é mais fácil tomar decisões avaliando todas as áreas.
Neste caso, os sistemas de gestão permitem um fluxo de informações constantes e sistematizadas, facilitando o controle financeiro e evitando duplos esforços.
7. Tomada de decisão mais assertiva e rápida
Com tantos dados disponíveis tão facilmente, os gestores têm acesso total às informações da saúde financeira da empresa, sendo assim, é possível que a tomada de decisão seja feita baseada em dados confiáveis, impulsionando medidas assertivas e eficientes.
Como funciona a conciliação bancária automática da Conta Integrada?
Com a Conta Integrada vhsys, é possível cruzar as informações da conciliação bancária automaticamente dentro do nosso ERP. Com essa funcionalidade, sua empresa concentra informações bancárias e o local de gestão em um só lugar.
Dessa forma, é possível reduzir erros, aumentar a produtividade e eficiência, além de permitir uma visão sistêmica para os empreendedores.
Quer saber mais sobre essa funcionalidade do vhsys? Conheça a Conta Integrada!