Conecte-se ao conhecimento

Como transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa

Após a abertura da empresa, normalmente os donos do negócio estão focados em fazer o empreendimento dar certo, sobreviver a esse período ou não quebrar. 

O crescimento ou expansão do negócio são objetivos principais para a maioria dos empreendedores, principalmente em um mercado tão competitivo, como o atual.

Mas como transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa?

Se você está lutando para dar os próximos passos e fazer seu negócio crescer, listamos algumas estratégias que podem ajudar a desenvolver a sua empresa. Confira!

Pesquise constantemente o mercado

O mercado está cada vez mais competitivo e tecnológico, ainda mais para pequenas empresas. Para se manter atualizado sobre as novas tendências do seu ramo, o ideal é sempre pesquisar a concorrência.

Encontre os anúncios, siga as páginas nas redes sociais, veja as ações realizadas para atrair o público e os novos clientes. Se possível, visite o empreendimento e veja como é o ambiente e o atendimento.

Isso permite que você descubra ou veja com mais clareza a estratégia do concorrente. Pode ser útil para você, desde que você tenha como base o seu próprio negócio, afinal, cada estratégia pode depender do produto, serviço ou ramo para dar certo.

Defina metas realistas

Estabeleça metas claras e realistas para o desenvolvimento do negócio. Para escalar com sucesso, você precisa determinar quais partes do negócio precisam ser desenvolvidas para atingir cada objetivo.

Comece traçando metas consistentes com o seu pequeno negócio. Veja o que é necessário alcançar o objetivo, como os investimentos necessários ou contratação de novos funcionários.

Com isso, trabalhe e engaje o seu time para alcançarem as metas estabelecidas, e lembre-se de sempre analisar os resultados. Não adianta lançar vários desafios sem o devido planejamento e acompanhamento!

Esteja disposto a se adaptar

Conforme você se aprofundar em como expandir seus negócios, pode descobrir que pode melhorar o próprio modelo de negócios. 

Um modelo de negócios desatualizado não vai te ajudar a crescer, mas um modelo personalizado para o seu produto estabelece uma base sólida para a expansão. 

Você também precisa de um modelo de negócios adaptável e ágil.

Uma empresa flexível será capaz de reavaliar sua estratégia e mudar de direção para obter novas receitas. 

Invista nas ferramentas necessárias para identificar oportunidades e tomar medidas decisivas que ajudem o seu negócio a se tornar uma grande empresa.

Campanhas de marketing

Seja com o marketing digital ou com o offline, é importante elaborar campanhas atrativas para aproximar o público-alvo da sua marca.

Descubra como os clientes estão chegando até o seu negócio. É pelo Google? Blog? Redes sociais?

Estude e saiba por onde os clientes estão chegando para elaborar uma ação de marketing que faça sentido com seu público.

Isso não apenas leva a um posicionamento mais direcionado, mas geralmente faz um uso melhor dos recursos financeiros, porque evita direcionar as campanhas ou falar com pessoas que não estão realmente interessadas em seus produtos e serviços.

Conheça seus clientes

A experiência do cliente tem sido um dos temas mais abordados atualmente. Envolve todas as maneiras pelas quais o seu pequeno negócio interage com os clientes, incluindo os serviços tradicionais oferecidos diretamente ao cliente, ou o atendimento de suporte que foi prestado durante e depois da compra.

Entenda as necessidades e dores dos seus clientes e desenvolva produtos e serviços que atendam a essas necessidades. 

Você pode aprender mais sobre seus clientes personalizando seus serviços, incentivando-os a responder pesquisas de satisfação, solicitando comentários ou feedbacks sobre a compra e atendimento.

Invista nos clientes antigos

Atrair novos clientes não é a única forma eira de fazer seu negócio crescer. Invista nos clientes que você já tem! 

Pense só: se você compra em uma loja, é porque tem necessidade ou interesse em seu produto. Se você tiver uma boa experiência, quais as chances de você retornar quando precisar novamente? Muito grandes!

Se eles estão inativos ou a muito tempo sem realizar uma compra, é válido montar uma ação para reativá-los.

Pegue as informações de contato e da última compra do cliente e entre em contato com eles, divulgando promoções ou ofertas que tenham a ver com sua última compra.

Aproveite para manter um relacionamento com eles. O pós-venda também irá te ajudar a não perder os clientes que já conhecem os seus produtos ou serviços.

Participe de benchmarking

Participar de um benchmarking irá te ajudar a avaliar a abordagem atual do seu negócio.

Assim, você poderá confirmar se as suas ferramentas estão de acordo com a demanda e se a estratégia pode ser modificada ou melhorada, para identificar áreas que precisam de mudanças e reformulações.

O benchmarking pode ser feito não somente com concorrentes diretos, mas também com pessoas que tenham produtos ou serviços semelhantes, ou até mesmo dores parecidas, como um controle financeiro desorganizado.

Aumente seu alcance com diferentes canais

As pessoas compram de quem elas conhecem, gostam e confiam. Existem muitas maneiras de expandir seus negócios, oferecendo seu produto ou serviço a uma nova base de clientes ou de uma outra forma.

Se seu negócio é um ponto físico, amplie sua atuação nos canais virtuais. Montar uma loja online ou ofertar pelas redes sociais pode ser uma boa forma de atrair novos clientes. As pessoas confiam em quem tem autoridade e observam o que outras pessoas falam da sua marca.

Você pode anunciar nas principais mídias, criar campanhas de marketing personalizadas para um segmento específico de clientes ou usar uma data comemorativa para isso.

A criação de um blog também pode te ajudar a divulgar os seus produtos ou serviços, facilitar a construir essa autoridade e também dar uma visibilidade maior para a sua marca.

Faça parceria com empresas maiores

Construir uma parceria estratégica com a empresa certa pode realmente mudar o rumo do seu negócio. 

Isso permite que você alcance rapidamente uma ampla gama de clientes que você nem imaginava que poderia alcançar. 

Mas não se engane: não é fácil identificar parcerias que realmente possam ajudar o seu negócio a se desenvolver.

Estude bastante sobre a empresa, valores e propósito da sua futura parceira. Procure empresas que complementam seu objetivo de negócio. Entre em contato com eles e proponha uma cooperação.

Diversifique seus produtos e serviços

A implementação de pequenas mudanças ao longo do tempo pode ajudar a diversificar seu produto e atrair novos clientes sem sobrecarregar seu negócio.

Identifique novas oportunidades dentro do seu ramo. Descubra os pontos fracos e melhorias que podem ser feitas e busque qual seria o produto ou serviço novo que o seu negócio poderia oferecer.

Digamos que a embalagem do seu produto seja de plástico e quadrada, bem padrão. Comece trocando para embalagens sustentáveis. No começo, podem ser só alguns produtos de uma linha específica ou que você deseja dar mais destaque.

Modificar ou complementar os produtos ou serviços relacionados aos que você já vende – e que atendam às necessidades dos clientes – pode ser uma ótima forma de começar a diversificar.

Mas não comece com mudanças muito drásticas, faça devagar. E se possível, pegue feedbacks com os seus clientes para entender melhor o que acharam das mudanças e aproveite para questionar quais melhorias eles gostariam de ver no seu negócio.

Participe de eventos

Os eventos atraem pessoas que já estão interessadas no tipo de produto ou serviço que você oferece. Sempre que possível, participe de algum evento, feira ou ação que promova a interação entre o público e a marca. Assim, será possível alavancar a sua pequena empresa.

Isso pode abrir as portas para que você comercialize diretamente para grandes grupos, ou conhecer outros profissionais do ramo para fazer networking e conseguir parcerias. 

As feiras de negócios também oferecem os benefícios da interação cara a cara, melhorando sua capacidade de conectar e converter clientes em potencial.

Aos participantes do evento, você pode oferecer demonstração vip, amostras grátis, descontos e sorteios. Essas são as formas mais comuns de atrair a atenção do visitante, mesmo que ele não tenha comprado algo.

Use a tecnologia a seu favor

Com o mercado atual e a tecnologia sendo o destaque principal, seu negócio não pode ficar de fora das novidades. Uma loja online pode ser ideal para que você venda seus produtos e serviços 24h. 

Por isso, você precisa de uma plataforma de gestão que possa oferecer tudo o que o seu negócio necessita para crescer.

O sistema vhsys é uma plataforma de gestão empresarial simples e completo, com módulos integrados que oferecem a você controle total da sua empresa em um só lugar, como:

O vhsys ainda disponibiliza uma loja virtual própria para que você venda os seus produtos, e ainda tenha tudo conectado ao seu sistema de gestão automaticamente. 

Além disso tudo, a Loja Virtual vhsys possui uma versão gratuita para até 50 itens!
Faça um teste grátis do vhsys por 7 dias e confira na prática como o sistema pode ajudar o seu negócio a crescer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.