O benchmarking de forma geral é uma consulta da empresa, do empreendedor em relação às concorrências. Consultar, analisar, comparar, conversar com outras áreas, empresas para se atualizar do seu nicho, ou negócio, tudo isso faz parte do benchmarking.
O que você vai encontrar?
ToggleO que é benchmarking?
Benchmarking é o processo de observar e aprender com o que outras empresas estão fazendo de melhor. O objetivo é identificar práticas e ideias que podem ser adaptadas para melhorar o desempenho do seu negócio.
Quando fazer um benchmarking?
Não há um período específico e fechado para fazer um benchmarking, o empreendedor pode realizar o processo de acordo com a necessidade, tempo, a comparação com o mercado faz parte do negócio.
Se o gestor deseja melhoria de desempenho, crescimento numa determinada atividade, o benchmarking pode ajudar com ideias e práticas para otimizar alguma operação. Se o negócio passa por um desafio específico, por exemplo, pode analisar se o mercado já passou por determinada situação e como passou por isso, as decisões ou táticas positivas ou negativas utilizadas. Ou ainda, o benchmarking ajuda simplesmente a acompanhar tendências de mercado.
Como fazer benchmarking?
Algumas dicas podem auxiliar o empreendedor na realização do benchmarking:
- Defina o que quer melhorar: por exemplo, “quero melhorar a rapidez no atendimento”.
- Escolha empresas para observar: estude concorrentes que são bem avaliados em atendimento.
- Recolha informações: faça uma visita, observe o atendimento ou pesquise feedback de clientes. Ou participando de eventos do seu nicho, como feiras.
- Analise as práticas delas: notou que usam um sistema rápido de pedidos? Pesquise as ferramentas para automatização, que auxiliam os atendentes.
- Adapte e implemente as melhores práticas: treine sua equipe para usar um sistema que agilize o atendimento.
- Avalie os resultados: faça uma pesquisa de satisfação com os clientes e ajuste se necessário.
Tipos de benchmarking
Planejar quando e como fazer o benchmarking é importante para que o processo seja mais efetivo e o empreendedor consiga analisar os resultados, assim é importante saber que existe mais de um tipo de benchmarking.
1. Benchmarking colaborativo
Empresas compartilham dados, trocam experiências para aprender e melhorar juntas.
Exemplo: Dois cafés locais compartilham dicas de fornecedores para reduzir custos.
2. Benchmarking competitivo
Analisa as concorrentes, com dados oficiais, relatórios disponibilizados para entender suas práticas e identificar oportunidades de se destacar, pensar em diferenciais.
Exemplo: Analiso como a loja, minha concorrente atrai clientes pela internet.
3. Benchmarking interno
Compara diferentes áreas ou unidades dentro da mesma empresa para otimizar processos e compartilhar boas práticas, perceber pautas que a sua área pode ajudar, resolver ou que seria importante para a equipe.
Exemplo: a área X utiliza um processo ou sistema para organizar as tarefas e sua área tem essa necessidade.
4. Benchmarking genérico
Compara práticas eficientes, processos, ideias, resultados de qualquer setor, aplicando-as no seu negócio para melhoria, crescimento, atualização, independentemente do segmento.
Exemplo: Uma clínica usa o sistema de reservas online de uma pizzaria para agilizar os agendamentos.
5. Benchmarking funcional
Compara processos específicos com empresas de qualquer setor que sejam referência naquela função.
Exemplo: Um restaurante estudado como grandes lojas otimiza o atendimento ao cliente para melhorar o serviço.
Benchmarking técnico x benchmarking competitivo
O Benchmarking Técnico é mais interno e focado nas operações e capacidades técnicas, já o Benchmarking Competitivo é voltado para o mercado e para o posicionamento em relação aos concorrentes.
Ambos são essenciais para uma visão ampla do desempenho e das melhorias possíveis, mas com focos diferentes: o primeiro visa excelência operacional e inovação, e o segundo, a competitividade e a relevância no mercado.
Por que fazer benchmarking?
Fazer bechmarking é bom e importante, porque pode ser realizado em várias etapas e fases da empresa, por ter vários tipos ou formas, além de não ser restrito ao tamanho ou nicho do negócio. O gestor pode aproveitar também formas gratuitas de realizá-lo.
Para o pequeno empreendedor pode servir como um grande laboratório e descoberta de mercado, tanto no seu segmento quanto para o desenvolvimento como dono de um negócio. Tem como alguns benefícios:
- Identificação de Melhores Práticas : Benchmarking permite descobrir métodos eficientes usados por outras empresas, que podem ser adaptados para melhorar processos e operações do pequeno negócio.
- Redução de Custos : Ao analisar práticas de concorrentes e líderes de mercado, o empreendedor pode identificar maneiras mais econômicas de produzir e oferecer produtos ou serviços.
- Inovação e Competitividade : Estar atento às práticas de mercado permite identificar tendências e inovar ou se destacar, se diferenciar no mercado.
- Aumento de Eficiência : Com uma comparação de processos, o empreendedor consegue identificar o que precisa ser ajustado ou erros e otimizar o uso de recursos, melhorando a produtividade.