O que é benchmarking e qual a sua importância para o crescimento de uma empresa

Fernando

O que é benchmarking e qual a sua importância para o crescimento de uma empresa

O desenvolvimento de um negócio é fruto de uma união de fatores (criatividade, inovação, investimentos) que, com certeza, surgiram de diversas referências. Neste caso, é comum você ter alguma empresa como “referência” para avaliar como as suas estratégias, produtos e serviços podem se destacar.

Esse método competitivo é chamado de benchmarking e é fundamental para a sua empresa.

Para saber como essa avaliação pode ser benéfica para seus negócios, preparamos esse artigo para você! Olha só:

O que é o benchmarking?

“Benchmarking” é uma palavra inglesa que significa “comparação”. Dentro do âmbito empresarial, é um processo contínuo que busca contrastar uma empresa com a sua concorrência com o objetivo de avaliar sua performance e, a partir dessa avaliação, implementar melhores estratégias internas e melhorar a qualidade dos serviços e produtos dessa organização.

Tipos de benchmarketing

Existem cinco tipos de benchmarking:

Benchmarking competitivo: tem como objetivo avaliar produtos, serviços e processos da concorrência com o objetivo de superá-las.

Benchmarking interno: tem como objetivo avaliar os processos internos da organização, comparando os métodos de cada departamento para buscar melhores soluções e recursos para o desenvolvimento da empresa.

Benchmarking genérico: focado nas ações fáceis de identificar na concorrência, como ações de marketing, tipos de embalagens utilizadas em seus produtos, tempo de entrega dos seus produtos, ofertas de serviços, etc.

Benchmarking funcional: nessa etapa, o objetivo é avaliar as práticas de empresas de outros segmentos sobre uma atividade bem definida como faturamento e distribuição. A vantagem é obter informações externas para aplicar melhorias específicas na organização.

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O benchmarking digital

Integrando o extenso conjunto de estratégias de marketing digital, o benchmarking obviamente estende-se para as plataformas digitais, analisando a concorrência nos maiores meios de comunicação do século XXI: as redes sociais.

Nesse caso, o benchmarking analisa:

– as redes em que o concorrente se encontram (o seu posicionamento)

– em quais redes o concorrente mais investe

– como ele se comunica em cada uma das redes

– os resultados desse posicionamento

Todas essas informações são essenciais para a criação de um plano de comunicação nas redes sociais, que ajuda a propagar sua marca para uma parcela maior da população, resultando em um impulsionamento dos seus negócios.

Vantagens do benchmarking

O benchmarking é um processo contínuo de pesquisa e colhimento de informações importantes para o crescimento de uma empresa. Esse método é o que possibilita que uma organização se atualize no mercado em que se insere e, também, possa observar e aprender com empresas de outros segmentos. Toda essa expertise viabiliza o desenvolvimento de diferentes ideias, estimulando a criatividade e inovação da equipe.

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Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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