Conecte-se ao empreendedorismo

Como trabalhar com pix no meu estabelecimento?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Como trabalhar com pix no meu estabelecimento?
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, agregou e revolucionou as opções de pagamentos e cobranças. 

Além de mudar a maneira como compramos produtos e serviços, o pix também impacta diretamente as operações de empresas, independente do seu porte ou número de clientes. 

Se você é um empreendedor, entender como utilizar o pix é fundamental para se manter atualizado no mercado e agilizar suas transações sem perder clientes. 

Neste post, abordaremos as principais dúvidas dos empreendedores em relação a como trabalhar com o pix nos seus estabelecimentos e como aproveitar ao máximo essa funcionalidade.

Como cadastrar meu negócio no pix?

Cadastrar seu negócio para começar a usar o pix pode ser um processo simples e deve ser feito através do aplicativo ou internet banking da instituição financeira onde você possui uma conta. 

  1. Acesse o aplicativo do seu banco ou acesse o internet banking através do navegador.
  2. Ao acessar a seção do pix, você terá a opção de escolher uma chave  pix para vincular à sua conta. As chaves  pix podem ser o CNPJ da sua empresa, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória gerada pelo sistema. Escolha aquela que você achar mais conveniente para seus clientes usarem ao fazerem pagamentos para o seu negócio.
  3. Informe os dados: depois de escolher a chave  pix, você precisará informar os dados necessários. 
  4. Confirme e autorize o cadastro!
  5. Pronto, agora você tem uma chave para permitir que seus clientes façam um pix avulso ou então agora você poderá gerar Pix Cobrança nas suas vendas.

Existem duas principais maneiras de receber um pagamento via PIX em sua conta PJ (pessoa jurídica):

  1. Pix Avulso: essa é uma abordagem simples, ideal para microempreendedores individuais (MEIs) que não possuem um alto volume de clientes. Você associa uma chave pix à sua conta PJ (pode ser o CNPJ, e-mail, telefone ou QR Code) e fornece essa informação ao cliente para que ele possa digitar manualmente o valor da compra em seu aplicativo bancário. Isso é conhecido como pix avulso.
  2. PIX Cobrança: o pix cobrança é uma opção mais avançada e eficaz para empresas, permitindo gerar QR Codes ou Pix Copia e Cola com os valores precisos de cada venda. Isso agiliza o processo de pagamento e minimiza erros.

Quanto custa cobrar por pix?

Cada instituição financeira tem a sua taxa para as empresas emitirem o pix cobrança ou fazerem uma transferência. Por isso, avalie os valores cobrados por cada banco ou sistema!

Com taxa fixa, o sistema vhsys tem uma das melhores condições do mercado para você, empreendedor, trabalhar com o pix nas suas vendas.

Quais são os benefícios de trabalhar com o pix no meu estabelecimento?

Oferecer o pix como método de cobrança e pagamento em sua empresa traz uma série de vantagens, sendo as principais:

  1. Liquidação instantânea: trabalhar com o pix proporciona uma liquidação instantânea nas transações, o que significa que assim que o cliente realiza o pagamento, os fundos são creditados na conta da empresa em questão de segundos.
  2. Aceleração do fluxo de caixa: com a liquidação instantânea do pix, os pagamentos são processados e os recursos se tornam disponíveis rapidamente na conta empresarial. Isso impulsiona o fluxo de caixa, permitindo que a empresa aproveite os fundos mais prontamente para investimentos, pagamentos e outras necessidades financeiras.
  3. Redução de custos: o uso do pix geralmente resulta em custos de transação menores em comparação com métodos de pagamento tradicionais, como boletos, cartões de crédito ou transferências via TED ou DOC. 
  4. Disponibilidade 24h por dia nos 7 dias da semana: o pix está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Isso significa que as transações podem ser realizadas a qualquer momento, proporcionando conveniência tanto para a empresa quanto para seus clientes.
  5. Maior controle financeiro: agilidade e a transparência do pix viabilizam um controle financeiro aprimorado. As empresas podem monitorar as transações em tempo real, facilitando a gestão de receitas e despesas, contribuindo para uma visão mais precisa da saúde financeira do empreendimento.
  6. Mais opções de pagamento para os seus clientes.

Pix Cobrança e Pix Avulso no ERP vhsys

Para facilitar a rotina de cobranças na sua empresa, o ERP vhsys disponibiliza uma Conta Integrada digital e gratuita para os clientes. Nela, é possível utilizar as funções de trabalhar com Pix Cobrança e Pix Avulso.

Trabalhar com Pix Cobrança integrado ao ERP

Ao gerar uma venda no sistema vhsys, o empreendedor tem a opção de gerar o Pix Cobrança para enviar o QR Code ou o Pix Copia e Cola ao cliente. Também é possível adicionar prazo de pagamento, multa ou taxa de juros – assim como acontece no boleto bancário.

Assim que o cliente efetua o pagamento, o dinheiro cai na Conta Integrada e a conciliação bancária é feita de maneira automática, facilitando o processo de vendas e financeiro, além de acelerar o fluxo de caixa e dar muito mais controle ao empreendedor.

pix cobrança vhsys
Pix Cobrança do ERP vhsys

Pix avulso do vhsys

Toda vez que a sua empresa recebe um pix avulso na Conta Integrada, o vhsys faz todo o trabalho por você, garantindo que todos os pagamentos sejam registrados corretamente e de maneira 100% automática! 

O lançamento do recebimento é feito de maneira automática no módulo de contas a receber, no exato valor recebido, e o vhsys realiza a conciliação bancária também de forma automática.

Quer saber mais dos benefícios que o ERP vhsys tem para a sua empresa? Faça o teste grátis ou tire suas dúvidas com um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!