Conecte-se ao empreendedorismo

Como lidar com fatores externos ao seu planejamento financeiro empresarial?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Fatores externos são responsáveis por gerar imprevistos ao seu planejamento financeiro. Aprenda a lidar com essas surpresas e evite que elas impactam em seu empreendimento.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O planejamento financeiro é uma iniciativa fundamental para quem quer obter sucesso em um negócio. É através dele que serão mapeadas todas as seções da sua empresa, além das margens de lucro, receita e despesa. 

Entretanto, fatores externos ao mercado são responsáveis por impactar as suas finanças. Dessa forma, estar preparado contra eles é de grande importância para não ser surpreendido no balanço mensal, semestral ou anual. 

Continue neste artigo e descubra como elaborar um planejamento financeiro eficiente, gerenciar as informações do seu negócio e lidar com os fatores externos a partir dos seguintes tópicos: 

O que são fatores externos ?

Fatores externos são acontecimentos que envolvem o mercado geral, tanto nacional, como internacional. Esse mercado é composto por consumidores, concorrentes e fornecedores

Dessa forma, por mais que você não tenha controle sobre esses fatores, eles existem e impactam em seu negócio, sendo necessário o estabelecimento de estratégias para minimizar esses agentes em seus planos de ação. 

Confira a seguir exemplos de fatores externos para o seu negócio: 

Economia Mundial

A economia mundial é um fator externo a se atentar para o gerenciamento financeiro da sua empresa. Além da pandemia da Covid-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia tem sido responsável pelo impacto no desemprego e na renda do cidadão brasileiro. 

Ações trabalhistas, contábeis e judiciais

Ações trabalhistas, contábeis e judiciais são responsáveis por impactar o fluxo de caixa de um negócio, além de multas de órgãos regulares com esse mesmo fim. Estar a par deles é significativo para melhores resultados nas finanças da empresa. 

Quais estratégias adotar um planejamento financeiro para lidar com os fatores externos?

Algumas estratégias devem ser adotadas em um planejamento financeiro em busca de minimizar esses fatores externos e gerenciar o seu negócio com segurança. A principal delas é o mapeamento das informações da sua empresa. 

Listar informações como produtos e serviços oferecidos, identidade organizacional, perfil do consumidor, stakeholders, receitas e lucros previstos, pontos fortes e fracos, é essencial para antecipar surpresas e evitar prejuízos.  

É importante ter em mente tanto os fatores internos – como inadimplência, lucros e despesas – como os fatores externos ditos anteriormente (ações trabalhistas, guerras, contabilidade,), para permitir uma execução da estratégia mais assertiva. 

Outra dica é projetar cenários que não estejam visíveis em primeiro plano, mesmo que sejam pessimistas, exatamente para lidar com esses fatores externos. Um bom gestor deve estar preparado para qualquer situação. 

Além disso, vale lembrar que é necessário utilizar dados confiáveis para que essas análises sejam realizadas e contribuam para a tomada de decisões do negócio. É a partir deles que as ações serão acompanhadas, avaliadas e definidas para que a empresa alcance as metas e resultados traçados. 

Metodologias para planejamento financeiro

Para auxiliar as análises relacionadas à elaboração de um planejamento financeiro, as metodologias estão presentes para definir prioridades e informações-chave para a gestão do negócio

A Análise SWOT é a mais famosa entre elas. Também denominada FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – essa metodologia é responsável por mapear pontos importantes que devem constar no planejamento financeiro. 

Além dela, outras duas metodologias podem ser utilizadas para traçar planos de ação eficientes. A primeira é o 5W2H, que consiste em responder as perguntas “o quê”, “por quê”, “onde”, “quando”, “quem”, “como” e “quanto”. Ela facilita na definição de demandas prioritárias. 

A outra metodologia é o ciclo PDCA – Planejar, Fazer, Checar e Agir. Essas quatro etapas realizadas de forma cíclica permitem a otimização de processos, minimização de erros e, principalmente, a redução de custos e desperdícios; aproximando a empresa cada vez mais das metas estabelecidas no plano. 

O que deve constar em um planejamento financeiro empresarial?

Um planejamento financeiro empresarial é responsável por estimar fluxo de caixa, lucros e prejuízos, alcance de metas, além de possibilitar a tomada de decisões estratégicas em seu negócio. 

Dessa forma, o planejamento financeiro deve apresentar primeiramente o estabelecimento de metas e objetivos. Consiste em onde você quer chegar com a sua empresa e com os produtos ou serviços ofertados. 

Em seguida, deve ser realizada a análise da situação financeira do seu negócio. Alguns indicadores que podem ser utilizados são a margem de lucro, o ticket médio e o custo das mercadorias a serem vendidas. 

Esses resultados são responsáveis por possibilitar ou não o alcance das metas e objetivos traçados. Caso não estejam compatíveis, é preciso realizar estratégias que permitam a execução dessas ações. 

Por fim, deve-se projetar o fluxo financeiro futuro do negócio, além de acompanhar as atividades realizadas para que ele seja cumprido. É importante que todas as informações estejam dispostas em conjunto para uma análise macro do cenário. 

Vale lembrar que não há época adequada para a realização de um planejamento financeiro. A sua elaboração é importante tanto no início de um empreendimento – quando as primeiras ideias estão sendo colocadas em prática – como durante o seu funcionamento, para a otimização de processos que venham a estar defasados. 

Como melhorar meu planejamento financeiro? 

Como dito anteriormente, o planejamento financeiro é um dos pilares da gestão do seu negócio e deve ser sempre otimizado para a redução de gastos.

Dessa forma, a adoção de um sistema de gestão é fundamental para armazenar todas as informações em um só lugar, além da emissão de boletos e de notas fiscais para a contabilidade. 

Com isso, é possível melhor visualização dos dados por meio de gráficos e de relatórios. Isso proporciona melhores cenários para analisar essas informações e assim, tomar decisões mais precisas e eficientes no negócio. 

A vhsys oferece um sistema de gestão ágil e integrado, para gerenciamento simples e completo das informações. 

Com suporte online e gratuito, além de aplicativo tanto para iOS como para Android, você pode tirar todas as dúvidas sobre as suas funcionalidades e impedimentos do seu negócio! clique no banner abaixo e faça o teste grátis 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!