Conecte-se ao empreendedorismo

Como escolher um ERP? Confira 9 critérios para considerar

Tempo de Leitura: 5 minutos
como escolher erp
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Durante a pandemia o mercado passou por grandes mudanças. Com muitos estabelecimentos fechados, os pequenos empreendedores tiveram que se ajustar a uma nova forma de vida e consumo. Muitos comerciantes que antes vendiam apenas em lojas físicas precisaram transferir toda a sua operação para o online. Isso destacou a importância de escolher um bom sistema ERP para gerenciar o estoque, as finanças e outros aspectos do negócio. 

E hoje, 4 anos depois, percebemos que o Sistema ERP vem se tornando um diferencial competitivo para aqueles que o utilizam, pois garante que todos os processos da sua empresa estejam alinhados, tanto no online quanto no offline. Nesse artigo separamos um check list especial com os principais critérios a serem levados em conta no momento de escolher um ERP para o seu negócio! Vamos lá?

Por que contratar um sistema de gestão ERP?

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta essencial para o crescimento do seu negócio! Na prática, ele irá integrar todos os setores da sua empresa, desde estoque, vendas e financeiro, centralizando a gestão de todos esses setores em só lugar e garantindo dados mais precisos. 

O sistema ERP também oferece vários tipos de automatizações, diminuindo o tempo gasto em processos manuais e também a margem de erro, com isso você garante maior eficiência operacional para sua empresa em todos os setores. Em poucas palavras, o sistema ERP correto irá trazer soluções que, com certeza, irão alavancar o crescimento do seu negócio. 

9 Critérios para considerar ao escolher um ERP

Como prometido logo no início do artigo, vamos listar nove dos principais critérios a serem considerados ao escolher o melhor ERP para sua empresa: 

1. Analise se as funções dos sistemas atendem às demandas da sua empresa

O primeiro passo é analisar todos os problemas e desafios que sua empresa está enfrentando no momento. Com uma visão clara sobre a situação atual da empresa você poderá escolher o sistema ERP correto que irá suprir as necessidades atuais, e apoiá-lo no crescimento do seu negócio. 

Durante essa análise, preste atenção especial em áreas como vendas, estoque e finanças, afinal, elas são essenciais para o funcionamento do seu negócio. 

2. Confira a escalabilidade e flexibilidade 

O sistema ERP ideal para o seu negócio deve ser escalável e flexível, ou seja, capaz de crescer com sua empresa. Isso significa que o sistema deve ser capaz de lidar com o aumento de dados e demandas da sua empresa sem causar grandes impactos.

3. Entenda se há aplicativos e integrações disponíveis

Quantas plataformas e aplicativos você utiliza atualmente na sua empresa? Muitos empreendedores acabam deixando de lado opções práticas devido à falta de integração entre elas. Coletar informações de vários lugares pode ser confuso e levar a erros. Por isso, é importante verificar se o seu sistema ERP possui integrações e aplicativos que possam ser úteis para o seu negócio. 

A Integração de sistemas pode economizar tempo e recursos de uma empresa, por isso, se torna um critério importante durante a escolha de um ERP.

4. Faça os testes gratuitos

Experimentar um produto antes de comprá-lo é uma ótima ideia, concorda?  Com o teste grátis você poderá conhecer a usabilidade do sistema e entender se esse ERP irá realmente se encaixar nas necessidades da sua empresa. 

Após alguns dias de teste grátis será muito mais fácil bater o martelo em relação à contratação de um sistema ERP. 

banner ERP - 2

5. Procure por uma interface Intuitiva

O sistema ERP deve ser uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, lembre-se de que ele deverá ajudar a sua equipe a poupar tempo, então quanto menores e mais intuitivas as voltas para realizar um processo, melhor!

6. Pesquise quais são os recursos de treinamentos

Outro ponto importante a ser considerado ao escolher um ERP são os recursos de treinamentos oferecidos, por mais que você tenha em mente quais as principais necessidades da sua empresa, um treinamento completo irá direcionar a melhor maneira de utilizar todos os recursos dessa nova ferramenta. 

7. Veja se o sistema se preocupa com Segurança de Dados

Com o avanço da tecnologia cresce também a preocupação com a segurança de dados. Por isso vale a pena ressaltar que um dos pontos mais importantes ao escolher um ERP são as medidas tomadas pelo fornecedor para manter seus dados em segurança, como certificados, adesão a LGPD entre outros. 

8. Confira Avaliações de Clientes e Reputação do Fornecedor

Conferir a avaliação de outros clientes é praticamente natural quando vamos realizar compras de qualquer natureza, não é mesmo? Na escolha de um sistema ERP não seria diferente! A nossa dica é conferir sites confiáveis como o R.A (Reclame Aqui) e levar em conta também as respostas, assim, você poderá avaliar a capacidade e agilidade do fornecedor na solução de problemas. 

Procure cases de sucesso de empresas do mesmo setor, para entender se essa ferramenta realmente irá impulsionar o crescimento do seu negócio. 

9. Avalie se o suporte é rápido e humanizado

Um suporte humanizado poderá mudar completamente a sua experiência em relação a um sistema ERP! Uma empresa que preza pela satisfação do cliente com certeza irá fornecer o melhor atendimento em momentos de dúvida então, a nossa última dica é, confira como será a sua experiência após o Onboarding do sistema, entenda se você e sua equipe terão o apoio necessário quando as dúvidas ou problemas surgirem e, é claro de preferência para um suporte humanizado.

Como funciona um sistema ERP? 

Mas, e, na prática, como funciona o sistema ERP?

Imagine uma empresa com diferentes departamentos, como vendas, compras, estoque, financeiro, entre outros. Cada departamento utiliza um sistema ou método diferente para gerenciar suas atividades, isso pode gerar uma série de problemas, como dados inconsistentes, ruídos na comunicação e atrasos nas entregas. 

Com um sistema ERP todos esses departamentos serão gerenciados de um só lugar, compartilhando informações e facilitando a comunicação entre eles.

Por exemplo, quando um pedido de venda é feito, o ERP registra automaticamente essa transação e atualiza o estoque disponível. Ao mesmo tempo, ele pode gerar automaticamente uma fatura para o cliente e registrar a transação no setor financeiro para controle de contas a receber.

fluxo-de-venda

Além disso, um ERP pode oferecer funcionalidades adicionais, como relatórios, Conta PJ integrada, Conciliação Bancária entre outros.

Quando é hora de contratar um ERP?

A implementação de um sistema ERP pode se encaixar em qualquer etapa do desenvolvimento de uma empresa! Mas, se você busca manter a gestão do seu negócio alinhada desde o início, a nossa dica é contratar um ERP quanto antes! Com as soluções e integrações de um sistema ERP completo, você irá evitar vários possíveis gargalos que poderão impactar no crescimento do seu negócio.

Teste grátis o ERP vhsys feito para micro e pequenas empresas

Pronto para simplificar a gestão do seu negócio? Conheça o vhsys hoje mesmo e descubra como um sistema ERP completo poderá ajudar a impulsionar o seu sucesso!


Conte com ferramentas para Controle de Estoque, Controle Financeiro, Controle de Vendas, Conta Integrada e muito mais! 

Faça o teste grátis e descubra como o vhsys poderá fazer a diferença no seu dia a dia.

banner ERP - 1
Como escolher um ERP? Confira 9 critérios para considerar
Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!