Conecte-se ao empreendedorismo

CFOP 6101: o que é e quando usar?

Tempo de Leitura: 3 minutos
cfop 6101
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações, é um sistema utilizado na área fiscal para classificar as diversas operações comerciais realizadas por empresas. Inclusive, se você já preencheu uma nota fiscal, provavelmente precisou de um código desses!

O número que acompanha cada código CFOP corresponde a uma situação específica, o intuito é facilitar a organização e o registro das transações. Por exemplo, o CFOP 6101 é usado na nota fiscal quando uma empresa faz uma venda interestadual de um produto que passou por um processo de industrialização ou transformação pela própria empresa.

O CFOP deve ser preenchido corretamente na nota fiscal para garantir o cumprimento das leis e evitar multas ou problemas fiscais. Por isso, para ajudar nesse assunto, temos este artigo com as respostas certas para as principais dúvidas sobre o código.

O que significa CFOP 6101?

O CFOP 6101 é código usado na nota fiscal de uma venda para fora do estado de um produto que passou por um processo de industrialização ou transformação pela própria empresa.

CFOP 6101

Quando usar CFOP 6101?

O CFOP 6101 é utilizado por empresas que fazem vendas interestaduais de produtos que foram transformados ou produzidos por elas mesmas.

Por exemplo, imagine uma loja de presentes personalizados. Essa loja adquire canecas de um fornecedor, enfeites de outro e embalagens de um terceiro. Todos esses itens são combinados em um processo de montagem para criar canecas personalizadas que serão vendidas aos clientes. Antes do processo de montagem, havia canecas simples, estampas e embalagens como itens separados.

Nesse contexto, quando a loja realiza a venda interestadual das canecas personalizadas já montadas para um cliente em outro estado, ela deve utilizar o CFOP 6101. Este código é apropriado para operações de saída de mercadorias que passaram por um processo de montagem, mesmo que a empresa não tenha produzido os itens individualmente, mas sim combinado produtos adquiridos de terceiros.

Como dar entrada no CFOP 6101?

Se você comprou uma mercadoria que possui o CFOP 6101 na nota fiscal e pretende revender esse produto, para dar entrada do item use o CFOP 2101 que é o código para compra para industrialização ou produção rural.

Principais dúvidas

A seguir, confira as principais perguntas e respostas.

Qual CFOP usar para devolução de mercadoria 6101?

Se a venda foi feita usando o CFOP 6101, ao registrar a entrada da mercadoria devolvida na Nota Fiscal, é preciso utilizar o CFOP 2201, que significa “devolução de venda de produção do estabelecimento”.

O CFOP 6101 tem substituição tributária?

As vendas com CFOP 6101 não estão sujeitas à substituição tributária. Então, nesse caso, a empresa se enquadra no regime regular de tributação. Inclusive, na nota fiscal desse tipo de operação, essa informação aparece como CST-ICMS 00.

Mas, lembre-se que isso não significa que a operação é isenta do recolhimento do ICMS, o que acontece é que as alíquotas a serem pagas não estão ligadas ao regime de substituição.

Quando escolher entre CFOP 6101 e 6102?

O CFOP 6101 é apropriado ao vender produtos para outros estados após passarem por um processo de industrialização, ou seja, quando sofrem alguma transformação. Por outro lado, o CFOP 6102 é utilizado na venda de mercadorias compradas ou recebidas de terceiros para outros estados, englobando produtos que não passaram por nenhum processo de transformação pela empresa que está comercializando.

Empresas do Simples Nacional podem utilizar o CFOP 6101? 

Sim, empresas do Simples Nacional podem utilizar o CFOP 6101. Esse código é aplicável a diferentes regimes tributários.

O CFOP 6101 é utilizado apenas por indústrias?

Não, o CFOP 6101 não é exclusivo para indústrias. Qualquer empresa, cooperativa ou indústria que realize a venda interestadual de produtos que passaram por um processo de industrialização ou transformação pela empresa que está vendendo pode utilizar o CFOP 6101, independentemente do segmento de atuação.

Facilite a sua emissão de notas fiscais com o ERP vhsys

O vhsys é o ERP do micro e pequeno negócio, com mais de uma década de existência, o sistema de gestão empresarial é referência na emissão de notas fiscais em todo o Brasil.

Com o ERP vhsys, você emite notas fiscais de acordo com as regras de cada estado ou município, tem dados preenchidos automaticamente e ganha muito mais agilidade e eficiência no dia a dia.  

teste-gratis

Emissor gratuito de notas fiscais

Você sabia que pode usar um emissor de notas fiscais gratuito? Com o sistema Click NF-e da vhsys você pode emitir até cinco notas fiscais eletrônicas gratuitas por mês. É necessário apenas ter um CNPJ e o certificado digital A1 ou A3 – documento obrigatório para emitir nota fiscal em qualquer plataforma, incluindo alguns sites governamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!