Desde 2018, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tornou obrigatório a emissão de boletos registrados. Essa medida se deu devido a quantidade de golpes e fraudes que vinham acontecendo por meio do boleto sem registro.
O que você vai encontrar?
ToggleIsso porque o boleto não tinha a obrigação de passar por um sistema bancário para ser registrado sua emissão. Somente após o pagamento a instituição financeira era informada.
Junto disso, existia a complicação de ter que combinar com o cliente o recebimento do montante, já que o pagamento só poderia ser feito no banco em que o empresário escolheu para o pagamento. Outras instituições financeiras não poderiam aceitar.
Então, visando trazer mais segurança e facilitar o processo, a Febraban decidiu padronizar os títulos de cobrança nacionais para que fossem todos registrados. Confira a seguir mais vantagens do boleto com registro e as principais vantagens que ele traz ao empreendedor.
O que é o boleto com registro?
A emissão de boleto registrado acontece quando a empresa gera e envia o boleto ao sistema bancário de emissão, que por sua vez terá todos os detalhes da cobrança.
Informações do arquivo, como código, valor, vencimento, CPF do cliente, entre outros, estão agora listados no sistema. Afinal, há uma padronização a ser seguida para que a emissão seja válida e o boleto aceito para pagamentos.
5 vantagens da emissão de boleto registrado
Por ter sido uma modalidade que sofreu mudanças recentemente, ainda existem muitas dúvidas com relação às diferenças entre boleto sem registro e o boleto com registro. As principais são em relação aos benefícios que o sistema de emissão obrigatório tem. Veja:
1. Maior controle das operações
Devido ao registro junto ao sistema bancário, o boleto registrado funciona como um documento oficial. Com isso, existe maior controle e segurança durante as transações de compra ou venda, uma vez que a instituição terá todos os detalhes da cobrança.
Além disso, o registro também facilita a organização de processos no seu negócio por meio de ferramentas de gestão empresariais, já que cada documento possui o seu próprio código de identificação.
2. Possibilidade de protesto do boleto
Com a emissão de boleto registrado existe a possibilidade da empresa protestar o boleto no caso de inadimplência. Entretanto, essa cobrança só poderá ser efetuada a partir do momento da entrega de um produto ou realização de um serviço.
Se tratando de e-commerce, por exemplo, a cobrança seria indevida diante de um pagamento não efetuado. Além disso, o consumidor normalmente paga adiantado pelo produto neste caso.
Vale lembrar que o protesto do boleto não será feito de forma automática, cabe a empresa procurar o cartório de títulos da cidade e comprovar a dívida. É importante verificar com o cartório qual o processo correto para o protesto.
3. Fraudes com boletos minimizadas
De acordo com a própria Febraban, no ano de 2016 as fraudes com boleto passaram dos 300 milhões de reais. O boleto registrado também tem como objetivo minimizar esse risco. Sendo assim, todos os dados são arquivados na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
Com isso, a instituição bancária poderá conferir se todas as informações referentes ao boleto estão de acordo.
4. Mais eficiência para lojistas e empreendedores
O boleto registrado também contribui para a redução de erros de cálculo, multas e encargos por atraso. Além disso, é possível fazer a atualização do valor do boleto sem a necessidade de emitir uma 2ª via.
5. Mais vantagens para clientes
Além de mais segurança na hora do pagamento, o cliente também terá outros benefícios. Um dos mais atrativos está na possibilidade de pagamento de um boleto vencido em qualquer banco, sem a necessidade de emissão da 2ª via.
Como emitir boleto registrado com o vhsys?
O ERP vhsys lançou em 2023 a sua Conta Integrada. Trata-se de uma nova funcionalidade que permite que o empreendedor emita boletos de forma ilimitada, sendo cobrado taxa somente sobre aqueles que forem pagos pelos seus clientes. Além disso, o cancelamento de boletos é totalmente gratuito.
Com a Conta Integrada o empresário também não precisa mais fazer a conciliação bancária manualmente. O próprio ERP dá baixa automaticamente no seu controle de recebimentos e controle financeiro empresarial. Ou seja, uma conciliação bancária totalmente automatizada.
Veja o passo a passo para emitir seu boleto utilizando o vhsys:
- Utilize o ERP vhsys para gestão do seu negócio;
- Crie uma Conta Integrada vhsys gratuitamente pelo site;
- Emita boletos de cobranças para pessoas físicas ou jurídicas;
- Assim que realizado o pagamento, o saldo ficará disponível em sua Conta Integrada vhsys automaticamente;
- Acompanhe pelo ERP vhsys suas cobranças e recebimentos por meio da conciliação bancária automatizada.
Ainda na dúvida? Veja como a Conta Integrada do ERP vhsys economiza seu tempo e desburocratiza sua rotina.
Se você já é cliente vhsys, abra sua Conta Integrada gratuitamente. Se você ainda não conhece nosso ERP, faça um teste grátis por 7 dias!