A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) modificou as regras para emissão de boletos. Até o final de 2018 não será mais possível emitir boleto sem registro para novos clientes.
Com a nova regra em vigor, os boletos registrados passam a ser obrigatórios.
Por isso, trouxemos uma lista com as principais vantagens em emitir boleto registrado.
O que é o boleto com registro?
A emissão de boleto registrado acontece quando a empresa gera e envia o boleto ao sistema bancário de emissão, que por sua vez terá todos os detalhes da cobrança.
Com isso, o banco terá acesso as informações do arquivo, como código, valor, vencimento, CPF do cliente, entre outros.
Conheça as vantagens na emissão de Boleto registrado
Com a mudança anunciada pelo Febraban, ainda existem muitas dúvidas com relação às diferenças entre boleto com registro e o boleto com registro. As principais dúvidas estão com relação aos benefícios que o novo sistema de emissão trará.
Confira as principais vantagens
Maior controle das operações
Devido ao registro junto ao sistema bancário, o boleto registrado funciona como um documento oficial.
Com isso, existe maior controle e segurança durante as transações de compra ou venda, uma vez que a instituição terá todos os detalhes da cobrança.
Possibilidade de protesto do boleto
Com a emissão de boleto registrado existe a possibilidade da empresa em protestar o boleto no caso de inadimplência.
Entretanto, essa cobrança só poderá ser efetuada a partir do momento da entrega de um produto ou realização de um serviço.
Se tratando de e-commerce, por exemplo, a cobrança seria indevida diante de um pagamento não efetuado. Além disso, o consumidor normalmente paga adiantado pelo produto neste caso.
Vale lembrar que o protesto do boleto não será feito de forma automática, cabe a empresa procurar o cartório de títulos da cidade e comprovar a dívida. É importante verificar com o cartório qual o processo correto para o protesto.
Fraudes com boletos minimizadas
De acordo com o próprio Febrabran, no ano de 2016 as fraudes com boleto passaram dos 300 milhões de reais.
O boleto registrado também tem como objetivo minimizar esse risco. Sendo assim, todos os dados serão arquivados na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
Com isso a instituição bancária poderá conferir se todas as informações referentes ao boleto estão de acordo.
Mais eficiência para lojistas e empreendedores
O boleto registrado vai contribuir para a redução de erros de cálculo e multas e encargos por atraso.
Além disso, será possível fazer a atualização do valor do boleto sem a necessidade de emitir uma segunda via.
Mais vantagens para clientes
Além de maior segurança na hora do pagamento, o cliente também terá outros benefícios.
Um dos mais atrativos está na possibilidade de pagamento de um boleto vencido em qualquer banco.
Além disso, também não será mais necessário a emissão da segunda via do boleto.
Como emitir boleto registrado?
Com o sistema de emissão de boleto da VHSYS você pode emitir o boleto de forma rápida e fácil.
Nosso sistema possui integração com o Gerencianet, sistema de pagamento online que possibilita a emissão de boleto registrado sem tarifas de registro.
O procedimento para emitir boletos pode ser feito em minutos. Basta criar uma conta, instalar o aplicativo dentro do seu sistema e solicitar a emissão, tudo dentro do próprio VHSYS.
Você não precisará de carteiras de cobrança para emitir boletos com o Gerencia net.
Além disso, o VHSYS permite a emissão de boletos nos principais bancos do país. Você pode emitir boleto Banco do Brasil, imprimir boleto Santander, segunda via boleto Citibank e demais instituições bancárias.
Ainda tem alguma dúvida sobre como emitir boleto registrado? Deixe seu comentário aqui no post!