Calcular o preço do pacote banho e tosa em um Pet Shop é sempre um desafio, pois é um serviço que depende de diversos fatores, como porte do animal, preço dos produtos, entre outras questões.
O que você vai encontrar?
ToggleMesmo sendo desafiador, é importante dar a devida atenção a precificação do pacote banho e tosa para não sair no prejuízo e cobrar corretamente por todas as despesas envolvidas, como produtos de higiene e limpeza, energia elétrica, água, impostos e mão de obra.
Importância da precificação adequada para o negócio
Precificar o pacote banho e tosa corretamente é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.
Um estudo muito conhecido feito pelo Preço Certo, empresa de consultoria de precificação, revelou que 89% das empresas entrevistadas possuem dificuldades em precificar ou então realizam vendas com uma margem de lucro menor do que o ideal.
Quando os produtos ou serviços são precificados da maneira mais adequada, é possível cobrir as despesas, obter lucro e ainda garantir o crescimento sustentável das finanças da empresa.
Vantagens de oferecer pacote banho e tosa
O pacote de banho e tosa é o serviço mais buscado nos Pet Shops, atraindo clientes e gerando fidelização, pois é um tipo de serviço recorrente.
Como fazer o cálculo do pacote banho e tosa em Pet Shop?
Para fazer o cálculo do pacote banho e tosa em um Pet Shop, é necessário levar em consideração diversos fatores, tais como:
- Custo unitário de cada serviço
- Materiais de trabalho
- Mão de obra
- Custos fixos e variáveis
- Impostos e taxas
- Margem de lucro
- Preço de mercado
- Taxas de pagamento com cartão
- Descontos à vista
- Custos de transportes (se houver)
Para exemplificar a precificação do pacote de banho e tosa, vamos considerar os seguintes fatores:
- Custo dos materiais de trabalho: R$ 8 por animal de pequeno porte, R$ 11 para animal de médio porte, R$ 15 para animal de grande porte;
- Custos fixos e variáveis: R$ 10 por animal;
- Custo da mão de obra: R$ 20 por hora;
- Impostos e taxas: 5% sobre o valor total do serviço;
- Margem de lucro: 30%;
- Preço de mercado da região do Pet Shop: R$ 50 para cachorros pequenos, R$ 70 para cachorros de médio porte e R$ 100 para cachorros de grande porte.
Com base nessas informações, podemos calcular o valor a ser cobrado desta forma para um cachorro de pequeno porte:
- Custo do material de trabalho: R$ 8
- Custos fixos e variáveis: R$ 10
- Custo da mão de obra: 1 hora x R$ 20/hora = R$ 20
- Custo total: R$ 38
- Margem de lucro: 30% x R$ 38 = R$ 11,40
- Valor de venda: R$ 38 + R$ 11,50 = R$ 49,50
O valor pode ser arredondado para R$ 45,90, que é próximo ao preço de mercado.
Custo unitário de cada serviço
É necessário calcular o custo de cada serviço individualmente, considerando fatores como o tempo gasto, o tipo de pelagem do pet, o porte do animal, entre outros fatores.
Materiais de trabalho
Uma das coisas mais importantes é considerar o preço que o seu estabelecimento paga pelos produtos de higiene e limpeza utilizados no pacote de banho e tosa, como shampoo, toalhas, tesouras, máquinas de tosa, secadores, entre muitos outros.
Mão de obra
No cálculo de precificação também é necessário incluir o valor da hora dos profissionais envolvidos no banho e na tosa dos animais.
Custos fixos e variáveis
Custos fixos e variáveis são todas as despesas envolvidas para fornecer o serviço, ou seja, custos recorrentes como aluguel, água, luz, telefone, internet; e também os custos variáveis que podem ser a manutenção de equipamentos, compra de materiais que não foi prevista, entre outros.
Impostos e taxas
Cada estabelecimento precisa avaliar os impostos e taxas que incidem sobre a atividade do Pet Shop, como ISS, ICMS, etc.
Margem de lucro
A margem de lucro é o que determina o que o seu negócio ganha a cada serviço, após retirar o pagamento das despesas envolvidas.
A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: receita – custos = lucro, ou seja, é preciso subtrair a quantia destinada para as despesas da prestação de serviço da quantidade total de dinheiro que entrou.
Considerar a margem de lucro na precificação do pacote banho e tosa é imprescindível, porque permite que os gestores tenham uma visão clara e objetiva da rentabilidade do serviço.
É necessário levar em conta também todos os custos envolvidos, pois a partir disso, é possível estipular um preço de venda que cubra todas essas despesas e ainda ofereça uma margem de lucro adequada para o Pet Shop.
Como definir a margem de lucro no pacote banho e tosa?
Uma forma de descobrir a margem de lucro ideal é utilizar uma fórmula simples:
Margem de lucro (%) = (lucro / receita total) x 100
O resultado obtido pode ser comparado com a margem de lucro média do setor para verificar se está dentro do esperado.
Preço de mercado
Na precificação, é importante destacar que a margem de lucro ideal varia de acordo com os concorrentes, o público e outros fatores de cada negócio.
É preciso considerar o preço praticado no mercado para não oferecer um preço muito abaixo ou acima da concorrência. Porém, não se guie exclusivamente pelo preço de outras lojas, pois nem sempre o valor cobrado pelo concorrente é o que atende os custos e os consumidores da sua empresa.
Taxas de pagamento com cartão
Sempre verifique as taxas cobradas pelas operadoras de cartão para encontrar a melhor maquininha para a loja e não sair com prejuízo ao realizar vendas.
Descontos à vista
Durante a precificação do pacote banho e tosa, defina também os descontos aplicados em determinadas condições, como o famoso desconto à vista que alguns estabelecimentos dão, pois além de agradar aos clientes, essa estratégia pode reduzir os custos com taxas de cartão de crédito.
Custos de transportes (se houver)
Caso o Pet Shop ofereça o serviço de transporte do animal, ou seja, busca e leva o animal do Pet Shop até a casa do tutor, é importante calcular o preço e cobrar uma taxa de envio adequada para cada distância.
Dicas para agregar valor a sua entrega final e fidelizar clientes
O pacote banho e tosa pode ser o principal serviço vendido pelo Pet Shop e o motivo da fidelização dos clientes. Por isso, é um serviço que precisa de atenção e de um padrão alto de qualidade.
Tenha um responsável técnico no Pet Shop
Busque por um profissional veterinário que inspecione se o local para banho e tosa está adequado e seguro para os animais. O profissional pode assinar um termo que fique exposto na loja para mostrar a preocupação do seu negócio com o bem-estar animal.
Defina um padrão altíssimo de qualidade
Crie um guia para padronizar os atendimentos e mantê-los sempre com a maior qualidade possível.
Neste guia, inclua as regras de limpeza e higiene, boas práticas de atendimento, o que fazer em determinadas situações (como quando o pet está com medo, por exemplo), entre outras regras que possam ajudar a equipe a se organizar.
Invista em treinamento de funcionários
Além de organizar e padronizar as regras de atendimento, é importante treinar os funcionários responsáveis pelo banho e tosa.
Um treinamento de qualidade, com informações precisas e exemplos, pode ajudar a criar um ambiente positivo, melhorar as habilidades da equipe e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes.
Invista em produtos de qualidade
Produtos de qualidade para diferentes necessidades dos animais ajuda a aumentar a qualidade do serviço e o bem-estar dos pets atendidos.
Ofereça um serviço personalizado
Os pets são membros das famílias, por isso, quando recebem um atendimento atencioso que demonstre preocupação com seu o bem-estar e a sua segurança, os donos se sentem mais à vontade para confiar seus bichinhos ao seu estabelecimento.
Por isso, mostre que você se importa com os clientes e seus animais de estimação, oferecendo um serviço personalizado de acordo com as necessidades de cada um.
Pergunte se o pet tem medo de banho, se está com algum problema de saúde, comente sobre a pelagem do animal, fale sobre os cuidados tomados durante o banho, entre outras formas de fazer o tutor e seu pet se sentirem bem tratados.
Ofereça um ambiente agradável para o pet e seu tutor
Crie um ambiente agradável e acolhedor para os clientes e seus animais de estimação. Isso pode ser feito com uma sala de espera confortável, com água e petiscos para os animais, e um espaço de banho e tosa limpo e organizado, por exemplo.
Disponibilize serviços adicionais
O pacote banho e tosa pode ser a porta de entrada para os clientes do Pet Shop. Por isso, ofereça serviços adicionais que possam ser úteis para os clientes, como escovação dos dentes e venda de petiscos ou perfumes.
Desenvolva programas de fidelidade
Crie programas de fidelidade para aumentar a retenção de clientes. É possível criar um sistema de descontos para clientes que fecharem uma determinada quantidade de pacotes, ou então premiar os clientes mais frequentes com brindes ou serviços adicionais gratuitos.