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Dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Um marketing bem sucedido é aquele capaz de construir uma experiência do cliente omnichannel, integrando em todas a plataformas. E não só isso. Inclui também o aproveitamento do engajamento dos usuários nas redes para aumentar o número de clientes.

Mas assim como qualquer outra estratégia, depende de muito estudo, busca de referências e testes. Por isso, resolvemos desenvolver este conteúdo para te ajudar a desenvolver suas estratégias de engajamento para aumentar a visibilidade da sua marca.

O que significa engajamento?

Provavelmente você já ouviu falar sobre engajamento. Mas você sabe o real significado dessa palavra? Basicamente, o engajamento é um empenho em uma causa, que tem como base o comprometimento. 

Para que fique mais claro, engajamento é envolvimento, interação e relacionamento com a marca, algo que vai além do número de seguidores. Mas como entender melhor sobre engajamento quando se trata do ambiente online?

Veja nos próximos tópicos a resposta para essa e outras perguntas.

Qual a importância do engajamento nas redes sociais da minha empresa?

O engajamento nas redes sociais não é apenas a interação dos seguidores com o seu conteúdo, bem como o número de seguidores. O engajamento diz muito sobre a sua audiência principalmente.

Quantas pessoas confiam na sua marca? Quanto sua marca é capaz de influenciar os seguidores? Com que frequência eles interagem com sua marca?

Se os seus seguidores não têm uma interação com o seu negócio nas redes, é muito provável que ele não se torne um cliente, ou ainda indique seus produtos ou serviços a outras pessoas.

Ter somente público em si nas redes não significa muita coisa. O grande necessário é ter e promover esse engajamento, para que seja possível alcançar os objetivos da empresa, como reconhecimento de marca e aumento de receita.

Como medir o engajamento social?

Mensurar os resultados de engajamento das redes sociais do seu negócio é o primeiro passo para saber se suas estratégias estão dando certo.

Existem duas formas diferentes de medir esse engajamento. A primeira seria a análise quantitativa, que envolve as métricas das plataformas, como visitas, seguidores, crescimento etc.

A segunda forma de analisar o engajamento nas redes é qualitativamente. Ou seja, fatores que são mais abertos à interpretação, como o envolvimento dos seguidores com as suas redes, feedbacks etc.

Mas antes de você ler sobre isso, no próximo tópico falaremos um pouco sobre as principais redes sociais mais usadas. Confira!

Principais redes sociais

Diferente do que muitas pessoas acham, não existe uma quantidade de redes sociais certa para sua empresa marcar presença digital. Isso vai depender muito do seu público e em qual ou quais redes ele interage mais. 

Por exemplo, existem empresas que desenvolvem estratégias em apenas uma rede social, pois aquela é a principal utilizada por seu público. Mas é claro que isso não impede de marcar presença nas demais plataformas.

Hoje, as mais utilizadas são:

Assim que você identificar a rede social mais utilizada pelo seu público, você pode investir na plataforma e criar suas estratégias. O importante é marcar presença sempre onde seus prospects estão. 

A interação das suas redes sociais pode ser medida por meio da quantidade de comentários que você responde por dia, como pedido de informações sobre seus produtos e serviços e ações em geral que caracterizam uma iniciativa do usuário em entrar em contato com a sua marca.

Interação

Essa análise é importante para saber se seus seguidores realmente estão ali para saber mais sobre sua marca e o que você faz, ou se seguiram a página por ventura e estão somente ali como Ghosting (pessoas que não interagem com uma página que segue).

Intimidade

Essa análise é em relação ao afeto de um usuário por uma marca. Ou seja, opinião e perspectiva, como quais são os sentimentos colocados nas palavras ditas à empresa no atendimento e nas mídias sociais. 

Essa talvez seja uma das métricas qualitativas mais difíceis de analisar, pois o julgamento subjetivo pode atrapalhar a análise. Apesar de existir alguns softwares que ajudam nisso, o olho humano experiente ainda é o mais preferível.

Agrupar sentimentos semelhantes em comentários e feedbacks, levando esses exemplos para o seu relatório ajuda que você quantifique seu qualitativo sem perder o elemento humano. 

Influência

A métrica de influência é sobre a probabilidade de um usuário fazer uma compra ou conversão, sendo influenciado somente com as suas postagens nas redes sociais.

Com a influência você pode medir o quanto suas estratégias de conteúdo estão dando certo e o que não está funcionando, gerando insights para a personalização de suas postagens e também campanhas.

5 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Antes de saber quais são as dicas que colocamos aqui para aumentar o engajamento nas redes, é importante ressaltar que não existe uma fórmula secreta. É preciso saber que tudo no mundo digital é teste.

Você nunca saberá se uma determinada estratégia dará certo sem antes testar. Por isso, o importante é fazer pesquisas, buscar referências e sempre testar o que você acredita que pode dar certo.

As dicas abaixo são consideradas as estratégias mais fundamentais para construir e aumentar um engajamento real em redes sociais corporativas. Acompanhe. 

1 – Entregue valor

Depois de pesquisar, estudar e entender melhor qual é o seu público, você precisa entregar valor à ele. Ou seja, como a sua solução pode ser realmente útil para aquelas pessoas? 

Com certeza, ninguém iniciou um contato à toa com a sua marca. O público está em busca de alguma solução, e sua marca precisa deixar claro como pode ajudá-lo. 

Simplifique a forma de explicar isso, utilize exemplos práticos, conte histórias, divulgue alguns cases de sucesso de quem já adquiriu seus produtos e serviços. Isso vai ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa, conseguindo entregar o valor da marca.

2 – Crie conteúdos pertinentes

O objetivo de toda marca é tornar-se referência no seu segmento, não é? Mas isso só será possível se a empresa mostrar e comprovar na prática que eles sabem do que estão falando.

Compartilhar conteúdos próprios também é uma ótima maneira de aumentar o engajamento nas suas redes, pois com isso você pode atrair visitantes fiéis que realmente gostam dos seus conteúdos, seja por conta do que você aborda ou pela forma como aborda.

3 – Mostre a cultura da sua marca

Criar uma marca sólida no mercado não é uma tarefa fácil. É preciso muita persistência, unidade, além de uma cultura forte que possa chamar a atenção e encantar o público.

Por isso, deixe todos conhecerem quais são os valores da sua marca, como você age para que eles sejam sempre respeitados, como a cultura é disseminada no ambiente de trabalho etc. 

Você pode fazer isso mostrando um pouco da rotina de trabalho do seu negócio, onde os funcionários trabalham, quais são os rituais comuns a todos da empresa e muito mais. Aposto que o seu público tem muito interesse em saber como funcionam seus processos internos.

4 – Construa um relacionamento com seus seguidores

Essa é uma das partes mais importantes para conseguir construir um engajamento nas redes sociais. Você não deve perder nenhuma oportunidade de interação com seus seguidores. 

Por isso, responda sempre os comentários, tanto positivos quanto negativos, e o mesmo deve ser feito no chat. Priorize sempre responder com maior naturalidade possível, ou seja, nada de mensagens prontas ou automáticas. 

5 – Faça mais do que o esperado

Quem não gosta de receber uma atenção a mais, não é? Toda marca tem os clientes fiéis e promotores da marca. Esse público é fundamental para que outras pessoas possam ver valor no seu negócio.

Que tal enviar mimos especiais para eles? Você pode também ficar de olho nos clientes que possuem um alto engajamento para fazer esse envio. Além de deixá-los felizes, você pode ganhar uma publicidade gratuita, ganhando mais visibilidade.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

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