A cultura organizacional de uma empresa está diretamente ligada ao seu sucesso ou fracasso. Já falamos em outro artigo sobre como reconhecer uma cultura organizacional tóxica e tratar destas falhas estruturais.
O que você vai encontrar?
ToggleAgora, com esse novo artigo, queremos tocar em outro ponto importante desse tema: a forma de transmitir a sua cultura organizacional e como demonstrar que ela é importante para a empresa e, principalmente, para a equipe. Nos acompanhe!
O que é a cultura organizacional
A cultura organizacional é formada por um conjunto de valores, crenças e comportamento no ambiente e pelo ambiente de trabalho. As pessoas ali presentes são quem determina a forma como a missão da empresa será conduzida.
Uma vez identificada a cultura, a empresa terá uma visão clara dos seus objetivos, poderá elaborar estratégias alinhadas com sua visão de negócio e, consequentemente, poderá trabalhar essa cultura com sua equipe.
Determine a cultura
Estabeleça o tipo de hábito que seja saudável e estimule não apenas a sua equipe a gerar bons resultados, mas, também, a desenvolver uma relação interpessoal pautada em respeito e profissionalismo. Defina como as pessoas trabalham juntas, interagem entre si e como esse relacionamento se reflete em seus trabalhos.
Comunicando a cultura
A comunicação da cultura deve ser feita diretamente aos funcionários e deve partir da diretoria. Marque uma reunião de confraternização com sua equipe (um café da manhã dos funcionários, por exemplo) para explicá-los sobre sua cultura, como ela se alinha, quais estratégias foram traçadas em cima dela e como vivenciar essa cultura. Certifique-se que as expectativas dos seus funcionários estejam alinhadas com a sua cultura.
Instruindo sobre a cultura
Uma cultura é passada pelos demais não apenas através da fala, mas também no exemplo que seus líderes dão à sua equipe. Educar as pessoas através da sua postura e conduta ainda é a maneira mais eficaz de transmitir sua cultura. Além disso, treinamentos, orientações, reuniões de equipe e até mesmo o coaching empresarial contribuem para a lapidação de uma cultura forte e significativa em sua empresa.
O tom da comunicação
Falamos no tópico anterior que a cultura é passada pela fala. Sendo assim, se a sua cultura é mais formal, assim deve ser a sua comunicação. Uma empresa cuja cultura é mais descontraída e informal deve ser passada da mesma maneira em sua comunicação. Mas lembre-se: cultura e comunicação informal não é sinônimo de falta de profissionalismo.
Defina métricas
Para fazer com que sua cultura seja vivenciada diariamente por sua equipe, defina métricas para o desenvolvimento de colaboradores e superiores dentro da cultura da empresa. Faça os feedbacks necessários para a melhoria da cultura organizacional e acompanhe o seu desenvolvimento.
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