Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Como transmitir a cultura corporativa da sua empresa para sua equipe

A cultura organizacional de uma empresa está diretamente ligada ao seu sucesso ou fracasso. Já falamos em outro artigo sobre como reconhecer uma cultura organizacional tóxica e tratar destas falhas estruturais.

Agora, com esse novo artigo, queremos tocar em outro ponto importante desse tema: a forma de transmitir a sua cultura organizacional e como demonstrar que ela é importante para a empresa e, principalmente, para a equipe. Nos acompanhe!

O que é a cultura organizacional

A cultura organizacional é formada por um conjunto de valores, crenças e comportamento no ambiente e pelo ambiente de trabalho. As pessoas ali presentes são quem determina a forma como a missão da empresa será conduzida.

Uma vez identificada a cultura, a empresa terá uma visão clara dos seus objetivos, poderá elaborar estratégias alinhadas com sua visão de negócio e, consequentemente, poderá trabalhar essa cultura com sua equipe.

Determine a cultura

Estabeleça o tipo de hábito que seja saudável e estimule não apenas a sua equipe a gerar bons resultados, mas, também, a desenvolver uma relação interpessoal pautada em respeito e profissionalismo. Defina como as pessoas trabalham juntas, interagem entre si e como esse relacionamento se reflete em seus trabalhos.

Comunicando a cultura

A comunicação da cultura deve ser feita diretamente aos funcionários e deve partir da diretoria. Marque uma reunião de confraternização com sua equipe (um café da manhã dos funcionários, por exemplo) para explicá-los sobre sua cultura, como ela se alinha, quais estratégias foram traçadas em cima dela e como vivenciar essa cultura. Certifique-se que as expectativas dos seus funcionários estejam alinhadas com a sua cultura.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Instruindo sobre a cultura

Uma cultura é passada pelos demais não apenas através da fala, mas também no exemplo que seus líderes dão à sua equipe. Educar as pessoas através da sua postura e conduta ainda é a maneira mais eficaz de transmitir sua cultura. Além disso, treinamentos, orientações, reuniões de equipe e até mesmo o coaching empresarial contribuem para a lapidação de uma cultura forte e significativa em sua empresa.

O tom da comunicação

Falamos no tópico anterior que a cultura é passada pela fala. Sendo assim, se a sua cultura é mais formal, assim deve ser a sua comunicação. Uma empresa cuja cultura é mais descontraída e informal deve ser passada da mesma maneira em sua comunicação. Mas lembre-se: cultura e comunicação informal não é sinônimo de falta de profissionalismo.

Defina métricas

Para fazer com que sua cultura seja vivenciada diariamente por sua equipe, defina métricas para o desenvolvimento de colaboradores e superiores dentro da cultura da empresa. Faça os feedbacks necessários para a melhoria da cultura organizacional e acompanhe o seu desenvolvimento.

Precisa se um sistema de gestão completo e eficiente? Experimente o sistema de gestão online VHSYS! O sistema VHSYS oferece um software de gestão completo para você otimizar seu tempo e utilizá-lo na evolução do seu negócio. Emita notas fiscais, gerencie seu estoque, tenha o controle financeiro da sua empresa e muito mais. Experimente grátis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.