É comum, em época de recessão, que gestores sintam-se sufocados pelas dificuldades financeiras e as pressões internas. No entanto, é preciso adotar algumas medidas para manter a empresa em ordem ao deparar-se com uma crise. Preparamos algumas dicas para você aplicar uma gestão eficiente em sua empresa durante uma crise. Acompanhe!
O que você vai encontrar?
ToggleGestores focados e compromissados
Mais do que nunca os gestores devem acompanhar passo a passo todas movimentações internas e externas à empresa. Nada de deixar para depois ou procrastinar assuntos e pendências que devem ser tratados com urgência.
Equipe e desempenho
Em épocas de crise, nada pior do que a insegurança de perder o emprego a qualquer momento. Para não fazer com que sua equipe fique com os nervos à flor da pele, promova a segurança e a motivação entre os membros da sua empresa.
No entanto, para manter bons talentos em sua empresa, acompanhe a performance da sua equipe. Com ferramentas específicas para a gestão da sua empresa, você acompanha de perto o desempenho da sua companhia. Com as ferramentas de gestão você poderá identificar problemas em cada setor e aprimorar o desempenho de cada área.
Metas
Não estabeleça metas inatingíveis para a sua equipe. Nós sabemos que metas absurdas não apenas configuram desespero dos gestores como também faz os funcionários perderem tempo e energia que devem ser direcionados para vendas e segmentos mais importantes e que possam trazer um retorno real para a empresa.
Movimentações financeiras: controle e planejamento
Já discutimos em outra ocasião a necessidade de fazer um inventário com o levantamento completo de todas as operações financeiras (receitas e despesas) da sua empresa: pagamentos de contas, orçamento de fornecedores, contratação e desligamento de funcionários, pagamento de taxas legislativas, entradas de caixa e os organize por categorias (operacional, não operacional e investimentos).
O inventário ajuda a controlar o fluxo de caixa da sua empresa e possibilidade um planejamento financeiro adequado às suas necessidades. Por isso, tenha controle do que ocorre em todos os setores da sua companhia.
Redução de custos
Ao planejar a redução de custos, pense nos gastos que não são importantes e não irão afetar a estrutura interna da empresa. Corte o que, de fato, não é essencial ou que pode ser substituído por algo de menor custo.
Planejamento
O planejamento financeiro só é possível com a junção de todos os dados referentes aos tópicos acima. Para isso, recomendamos o uso das ferramentas de gestão financeira online, que, de forma prática e rápida, registra todas as informações sobre o seu negócio, controlando, unificando e otimizando todos os processos do seu empreendimento. Com base nos dados coletados, você tem informações mais precisas para importantes tomadas decisões referentes à sua empresa e os planejamentos necessários, como possíveis investimentos, aumento de capital de giro e pagamentos de pendências a médio e longo prazos.
Conclusão
Por fim, o que podemos concluir é que, as decisões a serem feitas na época da crise devem ser as mesmas durante os processos normais da empresa. Embora crises financeiras nos deixem apreensivos, devemos refletir com calma sobre o que deve ser feito pelo bem da empresa e reavaliar todo o seu negócio: da parte financeira à gestão de pessoas.
Ao avaliar esses pontos com calma, é possível mudar o rumo da sua empresa para um caminho mais seguro e com mais chances de prosperar.
Esse artigo foi útil para você? Deixe em nossa box de comentários as suas impressões e sugestões!