O termo Core Business, muito usado no mundo do empreendedorismo, significa, em poucas palavras “o ponto forte de uma empresa, o que ela sabe fazer de melhor e que deve ser trabalhada estrategicamente”.
Um dos casos mais comuns nos mundos negócios é quando uma empresa, que em seus primeiros anos tinha um bom faturamento, decide expandir seus negócios de forma desordenada, lançando qualquer produto a fim, rapidamente, recuperar as vendas. É aí que a empresa perde o seu “core business”, abandonando o seu propósito original e as possibilidades de dominar uma categoria e se destacar por sua qualidade.
O que você vai encontrar?
ToggleEm uma entrevista para a revista Valor, James Allen, sócio da Bain & Company, afirma que o que faz as empresas perderem a oportunidade de crescer mais do que o mercado é por querer alcançar uma escala de aumento de faturamento, sacrificando o segredo do seu sucesso: a simplicidade e a ambição de buscar sempre o melhor. Allen ainda diz que “para a que expansão seja bem sucedida, é essencial que, além da receita e dos clientes, as suas competências também cresçam”. Mas como fazer isso sem perder o foco?
Mantenha o seu core business
Em momentos como esse, a única alternativa que os empreendedores tem é refletir sofre os seus negócios. Não deixe de pensar a respeito do que você quer fazer e o objetivo final do seu empreendimento, o que realmente te move e os seus objetivos.
Errar faz parte da vida de qualquer pessoa e, mesmo que para um empreendedor, fracassar seja inaceitável, aceite os seus erros e falhas para poder
Para manter os pés no chão, também é importante estar atento à sua equipe e levar em consideração suas opiniões quanto ao futuro da sua empresa. Independente do modelo adotado para a gestão de pessoas no seu negócio (centralizada ou descentralizada), haverá pressão para que você defina os caminhos que sua empresa deve seguir e, estar alinhado com sua equipe, possibilita mais argumentos para você pensar antes de dar algum passo.
Planejar para crescer
Para começar o processo de expansão do seu negócio, pergunte-se:
– Qual é a procura pelos meus serviços ou produtos?
– Qual é o faturamento com essas vendas?
– Quantas pessoas são necessárias para manter esse negócio?
– Qual o valor necessári
o para investir na expansão sem prejudicar o que foi conquistado até agora?
Respondendo a essas questões você já tem uma ideia do que será necessário para iniciar a expansão dos seus negócios. Para começar, elabore um planejamento de negócio, traçando um panorama do mercado na qual você está inserido, como o seu produto se posiciona nele, o fluxo de caixa da sua empresa e as condições ideais para o seu êxito.
No seu plano deve constar informações detalhadas sobre o seu ramo, definindo o seu público-alvo, concorrentes, fornecedores, vantagens e desvantagens que seu negócio vivenciou durante suas operações e o que pode ser feito de diferente para essa nova etapa. Porém, lembre-se: expandir o negócio significa aumentar a qualidade. Inclua no seu planejamento os meios para aprimorar os atributos do seu serviço ou produto.
Além disso, estabeleça uma boa comunicação com seus clientes, informando sobre as futuras mudanças e quais serão os seus impactos para aqueles que o acompanham.
Automação do seu negócio
Para não se perder em meio a tantas ideias, utilize ferramentas de automação empresarial para ajudar a otimizar as atividades necessárias para o crescimento da sua empresa. Um aplicativo eficiente para a Gestão de Projetos auxilia no acompanhamento do seu crescimento, permitindo uma visão mais detalhada sobre o que precisa ser feito e em qual etapa do desenvolvimento das atividades você se encontra.
A VHSYS te convida para conhecer nossos sistema de gestão empresarial, com um aplicativo ideal para a Gestão de Projetos da sua empresa.
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