Gestão de pessoas: estou fazendo isso certo?

Fernando

Gestão de pessoas: estou fazendo isso certo?

Fazer da empresa um ambiente produtivo e agradável para os colaboradores é um dos desafios da gestão de pessoas. Neste artigo falaremos sobre como organizar estratégias de gestão afim de promover o desenvolvimento e envolvimento dentro de empresas de pequeno porte.

O que é gestão de pessoas?

Também conhecido como departamento pessoal, é o orgão dentro da empresa responsável por gerir os talentos que a compõe. É que quem disseminará a cultura da empresa, organizando os processos internos, assim como os mecanismo que mantém a engrenagem funcionado.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

É essa área que resolverá possíveis conflitos, certificando-se que os colaboradores estejam felizes e desempenhando as funções para as quais são mais adequados, analisando as capacidades, mas também criando redes de afinidades, para trabalho em conjunto, por exemplo.

Por que ela é importante?

Sendo responsável pelo capital humano, o departamento de gestão de pessoas, está preparado para entender como as pessoas podem empregar seus talentos, ambições e incentivos em prol do crescimento da empresa.

Imagine a seguinte situação, um jogador de futebol é excelente na função de goleiro, mas por algum motivo entrou no time da condição de atacante. Ele é bom e desempenha satisfatoriamente suas funções, no entanto, como atacante não se destaca, continua sendo subaproveitado. O papel do gestor é identificar que ele seria melhor aproveitado em outra posição, recolocando-o e garantindo que o jogador e a empresa, no caso, o time tenham melhores resultados.

Como fazer?

Como gerenciar pessoas de maneira eficiente?Para uma boa gestão de pessoas é preciso observar alguns pontos:

  • Conheça a sua equipe: sabendo quais os talentos e desejos de cada colaborador é mais fácil encaixa-lo na empresa;
  • Confiança e presença: saiba confiar em seus colaboradores, delegue funções, não centralize a tomada de decisões. Mas mantenha-se acessível, acompanhe os projetos;
  • Estimule a participação: elogie sempre que alguém tiver uma atitude pró-ativa, comemore as conquistas. E, sobretudo, seja franco, explique aos seus colaboradores o que espera deles e ouça o que eles esperam da empresa.

A gestão de pessoas é uma prática cotidiana, precisa fazer parte da identidade da empresa. Saber como agir de maneira humanizada é o grande diferencial para as empresas alcançarem a fidelização de seus colaboradores. Afinal, só veste a camisa quem se sente parte da equipe.

Este artigo ajudou? Comente, deixe sua sugestão.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações