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7 Conceitos e Tendências de varejo em 2025

Tempo de Leitura: 4 minutos
O mundo todo tem revolucionado a maneira de relacionar-se com o cliente e oferecer o seus produtos e serviços, fenômeno esse totalmente visível e inegável, e isso gera impactos que agem diretamente nas tendências para o varejo.
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É real, estamos vivendo uma nova era. O mundo pós pandemia, já vem percebendo os impactos da consolidação e dos avanços da era digital, por isso precisamos nos desenvolvermos e nos prepararmos cada vez mais para atendermos tanto no on como no offline!

Essa integração é super necessária para que o seu negócio não sofra impactos negativos, e acabe ficando em desvantagem perante os concorrentes. Quanto antes você perceber e atentar-se a isso, melhor é!

Estamos transformando a nossa maneira de vender, e adequar-se a tudo isso não é uma tarefa simples. Por isso, ao longo do nosso artigo falaremos mais sobre tudo isso e muito mais.

Novo consumidor

A mente do consumidor está cada vez mais avançada, os olhos estão voltados a muitas questões da empresa, como a visão, missão, valores. Além disso, tem-se tornado comum, uma habilidade de observar e manter um olhar atento e aberto.

As pessoas estão cada vez mais criteriosas, afinal todos os dias enfrentam uma corrida em busca de novas experiências e conexões, que promovam uma troca mais significativa. 

E essa é uma super oportunidade para utilizar a tecnologia ao seu favor. Você pode aprimorar a sua mídia social, blog, site ou lista de e-mail para gerar novas conexões, por exemplo!

Também faz parte das 7 tendências, tudo o que envolve a realidade aumentada, isso pode parecer algo complexo e difícil, mas para entender e compreender melhor, continue a leitura!

Realidade aumentada

Existe uma visível mudança nos hábitos dos consumidores, e isso tem transformado a forma com que os varejistas vêm e articulam os seus negócios. 

Pesquisas indicam que algumas tendências  possuem grandes chances de crescer, como uso do machine learning (aprendizado de máquina)  e da inteligência artificial, que podem promover automação de serviços.

Essas tecnologias possuem grande sucesso, pois a sua aplicação acaba trazendo um gerenciamento maior de todos os processos dos varejistas. E devido todo esse sucesso, ano após ano elas vêm se desenvolvendo e se aprimorando cada vez mais.

Existem diversas tendências, principalmente aquelas que se relacionam com o metaverso, que prometem trazer uma dinâmica maior para a comunicação  e ações com a marca.

E isso funciona de maneiras variadas…

Tudo pode começar através de um storytelling,  que pode passar pelo Live commerce, seguir para a realidade virtual e aumentada,  que por fim pode vir a ser parte do metaverso,  segundo o CEO da  Gouveia Experience e da Campus Party,  Tonico Novaes.

Entender todo esse movimento é muito importante, no entanto, torna-se mais importante ainda, nos atentarmos às questões ambientais! Abaixo destacamos como vem acontecendo esta ação pelas empresas.

Sustentabilidade

Existe um movimento totalmente voltado para oferecer uma experiência de compra que vá muito além do processo de compras e inclua também todo pós!

Essa necessidade existe,  para que haja um incentivo na construção de um relacionamento sustentável ao longo prazo com os produtos adquiridos. 

Além disso existe uma preocupação na adequação no modelo de negócio,  observando, se ele impacta de maneira negativa e causa danos às pessoas e ao planeta. 

Entender quais são as ações que podem colaborar com as questões de hábitos de consumo e ambiente, envolve também entender que ações precisam ser tomadas com base em ideias aplicáveis.

Vamos agora entender como tem acontecido a evolução do e-commerce

 

 Evolução do e-commerce

O e-commerce tem registrado uma forte tendência de crescimento sustentável em todo o país,  no ano passado foram registrados mais de 26,9% de crescimento, em comparação com o ano de 2020.

E isso, nos mostra toda a força do canal online e de tudo que engloba o comportamento do consumidor e do consumo do brasileiro.

Mesmo que o isolamento social tenha tido bastante influência no pontapé do sucesso do e-commerce,  esse não é apenas o fator principal, Um dos motivos desse sucesso, se deve ao fato dele possuir um público muito dedicado e fiel.

Mas para 2022, é necessário focar ainda mais nas questões levantadas durante a pandemia, e uma delas é as formas variadas de pagamento, nas compras através do mobile/celular, e principalmente, oferecer algum benefício através da venda online, buscando se destacar cada vez mais. 

Compreendemos toda a força do e-commerce, mas afinal e as lojas físicas como ficam? Veja abaixo.

Papel da loja física

Calma, não precisa se desesperar, as lojas físicas não vão sumir de uma hora para outra!  

O que vai acontecer na verdade é uma conexão entre o mundo físico e o digital!

Mas se você é daqueles que ainda não criou o seu e-commerce,  não se preocupe, ainda dá tempo!  

É necessário antes de tudo ter um olhar atento em busca de um futuro com uma visão que enxergue o comportamento, e as dores do seu consumidor,  para que você possa oferecer soluções mais rápidas e que tragam resultados.

Agora as lojas físicas assumem também novos papéis,  mas para isso elas precisam ser adaptáveis e flexíveis!

Ela se mantém como principal ponto de contato,  e integra todos os processos de uma loja virtual garantido uma melhor experiência com relacionamento entre loja e cliente.

Continue a leitura para descobrir como o phygital também tem impactado o varejo!

Varejo Phygital

É necessário uma padronização dos processos e serviços para que o contato com o público seja igual independente do canal.  O phydigital,  faz exatamente isso,  afinal ele consegue unir os dois ambientes através de estratégias integradas.

Tudo isso faz parte do Omnichannel, que atua facilitando todo o processo de compra do cliente através desta união dos canais de vendas.

Dessa forma, é possível entender as expectativas e necessidades dos clientes e oferecer produtos e serviços que tragam maior satisfação.

Você sabia que um dos requisitos de escolha de compra de um cliente é o prazo de entrega? Entenda a seguir toda a sua importância!

Entrega rápida

Tem-se percebido a necessidade de estar cada vez mais perto dos clientes,  afinal, quando isso acontece, toda a cadeia logística é feita da maneira mais rápida, impactando diretamente nos valores da experiência de compra.

Além disso, é super aplicável conceitos da logística 4.0 que alia a utilização de recursos tecnológicos que atuam otimizando os processos logísticos, e impactam diretamente na velocidade, redução de custos e também eficiência dos processos,  promovendo cada vez mais, melhorias nas entregas.

Compreender  tudo isso  é essencial para que você consiga se colocar competitivamente no mercado! Busque se aprimorar, se desenvolver e fazer sempre o melhor, para o seu negócio e alavancar o seu varejo!

Gostou de aprender sobre as dicas?  Então continue navegando em nosso blog para descobrir cada vez mais como aprimorar o seu negócio 🙂

7 Conceitos e Tendências de varejo em 2025
Nicoly Schermer

Microempreendedora, Graduação em engenharia de produção, curso técnico em administração, participação em projetos de tecnologias educacionais, voluntária  e bolsista em projetos sociais,  possui certificação em White Belt, Agile Scrum, Blog, produção de conteúdo e marketing de conteúdo. Acredita que compartilhar conhecimento é a forma mais eficaz de melhorar o mundo.

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