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Metaverso – Tudo que você precisa saber

Tempo de Leitura: 5 minutos
Sabemos que, se bem usada, a tecnologia pode mudar a realidade de uma empresa. Um dos principais exemplos que confirmam essa afirmação é o bom uso da internet. Diversos empreendimentos obtiveram sucesso ao utilizar estratégias no mercado digital. Mas e em relação ao metaverso?

Diferente do que muitos pensam, o metaverso não é a internet e a recíproca é verdadeira. Contudo, essa nova tecnologia promete revolucionar a forma como vivemos e, principalmente, a forma como interagimos com outros seres humanos.

Além disso, essa nova camada da realidade já tem gerado receita para algumas pessoas, mesmo estando apenas no começo. A previsão é que o metaverso abrirá inúmeras oportunidades para os empreendedores impulsionarem os resultados das suas empresas.

Se você se interessou pelo tema e quer ficar por dentro desse assunto, este artigo é para você. Traremos, de forma simplificada, o básico que você precisa saber sobre o metaverso e alguns exemplos de grandes marcas que estão desenvolvendo campanhas de marketing com o auxílio dessa tecnologia. Esse assunto será abordado por meio dos seguintes tópicos:

O que é metaverso?

O metaverso é um universo virtual que busca trazer uma experiência imersiva para o usuário, por meio de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. Esse termo está em alta nos últimos tempos, pois ele pode possibilitar diversos avanços na sociedade, em áreas como: medicina, educação, entretenimento e no mundo corporativo.


Porém, como nem tudo são flores, há aqueles que acreditam que o metaverso será uma grande ameaça para a privacidade dos seus usuários e que aumentará o número de pessoas que se “desconectam” da realidade e vivem imersas no mundo digital. Alguns dizem que essa nova camada da realidade pode se tornar algo muito viciante.

Embora esse assunto tenha chegado ao conhecimento da maioria da população recentemente, o tema metaverso é mais antigo do que a gente pensa. Ele foi uma ideia desenvolvida pelo escritor Neal Stephenson no livro “Snow Crash”. Essa obra foi publicada em 1992 e conta a história de um entregador de pizza que, ao “entrar” no mundo virtual, se torna um samurai.

Além desse livro, podemos ver uma outra narrativa que aborda esse tema no romance futurista “Ready Player One”.  Em 2011, o escritor Ernest Cline trouxe em sua obra a história de alguns personagens que utilizavam um simulador virtual chamado “OASIS” como válvula de escape para fugir da realidade. Nesse “novo mundo”, os players poderiam ser o que quisessem.

O que é metaverso?

No tópico anterior, você teve um spoiler de quais são as tecnologias necessárias para se desenvolver um metaverso. Contudo, neste tópico, traremos um breve resumo sobre cada uma delas, para que não haja nenhuma dúvida. Dentre os principais recursos técnicos, temos: realidade virtual, realidade aumentada e blockchain e criptomoedas.

Realidade virtual

A realidade virtual (RV) é um ambiente gerado por um software (programas) que simula a realidade. Para experimentá-la, são necessários alguns equipamentos, como óculos, headsets (fone de ouvido), ou até mesmo, capacetes de RV. Dessa forma, o usuário pode ter uma experiência imersiva nessa nova camada da realidade.

Para facilitar a compreensão, eu quero você imagine aquele filme de terror que você tanto gosta, ou então, aquele videogame que marcou a sua infância. O que você sentiria ao colocar um óculos e um headset (fone de ouvido) de RV e ter as mesmas experiências sensoriais do personagem principal? Vendo e ouvindo tudo em primeira pessoa. Fantástico, não? Isso é uma aplicação da realidade virtual.

Realidade aumentada

Muitas pessoas podem confundir realidade virtual com realidade aumentada, ou até mesmo, achar que são a mesma coisa. De antemão, te digo: não são! Se na realidade virtual a gente imerge no mundo digital, na realidade aumentada é ele que vem até nós. Pode parecer algo irreal, mas te garanto que é mais comum do que você pensa. Quer ver?

Em algum momento da sua vida você abriu o Instagram ou Snapchat e utilizou um filtro? Se sim, saiba que você fez uso da realidade aumentada. Por meio da câmera do seu smartphone, você trouxe dados do mundo digital para o mundo real.

Um outro exemplo dessa tecnologia foi o jogo Pokemon GO. Esse game trazia um mapa da cidade em que o jogador se encontrava e mostrava em quais localidades ele poderia encontrar itens e, até mesmo, os “pokémons”. Ao chegar no local, bastava que o usuário abrisse a câmera do celular e apontasse para a direção indicada. E é nessa hora que ele conseguiria visualizar um Pikachu ali na praça da sua cidade, por meio do seu celular.

Blockchain e criptomoedas

O blockchain, (empresa de serviço financeiro) de forma resumida, é uma base de dados pública e descentralizada que permite que pessoas possam enviar e receber informações pela internet. Esse sistema é o que permite o bom funcionamento das criptomoedas e dos NFTs ‒ dois ativos que serão amplamente utilizados no metaverso ‒ porque é por meio dele que ocorre o registro de propriedades virtuais e a transação de cripto ativos.

Quais empresas já investem no metaverso?

Talvez a empresa mais famosa a desenvolver estratégias para o metaverso seja o Facebook, que mudou o seu nome para Meta em outubro de 2021. O fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, acredita muito nessa nova tecnologia, como podemos ver em uma das suas citações:

“Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas no nosso DNA somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas, e o metaverso é a próxima fronteira, assim como a rede social foi quando começamos”.

Contudo, a empresa do Tio Zuck não é a única a investir nessa nova camada da realidade. Como podemos ver nos subtópicos abaixo:

1. NVIDIA

Um outro exemplo bem famoso é o da empresa NVIDIA, que criou o NVIDIA Omniverse, um ambiente virtual colaborativo onde vários profissionais podem unir esforços e trabalhar juntos no desenvolvimento de novos metaversos.

2. Microsoft

A Microsoft também não ficou para trás. Em 2021, a empresa lançou uma plataforma onde os usuários podem realizar reuniões virtuais com hologramas. O nome dessa ferramenta é Mesh. Uma outra tecnologia desenvolvida pela gigante dos softwares foi a criação de avatares 3D para as reuniões do Teams.

Ações de marketing no metaverso

Até o momento, as ações mais relevantes de marketing no metaverso estão associadas a alguns jogos online. Como exemplo, temos o Fortnite, o Roblox e o Sandbox que, frequentemente, são alvo de campanhas publicitárias de grandes marcas (principalmente, as do mercado da moda e vestuário).

Trazendo um exemplo mais concreto, podemos citar o caso da Balenciaga. A marca lançou quatro roupas virtuais, conhecidas como skins, para vestir os personagens do jogo Fortnite. Mas não parou por aí! Além disso, a grife lançou moletons e chapéus, no mundo físico, com a temática do game.

Um outro exemplo foi o da empresa brasileira Renner. A varejista lançou, dentro do Fortnite, um mapa que simula uma de suas lojas físicas. Dentro desse ambiente, o jogador poderia contar com diversos minigames, além de ter contato com diversos QR Codes que faziam link para o seu e-commerce.

Juntando-se ao exemplo dessas duas empresas do mercado de moda e vestuário, podemos ver a criação de avatares que serviram como influenciadores para marcas. Ficou confuso? Calma! Para entender melhor essa aplicação, lembre-se da Lu da Magazine Luiza. Ela se tornou a influenciadora digital da marca, promovendo maior engajamento e atraindo mais seguidores nas redes sociais.

Como podemos ver, ao longo do texto, o metaverso promete revolucionar a forma como nos relacionamos com as pessoas e como vivenciamos determinadas experiências. É importante levar em consideração que essa nova tecnologia pode abrir uma brecha para que você aumente a receita da sua empresa. Contudo, somente as empresas bem estruturadas estarão prontas para aproveitar essa oportunidade.

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