Um dos maiores desafios dos gestores é fazer com que suas equipes trabalhem de maneira conjunta. Pensando nisso, trazemos nesse artigo algumas dicas para organizar seu trabalho em equipe.
O que você vai encontrar?
ToggleO conhecimento da rotina de trabalho, qual o papel da rotina no desenvolvimento do trabalho e qual a função de cada membro na equipe são algumas coisas precisam ficar bem definidas para o sucesso da empreitada.
Defina funções
Já presenciou essa situação? Alguém começa um trabalho que outro está fazendo, perdem-se prazos, ninguém sabe quem é o responsável pelas atividades. Qual o papel do operacional? E o setor administrativo? Como fazer sua equipe trabalhar como um time? Como evitar esse atropelos?
Deixando claro, desde o início, o que sua empresa espera de cada funcionário. Trata-se de apresentar ao colaborador qual a rotina diária, bem como o que se espera dele. Desse modo, o trabalhador saberá qual o seu espaço, suas responsabilidade e bem como, a quem se reportar, em caso de dúvida ou necessidade, vamos ao próximo ponto.
Indique a liderança
Toda equipe precisa de um lider, seja para indicar o caminho, seja para assumir as responsabilidades. Em geral, escolha uma pessoa que consiga se relacionar de maneira ética e comprometida com os demais funcionários e com a empresa.
Motive a equipe
Busque equilibrar o trabalho para que cada talento seja reconhecido. Para isso, crie mecanismos para dar visibilidade às atividades, estabeleça metas e ofereça compensações. Não necessariamente financeira, você pode oferecer cursos, por exemplo.
Lide com conflitos
Quando há diferentes personalidades e modos de trabalhar, há a possibilidade de surgirem conflitos e, até mesmo, problemas. Como lidar com isso? Com maturidade, se houver problemas entre trabalhadores, marque uma reunião e ajude a entender quais os motivos e pontos a serem trabalhados. Para evitar conflitos, o ideal é fazer com eles não cresçam.
Teste antes da contratação
Ao decidir a contratação de um novo membro para sua equipe de trabalho, busque por características, hábitos e personalidades convergentes. Opte por um teste, talvez uma semana seja o suficiente.
Quando bem organizado, o trabalho de equipe é essencial para o crescimento de sua empresa. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado.
Alguma dúvida ou sugestão sobre trabalho em equipe? Compartilhe esse artigo com seus companheiros, comente!
3 respostas
Tirou minhas dúvidas em relação a equipe
Olá, Alice, tudo bem?
Que bom que o nosso conteúdo te ajudou, ficamos felizes ?
Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição
Olá, Alice, tudo bem?
Que bom que nosso conteúdo te ajudou!
Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição