Trabalho em equipe: como organizar?

Fernando

Um dos maiores desafios dos gestores é fazer com que suas equipes trabalhem de maneira conjunta. Pensando nisso, trazemos nesse artigo algumas dicas para organizar seu trabalho em equipe.

O conhecimento da rotina de trabalho, qual o papel da rotina no desenvolvimento do trabalho e qual a função de cada membro na equipe são algumas coisas precisam ficar bem definidas para o sucesso da empreitada.

Defina funções

Já presenciou essa situação? Alguém começa um trabalho que outro está fazendo, perdem-se prazos, ninguém sabe quem é o responsável pelas atividades.  Qual o papel do operacional? E o setor administrativo? Como fazer sua equipe trabalhar como um time? Como evitar esse atropelos?

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Deixando claro, desde o início, o que sua empresa espera de cada  funcionário. Trata-se de apresentar ao colaborador qual a rotina diária, bem como o que se espera dele. Desse modo, o trabalhador saberá qual o seu espaço, suas responsabilidade e bem como, a quem se reportar, em caso de dúvida ou necessidade, vamos ao próximo ponto.

Indique a liderança

Toda equipe precisa de um lider, seja para indicar o caminho, seja para assumir as responsabilidades. Em geral, escolha uma pessoa que consiga se relacionar de maneira ética e comprometida com os demais funcionários e com a empresa.

Motive a equipe

Busque equilibrar o trabalho para que cada talento seja reconhecido. Para isso, crie mecanismos para dar visibilidade às atividades, estabeleça metas e ofereça compensações. Não necessariamente financeira, você pode oferecer cursos, por exemplo.

Lide com conflitos

Quando há diferentes personalidades e modos de trabalhar, há a possibilidade de surgirem conflitos e, até mesmo, problemas. Como lidar com isso? Com maturidade, se houver problemas entre trabalhadores, marque uma reunião e ajude a entender quais os motivos e pontos a serem trabalhados. Para evitar conflitos, o ideal é fazer com eles não cresçam.

Teste antes da contratação

Ao decidir a contratação de um novo membro para sua equipe de trabalho, busque por características, hábitos e personalidades convergentes. Opte por um teste, talvez uma semana seja o suficiente.

Quando bem organizado, o trabalho de equipe é essencial para o crescimento de sua empresa. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado.

Alguma dúvida ou sugestão sobre trabalho em equipe? Compartilhe esse artigo com seus companheiros, comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial